Tetsuya Nomura nasceu no dia 8 de outubro de 1970 e é conhecido por ser um dos principais designers da empresa Square Enix. Desde sua “maior estreia” (em Final Fantasy VII de 1997) ele tem sido uma das peças mais valiosas da empresa japonesa.
Guia das novels de Final Fantasy VII
Embora muitos possam considerar que Final Fantasy VII foi o título definidor de sua carreira, o designer disse à revista Famitsu em uma entrevista em 2014 que acredita que foi realmente seu trabalho em Final Fantasy V que ajudou a colocá-lo onde está hoje.
“…aprendi o básico com Tetsuya Takahashi (diretor do Xenogears, atual chefe da Monolith Soft). Pessoalmente, acho que foi Kitase quem “herdou” Final Fantasy de Sakaguchi. Eu acho que posso dizer isso, já que eu os vejo desde aquela época.”
O controverso designer nasceu na Província de Kōchi e depois de se mudar para Tóquio aos 18 anos, ele aspirava criar trabalhos artísticos para revistas e publicidade, mas não tinha certeza de como alcançar esse objetivo.
No início dos anos de 1990, Nomura foi contratado pela Square e trabalhou lá inicialmente como depurador para o jogo Final Fantasy IV, depois como designer de monstros para Final Fantasy V e por fim como diretor gráfico para Final Fantasy VI.
Foi em 1995 que Nomura começou a ganhar um grande reconhecimento, quando trabalhou como designer de personagem para Final Fantasy VII, substituindo o renomado designer Yoshitaka Amano. Um fato curioso é que a Square achou o design de Amano muito complicado para ser renderizado em CGI.
Mais tarde, em 1998, Nomura trabalhou em Parasite Eve e Brave Fencer Musashi, continuando seu sucesso como designer de personagens em Final Fantasy VIII, Ehrgeiz, The Bouncer e vários outros jogos.
Dublador do Noctis revela informações sobre Final Fantasy XV
Em fevereiro de 2000, Nomura começou a trabalhar como o diretor de Kingdom Hearts com uma equipe de produção com cerca de cem membros da Square e da Disney Interactive. Reza a lenda que diretor soube do jogo ao ouvir uma discussão entre Shinji Hashimoto e Hironobu Sakaguchi sobre o uso do personagem Mickey Mouse em um jogo.
Nomura ficou altamente inspirado para trabalhar em Kingdom Hearts graças ao jogo de plataforma Super Mario 64 da Nintendo, e após conversar com a equipe da Disney, o diretor então os convenceu de usar os personagens originais criados por ele.
Tetsuya Nomura fez sua estreia como diretor no filme de animação CGI Final Fantasy VII: Advent Children, que foi lançado em 2005 no Japão. Vale ressaltar que ele passou a maior parte da última década comandando a produção de Final Fantasy XV (Final Fantasy Versus XIII), tendo criado o conceito original e a história básica.
Nomura iria dirigir o projeto, porém foi substituído por Hajime Tabata, levando a modificação do roteiro de Final Fantasy Versus XIII e também seu título. Nomura trabalhou em vários projetos da Square Enix, como Kingdom Hearts III e mais recentemente Final Fantasy VII Remake.