O diretor da Conexão Cultural, Sergio Murilo Carvalho, cedeu uma entrevista exclusiva ao O Megascópio para falar sobre a dificuldade de trazer eventos como o Distant Worlds: A música de FINAL FANTASY para o Brasil e revelou informações bem animadoras aos fãs da empresa Square Enix!
A Conexão Cultural é empresa responsável por trazer o espetáculo ao Brasil, mas antes mesmo de trazer o Distant Worlds: A música de FINAL FANTASY, Sergio foi responsável por trazer a Video Games Live em 2006 para mais de 5 estados diferentes do Brasil. Quando questionado sobre como foi trazer esse que era o maior concerto sinfônico da game music internacional na época, o diretor disse:
“Trazer a Video Games Live foi um acaso, pois eu já estava na Califórnia na época. Um amigo meu que trabalhou comigo na Som Livre comentou sobre o mercado de jogos e eu fui pesquisar sobre esse universo (até mesmo com filhos de amigos). Foi então que eu percebi que culturalmente no Brasil ainda não havia nada como isso e resolvi então trazer para cá e encontrei um novo problema, quem vai querer comprar isso?… No Brasil entre 2004 e 2005 o Vídeo Game era “marginalizado” como algo sem conteúdo e prejudicial, mas quando pesquisei vi que era um material com músicas incríveis (que é a minha área de estudo) e eu me empolguei.”
Esse foi um dos muitos projetos idealizados pela Conexão Cultural que visa sempre entregar boas experiências culturais ao público de norte a sul do país, porém há uma grande barreira para que os eventos ocorram em múltiplos estados.
Entre esses problemas, Sergio ressaltou que a falta de interesse das grandes empresas em patrocinar esse tipo de evento é um dos principais empecilhos para que eventos orquestrais como o Distant Worlds não ocorram por aqui.
“Uma das principais barreiras para esse tipo de evento é a “”cultura””, pois estamos falando de um evento orquestral e mais especificamente de jogos. Você tentar conseguir negociar patrocínio com um produto tão diferenciado que não envolva venda direta de cerveja e cigarro, já perde uma boa parcela de interessados em patrocinar (o evento) … Foi então que conseguimos na época o patrocínio de outra vertente, de uma empresa no ramo de tecnologia e conseguimos levar para vários estados…”
Atento às tendências do mercado e percebendo que os games conquistariam novas plataformas e gerações, em 2010 a Conexão Cultural foi responsável por criar e realizar o Game Music Brasil na Campus Party, workshop sobre produção, composição de músicas e trilhas sonoras para vídeo games, com envolvimento de relevantes compositores da game music internacional.
Em 2011 e 2012, com a proposta de alavancar o conteúdo 100% nacional no setor de games, realizou duas edições do Game Music Brasil Festival, o primeiro festival nacional de criação, roteiro, desenvolvimento e composição musical para jogos, com patrocínio da Oi Futuro e benefício da lei de incentivo estadual de ICMS.
Questionamos Sergio acerca do interesse de retornar com o “Game Music Brasil Festival”, já que hoje em dia o mercado gamer está mais difundido, e o diretor prontamente respondeu que definitivamente tem muito interesse, “porém captar recursos para um evento que trata-se acima de tudo sobre video games e não tem algo específico de consumo de álcool é bem difícil. Trata-se mais de prioridade de marketing, o time dessas empresas prefere patrocinar eventos gigantescos como os festivais. Eu também preferiria se falarmos da questão do retorno financeiro (risos descontraídos).”
Em 2019, a Conexão Cultural criou o projeto Cine in Concert Experience, associando-se à Disney Concerts e realizando o inédito “Star Wars in Concert – Uma Nova Esperança”, com partituras originais de John Williams e finalmente em 2023 foi anunciado que Distant Worlds: A música de FINAL FANTASY chegaria ao Brasil.
Perguntamos ao diretor da Conexão Cultural se ele já havia planejado trazer este concerto para o Brasil há quanto tempo e como a pandemia influenciou no decorrer de todo esse processo legal por trás das cortinas:
“O projeto de trazer o concerto de Final Fantasy estava em nossas mentes desde 2017, mas quando vimos o rider técnico (que é a lista de tudo que eu preciso para realizar o concerto), percebi que naquela época era algo que não daria para realizar. A pandemia parou todo o mercado de entretenimento como um todo então foi bem difícil… Hoje finalmente conseguimos trazer (o evento) e contamos com o suporte de uma empresa grande para realiza-lo.”
A boa notícia é que os fãs das franquias da Square Enix podem esperar animados pelas novidades! Sergio revelou que planeja sim trazer outros concertos das franquias da gigante japonesa ao Brasil em futuro breve. E as notícias boas não param por aí, os fãs podem também esperar venda de merchandising oficial de Final Fantasy no local e também um meet and greet com os grandes nomes da orquestra.
“Vocês podem esperar mais! A Square Enix já estava super animada há anos de vir ao Brasil. Aqui na Conexão Cultural a gente quer entregar experiências bem feitas, infelizmente por conta das datas fico triste de não ter conseguido colocar o Distant Worlds no Allianz Parque em São Paulo… Os fãs inclusive podem esperar novidades nas imagens e na set list da orquestra, além da venda de merchandising oficial da empresa. Agora estamos trabalhando na possibilidade de um meet and greet”.
A trilha sonora de Final Fantasy, icônica série de jogos japonesa, será apresentada com regência de Arnie Roth pela Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, maestro vencedor do GRAMMY. Produzidas pela AWR Music Productions e apresentadas por Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e Cine In Concert Experience, as apresentações acontecem no dia 28 de setembro, no Espaço Unimed, em São Paulo; e no dia 1º de outubro, na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. Ingressos disponíveis para a venda aqui.