Desenvolvido pelo estúdio Pokelabo para dispositivos móveis, SINoAlice é um RPG com elementos de gacha gratuito dirigido por Yoko Taro, diretor das séries NieR e Drakengard. Ele foi lançado no Japão em 2017 pela Square Enix e globalmente em 2020 pelo próprio Pokelabo após uma divergência de qualidade de localização por parte do estúdio Nexus.
O jogo também conta com o compositor Keiichi Okabe (também de NieR e Drakengard), Keigo Hoashi e Shotaro Seo na trilha sonora, além de designs de personagens originais do artista jino. O game tem uma nota mediana de 58 no Metacritic para sua versão de iOS e já tem mais de 1 milhão de downloads na Google Play.
Contos de fadas subvertidos
A ideia principal do game é subverter as histórias clássicas de contos de fadas como Alice no País das Maravilhas, Branca de Neve e os Sete Anões, ou ainda Cinderela. Na história, várias personagens desses contos acabam em um mundo chamado apenas de Library, lugar que abriga diversas histórias. Lá elas são recepcionadas por dois bonecos extremamente bizarros de nomes Parrah e Noya.
O objetivo de cada uma das personagens é reviver seu autor, por diferentes razões, e para fazer isso elas precisam oferecer o sangue de criaturas conhecidas como Nightmares como sacrifício. Também fica implícito que, eventualmente, as personagens precisarão matar umas às outras para realizarem seu desejo.
São vários os contos de fadas reimaginados dentro do jogo, como Alice, Aladdin, Cinderella, Pequena Sereia, Princesa Kaguya, Branca de Neve, Pinóquio, e muito mais. Todos os personagens tem seu design feito com traços de anime, porém o que mais muda em todos são as suas personalidades se comparados com o produto original: por exemplo, Chapeuzinho Vermelho é uma maníaca viciada em tirar a vida de qualquer um que cruze seu caminho apenas pela diversão e que deseja reviver seu autor para que ela possa continuar matando mais e mais pessoas – divertido, não?
Essas mudanças de personalidade são o que movem o jogo: no modo história, seu objetivo é liberar cada capítulo para entender as motivações de cada personagem. Para progredir, os jogadores batalham contra os Nightmares em combates de turno utilizando variadas armas que podem ser adquiridas tanto cumprindo certas missões quanto gastando seus cristais (ou dinheiro) no gacha. Essas armas possuem também uma história de fundo, similar aos equipamentos na série NieR.
Crossovers e a influência de Yoko Taro
O game também é conhecido por realizar vários eventos de crossover com outros títulos, principalmente com os outros jogos de Yoko Taro. O evento com NieR: Automata trouxe 2B, 9S, A2 e Emil para o game; já o evento com NieR Replicant trouxe o irmão Nier, Kainé, Emil ainda humano, Devola e Popola, Yonah e o Rei de Facade; e também houve um evento de colaboração com Drakengard 3 no servidor asiático – este com alguns acontecimentos que implicaram, por um tempo, que SINoALICE também fazia parte do universo NieR/Drakengard.
Porém, foi esclarecido por Yoko Taro que ele considera SINoALICE uma IP separada de NieR e Drakengard, e o motivo disso é que ele não entende muito bem jogos sociais. Grande parte dessas colaborações com os títulos maiores do diretor são escritas pelos funcionários da Pokelabo fãs de seu trabalho. O diretor criativo se envolve pouco no que diz respeito ao uso de seus outros trabalhos, geralmente focando em pequenas coisas como escrever a história de uma personagem específica para que os outros escritores tenham uma linha para seguir.
Em entrevista para o US Gamer, Taro explica que seu pouco envolvimento vem do fato de que ele não esperava que o jogo fizesse sucesso. Seguindo uma linha contrária aos jogos comuns de celular, ele começou a escrever a história de SINoALICE do final, e se sente frustrado pelo fato de que ela ainda não acabou:
“Muito jogos mobile não tem um final, então eu comecei escrevendo um. Mas, pelo jogo ter feito sucesso, a história ainda não terminou, então eu me sinto um pouco frustrado. Eu não aprecio desenvolver jogos de console ou mobile. O que eu mais gosto é de beber e assistir programas culinários.” (Yoko Taro para o US Gamer)
Investimento mobile da Square Enix
Apesar de fazer sucesso com um público de um nicho extremamente específico, podemos dizer que SINoALICE foi uma primeira tentativa da Square Enix de migrar a série NieR para o mundo dos jogos mobile. Antes do lançamento do jogo, a desenvolvedora já tinha tentado contato com Taro para produzir um título mobile, mas o diretor só começou a pensar seriamente no assunto quando NieR: Automata explodiu em vendas.
Com o lançamento global de NieR Rei[in]carnation, SINoALICE talvez perca um pouco do apelo para os fãs da série NieR. Mas é possível que o jogo continue vivo por mais um longo tempo, principalmente por ter uma base de jogadores sólida, apesar de pequena. Pelo menos por tempo o suficiente para que você também possa conhecer essa história no mínimo curiosa.
SINoALICE está disponível gratuitamente para Android e iOS. Confira seu trailer de introdução de personagens abaixo:
Veja também:
- Lançamento de NieR Re[in]carnation terá crossover com NieR: Automata
- NieR Replicant | Crítica
- NieR: Automata e a grandiosidade de um mundo vazio