[ENTREVISTA] Ishihama, diretor de Horimiya e Persona – É com enorme prazer que anunciamos a nossa entrevista exclusiva com o diretor e animador japonês, Masashi Ishihama. Nessa entrevista feita com a Thai, o diretor falou mais sobre o novo anime de Horimiya que no Brasil foi transmitido pela Funimation, a animação do jogo Persona e mais curiosidades sobre o seu trabalho.
Ishihama-San é responsável também por ser o key animator do episódio 1 de Psycho-Pass, diretor de animação do longa A Garota que Conquistou o Tempo (Toki o Kakeru Shōjo), além de ter participado também de obras como Code Geass (2008) e Shigatsu wa Kimi no Uso. Confira a abaixo a entrevista completa com direito a mensagem para os fãs brasileiros.
1) Primeiramente, muito obrigada por ter aceitado o nosso convite. Nossos leitores certamente já o conhecem, mas você poderia nos contar como entrou na indústria dos animes?
Entrei para o mundo da animação no meu terceiro ano do ensino médio, quando fui a um festival da escola e assisti a uma animação produzida por alunos da minha série. Um dos meus melhores amigos estava no grupo que havia criado a animação e eles me mostraram livros e vídeos diferentes para que eu pudesse aprender mais a respeito.
Eu tinha uma câmera 8mm em casa. Então, comecei a desenhar e a filmar minhas próprias animações. Todas giravam em torno de grandes batalhas, com lasers e explosões.
Depois disso, frequentei uma escola profissionalizante e foi quando vi um anúncio de recrutamento em uma revista de anime. O resto da história vocês já sabem!
2) Persona 5 Strikers acaba de ser lançado no Brasil (fevereiro de 2021). Falando sobre seu trabalho com Persona 5 The Animation, gostaríamos de saber a principal dificuldade que você enfrentou ao adaptar o enredo de um jogo.
Há vários tipos de games por aí, mas o maior desafio do Persona 5 é o fato de o jogador ser o personagem principal da história. Eu tinha receio de que a adaptação para uma experiência não interativa pudesse alterar a “vibe” da história, mas tive sorte de contar com uma equipe de produção acostumada a transformar esses tipos de game em séries de anime incríveis. Outro desafio foi editar a quantidade enorme de diálogos. Era preciso reduzir esse volume, mantendo o sentido e o senso de diversão.
O game também inclui algumas “cutscenes” de anime, o que fez com que minha maior preocupação fosse realizar a melhor adaptação possível daquele conteúdo (de anime) para uma série de TV de anime. A expectativa dos fãs ao assistir a um anime baseado em game é que ele seja igual ou ainda melhor do que o original. Nosso tempo de produção é limitado. Então, foi uma verdadeira luta conseguir concluir tudo a tempo e com qualidade.
3) É verdade que você decora todas as letras das openings e endings que você dirige enquanto está produzindo o storyboard? Nós gostaríamos de entender mais do seu processo ao criar essas openings e endings.
Eu adoro a música e, então, queria que a animação de abertura acompanhasse o ritmo da canção e da letra. Quero que, apenas por meio da música e pela abertura, o público se sinta como se estivesse no mundo do Persona. Além disso, também queria que os personagens fossem muito legais.
4) Agora falando sobre Horimiya, esse mangá já está no mercado há cerca de 10 anos e agora está chegando ao fim. Quais foram as principais dificuldades/desafios que você enfrentou ao dirigir essa obra?
Não foi nem um pouco difícil dirigi-lo. Os principais membros da equipe deram ideias para fazer uma distribuição equilibrada do conteúdo pelo número de episódios determinado. Encontramos as pessoas certas para comandar cada seção de Horimiya. Eu me senti muito grato por ter contado com uma base tão sólida. Isso nos possibilitou criar algo que respeita verdadeiramente o trabalho original.
Não sei se pode ser considerada uma “dificuldade”, mas como o trabalho original foi escrito há dez anos, eu não tinha certeza se os fãs atuais do anime receberiam bem a exposição desse mundo “mais antigo”. No entanto, quando discutimos o assunto, chegamos à conclusão de que deveríamos mostrar o mundo em que a história se passa da forma como ele era. Depois disso, não me preocupei mais.
5) Quando você começou a dirigir o anime Horimiya, você teve que atender à algum pedido especial do autor?
O autor não forneceu muitas instruções específicas, mas nos deram um ótimo feedback sobre o que estávamos criando. Acredito que isso tenha acontecido por que o trabalho original em si já era completo o bastante para nos direcionar. Isso impulsionou nosso trabalho de exploração no início do projeto: caso surgisse alguma dúvida, a resposta estava bem ali.
6) Observando seus trabalhos anteriores, podemos perceber o cuidado especial que você tem com as cores e a fotografia. Horimiya é um excelente exemplo da utilização de seu estilo de fotografia ao criar momentos memoráveis para as cenas principais. Isso abre um precedente em sua carreira de animador, que começou com Douga and Genga. Gostaríamos de saber como essas experiências ajudaram você a moldar suas habilidades de direção, especialmente quando se fala em pós-animação.
O anime que se produzia na época em que comecei contava com uma gama de expressões muito mais ampla daquilo que é visto no anime de hoje. Pude experimentar muito com a composição da tela e cortes de diferentes cenas e tomadas. Também aprendi a expressar sensações físicas e emoções em imagens de animação. Tenho muito interesse em entender como as cores podem afetar o público na interpretação das cenas, e acredito que aprendi bastante sobre isso com minhas experiências.
Para ser honesto, creio que grande parte das minhas habilidades como diretor foram cultivadas e se desenvolveram na época em que fui animador.
7) Por fim, você gostaria de mandar uma mensagem para seus fãs brasileiros?
Posso estar produzindo anime aqui no Japão, mas, saber que há tantas pessoas do outro lado do mundo acompanhando meu trabalho faz com que a produção do anime seja ainda mais divertida e empolgante. Eu adoraria visitar o Brasil um dia e dividir essa empolgação diretamente com vocês. Muito obrigado!
Há muito mais perguntas que gostaríamos de fazer a ele, mas, infelizmente, o tempo é curto. Nós novamente gostaríamos de agradecer ao Ishihama-San pelo tempo cedido e também à Funimation. Esperamos que vocês tenham gostado desse conteúdo e não deixem de acessar O Megascópio para mais entrevistas exclusivas.
O anime de Horimiya já está disponível legendado na plataforma da Funimation aqui no Brasil.