Aqui no Mega já abordamos muitos assuntos e aspectos do universo de Cyberpunk. Entre os textos que já trouxemos está a explicação da quarta guerra corporativa. Entretanto, os conflitos não pararam por ai. Então, que tal falar sobre os acontecimentos do pós-guerra e alguns outros conflitos como o pós-guerra, reunificação e mais?

Pós-Guerra (2024-2035)

Após o final da quarta guerra corporativa o mundo tentava se “recuperar”, porém muitas regiões continuavam a ser barris de pólvora. Com a queda e das empresas, juntamente com o fato de ser considerado culpado pelos conflitos, o governo ganhou mais poder. Neste período a presidente dos EUA, Elisabeth Kress, usou o poder recém-reconquistado para declarar lei marcial e reforçar a culpa da Arasaka.

Devido a parceria do governo norte americano com a Militech, a megacorporação passou a influenciar o governo de forma mais direta. Muitos membros do alto escalão assumiram cargos no departamento de defesa e tornaram a empresa a principal fornecedora de serviços militares para o país.

Com a NET destruída este período foi marcado pela estagnação tecnológica, pois o foco estava na recuperação dos serviços básicos. Mesmo com a estagnação foi nesta época que se iniciou o projeto Blackwall e parte da Old NET se tornou navegável de forma local, não mais conectada com era antes da destruição. 

Militech
Militech – armas produzidas.

Reunificação (2035-2069)

Após restabelecer os serviços básicos houve o retorno do desenvolvimento tecnológico. Porém, o governo presidencial abandonou Night City. As responsáveis pela sua reconstrução foram as empresas menores e os nômades.

As empresas da Europa estavam em uma situação muito delicada. Já a Arasaka, mesmo desmoralizada, deu inicio a sua recuperação. A NET tornou-se mais navegável, porém ainda de forma regional. 

Netwatch map

Guerra de Unificação/ Metal War (2069-2070)

No governo de Rosalind Myers ocorreu o início da reunificação de forma mais veemente. Os territórios independentes foram contra a reunificação e um conflito se tornou inevitável. O governo, com as tropas da Militech, declarou guerra aos estados separatistas. Os estados livres receberam apoio da Arasaka. Neste conflito, Night City se manteve neutra e ficou fora da guerra.

Com a investida governamental muitas regiões independentes cederam e voltaram ao guarda-chuva americano. Os estados que não aceitaram o pacto sofreram as consequências, mas conseguiram manter sua liberdade. Night City não cedeu a nenhum dos lados e manteve-se independente de ambos os lados. A resolução não foi satisfatória e não amenizou o clima, assim, ainda exigia riscos de conflitos. A Arasaka aproveitou a neutralidade de Night City e reconstruiu sua torre na cidade.

A situação em 2077

Em 2077 o avanço tecnológico voltou  a todo vapor e a poluição diminuiu em relação aos níveis anteriores. Entretanto, os problemas climáticos são uma ameaça constante. Entre os territórios que sofreram com tais problemas está o Haiti, o país foi abandonado em 2062 após tempestades de areia que causaram muita morte e destruição. As Ilhas Maldivas também foram totalmente submersas.

O avanço da tecnologia não pode ser considerado totalmente positivo, pois com ela veio a cyberpsicose. Também ocorreu o distanciamento das pessoas o que provocou uma desumanização alarmante. Unindo todos estes fatores foi inevitável uma estratificação social e uma consequente elevação na taxa de crimes.

Cyberpsicose
Cyberpsicose causada pelo excesso de Braindance.

O que será agora de Night City e dos demais países? Teremos novos conflitos? Talvez possamos conferir mais disso no game.