Em uma homenagem a Hayao Miyazaki para a revista TIME, o premiado e influente diretor Guillermo Del Toro, revelou que o diretor japonês e o Studio Ghibli foram uma enorme inspiração no trabalho do diretor, além de moldarem sua vida desde a infância.
O diretor vencedor do Oscar de melhor filme e direção por A Forma da Água (2017) revelou a importância de Miyazaki em sua filmografia:
“Descobri os filmes da Toei Animation de Hayao Miyazaki quando era criança — filmes como O Maravilhoso Mundo do gato de botas e séries como Heidi e Marco, nos quais seu estilo e influência se tornaram cada vez mais identificáveis. Ao encontrar Meu Amigo Totoro como adulto, minha mente voltou aos trabalhos anteriores, e reconheci o quanto esse homem moldou minha infância.”
Del Toro também demonstrou que o trabalho de Miyazaki provoca sensações unidas, e que o diretor é especialista em criar belezas que são únicos em suas obras, mas que, ao mesmo tempo, são tão realistas, demonstrando o melhor e o pior que os humanos podem ser.
“O trabalho de Miyazaki provoca uma emoção rara — o arrepio de reconhecimento de um tipo de beleza que é impossível no mundo real e, portanto, existe apenas em seus filmes. No entanto, ele também é um realista brutal em relação à ganância, à guerra e à raiva humana.”
Por fim, Guillermo reforça a genialidade na arte do diretor que recentemente ganhou o Oscar de melhor animação com O Menino e a Garça que, nas palavras de Del Toro, é uma obra-prima sutil que exerce uma atração gravitacional — e muitos de nós sentem essa atração intensamente.
Veja também:
- Garena anuncia produção de anime de Free Fire
- Garotos Detetives Mortos: Confira 5 convergências com Sandman