Você sabe a média de frames em um episódio de anime? – Em uma entrevista cedida ao Asian Boss (disponível em japonês com legendas em inglês) a animadora Nakamura Ayane contou um pouco de sua história e revelou que a motivação para escolher sua profissão foi o seu grande amor por Naruto.
Apesar de Nakamura já ter trabalhado em animes como Boruto e Vinland Saga, ainda enfrenta muitas dificuldades em sua profissão. Nesse pequeno documentário Ayane falou das dificuldades de ser animadora e principalmente sobre os baixos salários dos animadores no Japão. Confira:
“Os rendimentos dos animadores são determinados pela quantidade de “quadros” que eles desenham. Para um iniciante, leva tempo e prática para se tornar hábil o suficiente para desenhar mais rapidamente e obter uma quantia justa de ganhos por mês… Outro problema que os novos animadores sofrem é que a maioria dos estúdios de animes estão localizados em Tóquio. Novos animadores que se mudam para Tóquio precisam pagar um caro aluguel enquanto vivem com uma renda muito limitada.”
Quando questionada pela a entrevistadora Hiroko sobre quantos frames em média um episódio de anime tem, a animadora revelou que cada episódio de anime tem aproximadamente 3.000 frames, porém em animes como Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) do WIT STUDIO os frames variam entre 5.000 a 10.000 frames. Vale ressaltar que esses números citados são apenas por episódios.
Quanto tempo demora para fazer um episódio de anime?
A indústria japonesa de animes atualmente produz mais do que nunca, atingindo milhões de pessoas ao redor do mundo. No entanto, o ambiente ao redor dos animadores permanece grave – baixos salários, longas horas de trabalho e contratações ilegais que ainda são muito comuns.
Ao final da entrevista Nakamura revelou seu projeto de arrecadação online. Todos que quiserem colaborar com o trabalho dela e dentre outros animadores podem realizar doações através desse link.