5 dicas para jogar Draft no Gwent: The Witcher Cardgame – O Modo Draft do Gwent: The Witcher Cardgame, desenvolvido pela CD Projek Red, saiu de sua fase de testes. Com entrada paga por moedas, chaves ou dinheiro real, o Modo agora conta com premiação dependendo da quantidade de vitórias obtidas.

Basicamente, a estrutura básica do Modo apresenta uma construção de baralho diferenciada ao possibilitar que diferentes facções se misturem e gerem novas estratégias. Mas dentro dessa aleatoriedade é possível elaborar pontos para guiar melhor as escolhas de construção e jogadas?

Confira abaixo 5 dicas para jogar Draft:

1 – Busque sinergia

A sinergia é a combinação das diferentes cartas e habilidades para um propósito, seja ele fazer uma mecânica, ou um conjunto, funcionar da forma mais harmônica possível. Mas só funcionar não é suficiente, a ideia de forma geral deve ser consistente para se adaptar a diferentes situações que o oponente propuser. Caso a sinergia seja boa, mas não consistente, teremos um baralho que pode ser facilmente parado e dependente de uma ou poucas cartas.

No draft a sinergia se destaca ainda mais pela possibilidade de mistura de facções que o modo proporciona. Assim, é possível testar como duas ou mais facções com habilidades distintas poderiam agir de formas complementares. E sim, é possível combina-las de forma eficiente.

Por exemplo, seguindo uma ideia de remoção Sindicato e Nilfgaard poderiam se mesclar de forma harmônica. Inclusive, se fosse usado recompensa com consumo de moedas para buff teríamos um cenário praticamente ideal. Se misturássemos Scoia’tael com foco em natureza no deck, possivelmente teríamos adicionado pontos de inconsistência e que poderia quebrar a estratégia anteriormente estabelecida.

Mas claro, estamos falando de draft e estes imprevistos podem (e possivelmente vão acontecer). Então cabe minimizar a escolha de pacotes que possam prejudicar a interação de cartas e habilidade escolhida.   

Gwent draft 1

2 – Foco em cartas que afinam e tutores

Para abordarmos este tópico precisamos retomar o tópico da Regra dos 16. Basicamente, a regra coloca formas de se elaborar seu baralho para ter uma boa rotatividade e, consequentemente, acesso as principais cartas. Os conceitos comentados são definidos como:

  • Tutores: Cartas que buscam outras de forma específica, como Onieromancia e Geralt: Quen
  • Cartas que afinam: Também relacionadas a utilização de outras cartas do baralho, porém de forma menos precisa e variada. São exemplo destas cartas Dandelion Poeta e Caçada Cavaleiro.

Na escolha de cartas para seu deck de draft as cartas dos tipos descritos acima são importantes para tornar suas jogadas mais precisas. Assim, além de afinar e dar acesso cartas importantes, elas também são boas escolhas para jogadas iniciais (principalmente cartas que afinam). 

3 – Atenção nos pacotes

Prestar atenção nos pacotes não faz mal, sendo muito recomendado para a construção de um baralho consistente e também para entender jogadas possíveis do oponente. Como escolhemos pacotes de três cartas, é comum que possamos ver e entender as jogadas dos nossos oponentes a partir da composição de cartas.

Esta memorização não traz a mesma previsibilidade do modo construído e mantém o diferencial do draft, mas pode ser utilizada para a elaboração de jogadas. Um exemplo bem batido é o uso de Listras Azuis sem ordem ativada com Zelo. Nesta situação o indicado seria a remoção, pois possivelmente o oponente pode ter pelo menos mais duas cópias para serem puxadas do baralho.

gwent draft 2

4 – Muita atenção entre as partidas

Entre as partidas é possível adicionar e remover pacotes, assim, tornando seu baralho flexível em relação as estratégias utilizadas. O primeiro ponto importante neste tópico é: LEIA as informações da tela! Parece obvio, mas erros de adicionar pacotes errados e remover itens pensando que estão sendo adicionados não é incomum.

Tirado o fator humano do caminho, o segundo ponto é se perguntar: até quando vale apena mudar o planejamento. É muito tentador colocar uma carta de muita pontuação e remover uma carta de controle. Mas se você já tem pontuação, é necessário mais? Qual o impacto que aquela carta irá causar em meio ao caos do seu baralho draft?

Responder essas e outras perguntas é um fator necessário. Inclusive, mudanças durante as partidas são bem vindas e podem complementar a escolha inicial ao remover pacotes que foram pegos apenas por ser preciso escolher. Porém, é preciso levar em conta a consistência e o impacto nas jogadas.

5 – Saiba quando passar

Este quinto tópico é valido também para o construído, mas no draft acaba apresentando uma grande importância pela forma com que os baralhos são escolhidos. A possibilidade de mudar de estratégia entre as partidas (como visto no tópico 4) torna cada jogada e a vantagem de cartas essencial.

Assim, “saber quando passar” envolve você conhecer as cartas que foram escolhidas, bem como as possibilidades que elas podem te gerar. Logicamente, essa tomada de decisão deve ser feita levando em conta o jogo como um todo, sendo necessário analisar o que foi gasto pelo oponente e quais estratégias básicas ele está seguindo.