Com o anúncio da nova expansão Endwalker, muitos olhos se voltam novamente à Final Fantasy XIV. Um jogo que recentemente completou uma década desde o seu lançamento original. Novos jogadores podem ficar intimidados com a quantidade de conteúdo disponível e confusos com o modelo de negócios desse MMO, enquanto veteranos da franquia podem hesitar com medo de que essa iteração na série não atenda aos altos padrões da franquia. Esse é um artigo feito pra você que quer conhecer esse novo mundo!
A primeira coisa que você deve saber sobre Final Fantasy XIV é que ele está disponível para PS4 (futuramente no PS5) e PC via Steam e você deve não somente comprar o jogo base e expansões, como também deve pagar uma mensalidade para ter acesso ao jogo. Sim, isso parece bem ruim à primeira vista e por isso a Square Enix disponibiliza um Benchmark do jogo para garantir o desempenho dele na sua máquina além teste grátis do jogo que oferece bastante conteúdo.
Teste Grátis
O Free Trial de FFXIV te dá acesso ao que é essencialmente metade de todo conteúdo disponível atualmente no jogo inteiro, cobrindo todo o jogo base e a primeira expansão e está presente tanto na Steam como na PS Store . Porém vem acompanhado de algumas limitações como não poder entrar em uma Free Company (as guildas de FFXIV), limite máximo de dinheiro e não poder usar o Mercado, onde os players compram e vendem itens.
O Free Trial é algo bem generoso por parte da Square Enix, FFXIV base junto da primeira expansão oferece cerca de 200 horas de jogo apenas na campanha principal e te deixa apreciar bem o quê o jogo tem a oferecer antes de você decidir se quer mergulhar fundo e investir seu dinheiro no jogo.
Final Fantasy XIV não é só um jogo, são 4 jogos. Cada “pedaço” do jogo tem tanto conteúdo quanto um FF da série numerada com uma extensa campanha, side quests excitantes e trilha sonora impecável. Tanto A Realm Reborn que é o jogo base quanto as outras 3 expansões (Heavensward, Stormblood e Shadowbringers) desfrutam de todas essas qualidades, cada uma dessas expansões oferecendo por volta de 100 horas apenas na campanha principal.
História
A história de FFXIV: A Realm Reborn se passa 5 anos após a sétima calamidade umbral. Um evento tão devastador que tornou a versão original de Final Fantasy XIV injogável (Inclusive existe um ótimo documentário sobre o reboot que é altamente recomendado) e que é representada na CG de abertura do jogo.
Em A Realm Reborn você é um aventureiro que acaba de chegar em uma das 3 cidades-estados de Eorzea, Ul-Dah, Limsa Lominsa ou Gridania, e você conhece o contexto de como está o estado do mundo. Impérios tirânicos ameaçando dominar o mundo, entidades místicas que manipulam tudo e todos das sombras e tribos bestiais ameaçando invocar deuses para a destruição de todos. Porém uma deusa maior que tua lhe concede uma benção e agora você pode mudar o rumo das coisas sendo o Warrior of Light.
No começo, a aventura do Warrior of Light é algo bem clichê, mas por experiência própria eu posso dizer que a narrativa toma rumos muito mais empolgantes, com discussões sobre política, religião, perspectiva e ideologias. FFXIV por ser um jogo contínuo há uma década e cheio de conteúdo, ele pode tomar o seu devido tempo com cada questão da história, explorar essas questões e desenvolver seus personagens de uma forma que um só um Final Fantasy fechado não poderia. Não é de graça que todo mundo que toca nesse jogo sai dele completamente apaixonado.
Criação de personagem e Jobs!
Parte do charme dos MMOs é criação e customização de personagens, e XIV consegue se destacar bastante nesses aspectos tanto na criação de personagens tendo 8 raças disponíveis, cada raça com duas variações e todas elas sendo desde humanos, elfos, orcs e anões até raças próprias de Final Fantasy como as Vieras de FFXII e os Ronso de FFX.
Customização não fica para trás com centenas, senão milhares, de peças de roupas e acessórios, criando um nicho especializado em customização e até sites como o Eorzean Collection feito para os jogadores exibirem sua visão fashion do jogo.
