Digimon Adventure (2020) foi anunciado pela Toei Animation na revista de mangás shounen V Jump em 20 de janeiro deste ano, sendo um reboot do primeiro anime da franquia Digimon, aquele mesmo de 1999 e que tinha a abertura cantada pela Angélica aqui no Brasil. Atualmente o reboot está com 17 episódios, com previsão inicial de 66 pela Toei.

O anime estreou em abril. é transmitido no Japão na Fuji TV e distribuído mundialmente pela Crunchyroll. O diretor do reboot é Masato Mitsuka e Katsuyoshi Nakatsuru, que trabalhou na equipe do anime original, retornou para fazer o design dos personagens. Takayoshi Tanimoto canta o tema de abertura Mikakunin Hikousen, Chiai Fujikawa canta o primeiro tema de encerramento Kuyashisa wa Tane e Reol canta o segundo tema de encerramento Q?.

Com isso tudo apresentado, nós do Megascópio nos propomos a fazer um apanhado de tudo o que aconteceu nos primeiros 17 episódios do anime para aqueles que não assistiram tudo ou estão curiosos para assistir. Cuidado com os spoilers!

Enredo Inicial – Começando com tudo

Diferente do original, o primeiro episódio já introduz um problema logo de imediato: a energia elétrica acaba em Tóquio e o protagonista Taichi Yagami (Tai no Brasil) sai em busca de sua mãe e irmã, que acabaram presas dentro de um trem devido ao incidente. No meio do caminho ele encontra Koshiro Izumo (Izzy no Brasil), que decide ajudá-lo. Já na estação de trem, Taichi e Koshiro são envoltos por uma luz. Taichi desaparece e quando volta a si, percebe que está em um lugar completamente diferente da estação.

Ele encontra uma criatura que se chama Koromon, que diz ser seu parceiro digimon. Taichi recebe um aparelho esquisito, chamado Digivice, que ajuda Koromon a evoluir para Agumon e derrotar um grupo de digimon hostis. Enquanto no mundo humano, Koshiro também recebe um Digivice e, através de seu computador, descobre que aquele lugar parece ser a Internet e que um digimon com nome de Argomon está causando o problema em Tóquio. Taichi, com a ajuda de Agumon, evoluído para Greymon, derrota o digimon que estava causando problemas – mas esse era só o começo.

O episódio dois introduz Yamato Ishida (Matt no Brasil) e seu parceiro já evoluído, Garurumon. Argomon não foi derrotado por Taichi e Greymon, e acaba hackeando um submarino nuclear e lançando um míssil em direção a Tóquio. Yamato e Garurumon se juntam a Taichi e Greymon para tentar derrotar o inimigo e parar o míssil – que se prova uma luta inútil, uma vez que Argomon consegue evoluir para uma forma mais poderosa, tornando a vitória impossível para os protagonistas. O episódio termina com Greymon e Garurumon combinando suas forças para dar origem à Omnimon, que inicia sua batalha no episódio 3. Após muito esforço e quase perdendo a batalha, Omnimon derrota o inimigo e consegue parar o míssil que quase atingiu Tóquio. Taichi e Yamato retornam para casa, deixando seus parceiros virtuais para trás.

O Digimundo e as digievoluções

De volta ao mundo humano e ainda no episódio 3, Taichi e Koshiro vão para um acampamento de verão. Sora Takenouchi, amiga de infância de Taichi, é introduzida. Um digimon desconhecido nasce e causa um blackout em Tóquio, maior que o anterior. Koshiro estima que as funções da cidade só irão aguentar por até 72 horas, e que o problema precisa ser resolvido até lá. Taichi decide ir se encontrar pessoalmente com Koshiro, mas eles acabam sendo transportados novamente para um lugar desconhecido – o Digimundo.

O episódio 4 é o primeiro da leva de episódios sobre as evoluções dos parceiros digimon dos protagonistas, em que cada episódio funciona no formato de “caso do dia”, com um problema que acontece apenas em um episódio. Piyomon, parceira de Sora, é introduzida e ao final consegue evoluir para Birdramon. Já no episódio 5, Taichi e Sora descobrem que precisam encontrar os chamados Digimon Sagrados para salvar tanto o Digimundo quanto o mundo humano. Enquanto isso, Koshiro se encontra em problemas e seu parceiro digimon, Tentomon, por fim evolui para Kabuterimon para protegê-lo. O episódio 6 introduz Mimi Tachikawa e sua parceira Palmon, que ao final evolui para Togemon. E por último, o episódio 7 introduz Joe Kido e seu parceiro Gomamon, que ao final evolui para Ikkakumon.

Os episódios 8, 9 e 10 são episódios de transição para um novo tipo de evolução. Yamato se junta ao grupo, que decidem atacar uma fortaleza para obter informações sobre os Digimon Sagrados. MetalTyrannomon, um digimon perfeito, é a nova ameaça. Após terem que fugir uma vez, Taichi decide enfrentar o inimigo junto de Agumon, que alcança uma nova evolução: MetalGreymon, que derrota MetalTyrannomon. No fim do episódio 10, o grupo se separa em dois para poder achar um caminho seguro em direção aos Digimon Sagrados.

Os episódio seguintes mostram as formas perfeitas dos outros digimon do grupo: no episódio 11 Garurumon evolui para Weregarurumon; no episódio 12 Togemon evolui para Lilimon; no episódio 13 Birdramon evolui para Garudamon; no episódio 14 Kabuterimon evolui para Atlurkabuterimon; e no episódio 15, Ikkakumon evolui para Zudomon.

O verdadeiro problema

Após todos os pequenos problemas que foram enfrentados e resolvidos rapidamente, chegamos ao episódio 16 e com ele, a verdadeira ameaça. O grupo de Taichi, Mimi e Koshiro se deparam com uma caverna que aparentemente os leva de volta a Tóquio. Eles logo percebem aquela não é a verdadeira Tóquio, e então o digimon que está causando o incidente no mundo real aparece – Eyesmon. MetalGreymon, Atlurkabuterimon e Lilimon enfrentam o inimigo mas não conseguem derrotá-lo sozinho, até que o grupo de Yamato, Sora e Joe chegam ao local para então juntarem as forças dos 6 digimon em seu estado perfeito e derrotar Eyesmon.

Ou era o que eles pensavam, pois no episódio 17 Eyesmon consegue evoluir para um nível acima e se tornar Orochimon, um digimon enorme e com 8 cabeças, muito mais poderoso e que causa grandes problemas às crianças e também ao mundo real, emitindo uma espécie de pulso eletromagnético que afeta os dois mundos. Após quase serem mortos, Taichi e Yamato notam que uma das 8 cabeças de Orochimon é diferente das outras, e com a ajuda de todo o grupo, conseguem finalmente derrotar o inimigo.

Conclusão

Digimon Adventure é um reboot com uma história completamente diferente da original, que, ao mesmo tempo que mantém a premissa infantil, consegue entregar uma história interessante para os espectadores. As evoluções acontecem de forma muito mais rápida que na primeira versão, permitindo que menos tempo seja perdido construindo a história das evoluções e mais tempo seja passado contando outras histórias e acontecimentos. É um anime tanto para quem gosta da franquia Digimon quanto para quem nunca viu nenhum episódio.

O anime é disponibilizado aqui no Brasil todo sábado no site da Crunchyroll e muito mais ainda está por vir – evoluções, resoluções, novos inimigos, novos parceiros, e, principalmente, a resposta para a contagem regressiva do fim do episódio 17. Resta esperar para ver.