Não foi só a Angelina Jolie que virou trending essa semana. Salma Hayek, eternizada pelo belíssimo papel de Frida Kahlo no filme “Frida” de 2002, entrará para o time de super heróis da Marvel em Os Eternos!
Salma Hayek Pinault é atriz e produtora nascida em Coatzacoalcos, Veracruz – México. Filha de um executivo libanês e de uma cigana espanhola cantora de ópera, Salma atuou em diversos filmes de Hollywood, além de novelas mexicanas.
Como era muito mimada, os pais resolveram mandá-la para estudar em um colégio religioso em Nova Orleans, Estados Unidos, do qual foi expulsa por ser encrenqueira demais, e teve que retornar ao México. Mais tarde, entrou para a Universidade para estudar Relações Internacionais, mas o sonho de ser atriz, que nasceu após assistir A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), falou mais alto, o que a fez deixar os estudos para se dedicar à carreira de atriz.
Agora, Salma Hayek irá interpretar Ajak, descrita como “uma mãe” em Os Eternos, nova aposta de blockbuster da Marvel Studios.
Mas a atriz descreve que ao ser convidada para o projeto, achou que faria apenas uma ponta no filme e que fosse interpretar uma avó.
Salma também contou, em uma recente entrevista para o Entertainment Weekly, estar acostumada a receber propostas para ser uma “Prostituta velha”, por isso quase rejeitou o papel.
Mas tudo mudou quando foi revelado que a diretora seria Chloé Zhao, que ainda não havia conquistado o Oscar por Nomadland. Na época, Salma já a via como uma referência, então acabou aceitando interpretar Ajak.
E para comemorar a estreia dessa atriz lendária na Marvel, trouxemos 13 curiosidades sobre ela!
1 – A avó raspava regularmente a cabeça e as sobrancelhas
Quando Salma Hayek era mais jovem, a avó raspava regularmente os cabelos e as sobrancelhas para tentar engrossá-los. É um conceito interessante que provavelmente levou a algumas fotos exclusivas. Quem sabe se o que a avó fez realmente funcionou para Salma, mas foi algo incomum em sua infância.
2 – Diagnosticada com dislexia e TDAH quando jovem
Quando mais jovem, ela foi diagnosticada com TDAH e dislexia. Esses são problemas bastante comuns a celebridade também lida com eles. Ela teve que ser diagnosticada duas vezes com TDAH até realmente acreditar que tinha. Mesmo com dislexia, Salma continuou aprendendo inglês e perseguindo a carreira como atriz.
3 – Negada por vários estúdios americanos aos 24 anos, por ser latina
Infelizmente, a carreira de Salma Hayek quase não aconteceu. Quando ela tinha apenas 24 anos, foi rejeitada pelos estúdios de cinema por ser latina.
Os estúdios disseram a ela que era a única coisa que os impedia de contratá-la.
Relatou em uma entrevista para o jornal The Guardian: “Eu tive chefes de estúdio me dizendo ‘Você poderia ter sido a maior estrela da América, mas você nasceu no país errado. Você nunca poderá ser uma protagonista, porque não podemos correr o risco de você abrir a boca e as pessoas pensarem em suas empregadas.’”
Salma é uma atriz versátil que pode fazer muitas coisas diferentes na tela e, felizmente, ela se destacou e fez carreira.
4 – Segunda latina a ser indicada ao Oscar de melhor atriz
Hayek fez história para as latinas, já que foi a segunda atriz latina indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel de Frida Kahlo de 2002, filme que recebeu um Oscar, um BAFTA, Screen Actors Guild e um Globo de Ouro de Melhor Atriz.
5 – Fundou sua própria produtora em 1999
Em 1999, abriu sua própria produtora, a Ventanarosa. A tradução em espanhol do nome da produtora é “Janela cor de rosa”. É uma pequena produtora que trabalhou com alguns grandes estúdios, incluindo Netflix e Lionsgate, tendo como alguns sucessos: Ugly Betty (2006–2010), Frida (2002), Monarca (2019–2021).
6 – Trabalhou em uma campanha que pagou por vacinas antitetânicas
O Fundo das Nações Unidas para a Infância ajuda a fornecer ajuda a crianças em todo o mundo, e Salma fez parte de uma campanha que ajudou a pagar por vacinas contra o tétano, em que cada embalagem de fraldas vendida cobria os custos de uma vacina.
Esse trabalho em conjunto com a organização rendeu à atriz o Prêmio Humanitário da UNICEF.
7 – Tornou-se feminista
Não demorou muito para Salma Hayek mudar seus pensamentos sobre não ser feminista. Originalmente, ela fez comentários afirmando que não era feminista, porque lutaria igualmente pelos homens, já que ela promove a igualdade. No entanto, alguns de seus comentários mudaram, já que ela admitiu, não muito tempo depois, que é feminista e que continuaria a lutar pelas mulheres.
8 – Participou de protesto contra assassinatos de mulheres no México
Mulheres estavam desaparecendo aleatoriamente no México. Isso estava acontecendo em Juarez, no México, que é considerada a “Capital do assassinato” no país.
Houve um grande protesto, do qual Salma Hayek fez questão de participar.
9 – Basicamente, transformou a casa em abrigo de animais
Sabe-se que ao longo de sua vida, teve pelo menos 50 animais de estimação. Sua casa praticamente se tornou um abrigo para animais. Ela teve mais do que apenas cães; Também teve papagaios, cavalos e alpacas. Esses, definitivamente, não são animais de estimação típicos.
10 – Campanha contra violência doméstica
Com a chegada do covid-19 e da quarentena, os casos de violência doméstica contra mulheres só aumentou. Pensando nisso, Salma aproveitou seus milhões de seguidores nas redes sociais para divulgar a campanha #StandWithWomen. Em parceria com a marca Gucci ‘Chime For Change’, que foi fundada por ela e pela Beyoncé em 2013, para ajudar a financiar as organizações que combatem e ajudam a erradicar a violência doméstica no mundo.
E aí, qual sua curiosidade favorita?