Junto da criação de personagens também vem a necessidade de escolher uma classe, e é nesse ponto que FFXIV realmente se destaca do resto do mercado enquanto MMORPG. XIV tem 10 Jobs iniciais que você pode escolher assim que cria o personagem e 18 Jobs totais (20 Jobs totais no lançamento de Endwalker) e todos os personagens podem aprender todos esses Jobs, sem a necessidade de criar personagens adicionais ou contas alternativas.
Jobs são divididos em funções. Tanks, Healers e DPS, Tanks com a função de ser a linha de frente em uma batalha, Healers garantindo suporte e segurança de todos e DPS encarregados de causar dano aos inimigos. DPS também são subdivididos Melee, Caster e Ranged e uma composição equilibrada é essencial para o conteúdo endgame de FFXIV.
Mais especificamente temos:
- Tanks: Paladinos, Guerreiros e Dark Knights que são jobs clássicos de Final Fantasy além de Gunbreaker que é um job baseado em Squall, protagonista de FFVIII.
- Healers: White Mage, Scholar e Astrologian com Sage sendo adicionado na expansão Endwalker.
- Melee: Monk, Dragoon, Ninja, Samurai e um novo job que será revelado em maio e estará incluído também em Endwalker.
- Caster: Black Mage, Summoner e Red Mage.
- Ranged: Bard, Machinist e Dancer.
Cada um desses jobs tem dezenas de habilidades, particularidades, rotinas e pontos de foco. Por exemplo, cada um dos jobs Melee funciona de forma distinta e pede do jogador habilidades diferentes. Também há bastante profundidade que pode ser explorada nos conteúdos mais desafiantes do jogo e otimização será a chave para conquistá-los.
Conteúdo Endgame
Desde o desenvolvimento de A Realm Reborn, o diretor Naoki Yoshida tinha um plano muito sólido de quanto conteúdo cada capítulo do jogo teria e como seriam os updates entre expansões. Além da campanha principal, cada expansão vem com:
- Raids: Conteúdo endgame realizado em 8 jogadores. São sempre completas em 3 partes, cada parte tem 4 estágios.
- Raids Savage: variação das raids onde os jogadores mais hardcore são testados tanto em seu conhecimento da luta quanto em conhecimento do próprio Job.
- Alliance Raids: grandes dungeons com muitos encontros contra chefes. Esse conteúdo é realizado em 24 jogadores divididos em 3 times de 8 jogadores cada e é sempre uma prova de trabalho em equipe entre os times.
- Trials especiais: Trials são basicamente batalhas de chefe que você encontra durante a história, mas cada expansão tem uma série de Trials endgame temática.
Além do conteúdo extra que você vai achar por padrão em toda expansão, novas atividades sempre são adicionadas em todos os patches fora desse padrão, como por exemplo Blue Mage que foi um job limitado adicionado por atualização ou as side quests de Hildebrand Mandeville! Responsável pelo melhor anime de comédia que o Japão poderia oferecer.
Modelo de Negócios
O jogo assim como suas expansões entram regularmente em promoção tanto na Steam quanto na PSN, saindo por pouco mais de R$100 em ambas as plataformas. O jogo base vem acompanhado de 30 dias grátis e a assinatura base mensal é de $12 USD, na Steam esse valor é traduzido para R$29,00 caso você escolha a renovação mensal através da sua carteira Steam e na PSN esse valor vai variar com a cotação do dólar.
Um método bem popular entre os brasileiros que jogam FFXIV pelo PS4 é ter uma cópia do jogo base na Steam linkada a sua conta do jogo para pagar a mensalidade sem depender da boa vontade do dólar, além de ganhar 30 dias adicionais por ter adquirido outra licença do jogo base. Além disso, jogar no PC te permite usar algumas ferramentas como a Tataru Helper, que te ajuda a jogar em português mesmo não tendo uma tradução oficial para português jogo e que cobrimos anteriormente aqui no O Megascópio.
Bem, agora você sabe todo o necessário para começar sua jornada com Final Fantasy XIV. Ainda temos mais ou menos 6 meses até o lançamento de Endwalker que será no último trimestre de 2021, a expansão que vai fechar a atual saga e até lá você pode alcançar a história e poder viver o hype de ir para a lua no lançamento!