Nos dias 01 e 02 de junho ocorreu a edição 2024 do evento Diversão Off-line (DOFF). Nele, estavam presentes diversas empresas de boardgames e RPGs que trouxeram jogos clássicos e novidades. Inclusive, novidades no que diz respeito a lançamentos à venda no evento e títulos programados para o segundo semestre de 2024 e início de 2025.

Sobre o evento de forma geral, já havíamos feito a cobertura no ano de 2022 e foi bastante divertido. Porém, este ano o DOFF tomou proporções maiores e ampliou as empresas presentes e o espaço que ocupou no Centro Pro Magno em São Paulo.

Stand Devir
Foto por: O Megascópio

Para a visitação a estrutura estava bem planejada e mesmo com muitos visitantes, foi tranquilo transitar entre os espaços. A praça de alimentação estava bem variada e com muitos espaços para mesas de jogos, principalmente para as regiões que tinham os estandes menores.

Isso é  importante, pois permite que elas mostrem seus produtos e permita que os jogadores testem seus boardgames e RPGs. Falando em RPGs, a editora New Order organizou um espaço funcional para as partidas que variam de Cuthulu a temáticas do cotidiano.

Mais dos tabuleiros

Como já dito, muitas editoras grandes presentes com seus lançamentos e a lista de jogos que tiveram sua estreia no evento foi gigantesca. Pudemos testar alguns deles que já estavam disponíveis para venda, dentre eles está o título Sete Selos Cthulhu pela Calamity Games, que traz a já conhecia temática do horror cósmico para um contexto de comparação de cartas e colocação de cultistas de forma simples e partidas rápidas. No mesmo stand também jogamos a nova edição de Gloom, com sua temática macabra e partidas muito divertida.

Outros dois bordagames que inevitavelmente chamaram a atenção fora The Witcher: Old World (Conclave Editora) e The Witcher: Path of Destiny. Ambos não estavam disponíveis para venda, mas Old World poderia ser testado enquanto que o outro estava para exposição mesmo estando em pré-venda.

boardgame -1
Foto por: O Megascópio

Enquanto Path of Destiny é voltado mais para para a narração, Old World segue uma linha de mais ação e com direito a muitas miniaturas em seu kit complete. Porém, o jogo base conta com material de ótima qualidade e segue uma linha de mecânicas de miniatura que devem conseguir objetivos para vencer. Controlando bruxos de diferentes escolas se aventurando pelo continente,  enquanto que as expansões adicionam mais elementos e novas miniaturas.

Sobre seu lançamento, foi dito pela editora que a previsão é ser lançado ainda este ano, após o envio dos tabuleiros para os apoiadores do projeto, que deve ocorrer ainda este mês.

No stand da Jambô Editora estava exposto, além de diversos livros jogos e RPGs, o protótipo do boardgame do Ozob. O famoso personagem de Cyberpunk vai expandir seu universo e ganhar um jogo de tabuleiro de miniatura que promete ser muito interessante.

DOFF - Ozob boardgame
Foto por: O Megascópio

RPG é só D&D?

Em relação a RPG haviam disponíveis uma variedade grande de temáticas e mecânicas, fugindo do D&D e podendo apresentar a jogadores mais novos formas de jogar baseadas em D100 ou até mesmo somente com dados D6. Entre as temáticas mais variadas estavam desde Pulp Cuthulhu, Piratas, Arkhi (com mecânica de D&D BX) e Busões e Boletos, com sua temática mais cotidiana e muito divertida.

rpg doff -1
Foto por: O Megascópio

Dentre os cenários que jogamos no DOFF, os dois que mais chamaram a atenção foram Busões e Boletos e Arkhi. O primeiro por ter uma premissa leve, ficha simples e jogabilidade de fácil entendimento, assim, contando muito com a narração das histórias e a possibilidade da interação de fantasia com cotidiano.

O segundo, envolve o jogador pelo seu universo denso e regras mais pesadas e punitivas, onde cada ação do jogador pode deve ser calculada. Sua criação de personagem segue a ideia do D&D BX e as horas do dia contam muito para a evolução da história e sobrevivência dos personagens.

Enfim o DOFF 2024 foi muito divertido e bom para ter contatos não só com os lançamentos, mas também com materiais inusitados que ampliam nossa visão acerca de boardgames e RPGs. Que venha a edição do próximo ano!