Em anúncio feito esta semana, a Lucasfilm confirmou o fechamento de seu estúdio de animação em Singapura, responsável especialmente por Star Wars: A Guerra dos Clones.
O estúdio Industrial Light & Magic (ILM) estava ativo desde de 2004, e era responsável por produzir efeitos visuais de animações da Lucasfilm. O estúdio foi fundado inicialmente para produzir A Guerra dos Clones e foi movido para Singapura em 2013, sediado no famoso Sandcrawler Building: o fechamento do estúdio é resultado da venda deste edifício por parte da Lucasfilm para o Blackstone Group em 2021.
Cerca de 300 funcionários perderam seus empregos e, de acordo com a Disney e o próprio estúdio, esforços estão sendo feitos para alocar os funcionários em novas empresas. O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Singapura e a Infocomm, autoridade de desenvolvimento de mídia do país, também se pronunciaram sobre a realocação dos funcionários:
“As habilidades técnicas e criativas desses funcionários – que são treinados em funções como designers, engenheiros de tecnologia e equipe de suporte técnico – continuam em alta demanda, tanto na indústria de mídia mais ampla quanto em outras indústrias que estão se tornando digitais.”
Vale ressaltar que o ILM possui filiais nas cidades de São Francisco, Vancouver, Londres, Sydney e Bombaim – não há mais nenhuma previsão de fechamento de filiais, mas é interessante prestar atenção em como esse movimento irá afetar não só animações da franquia Star Wars, mas de todo o portfolio Disney.
Veja também: