Durante o mais recente State of Play tivemos a apresentação do novo trailer de Final Fantasy XVI “Dominant” mostrado diretamente pelo produtor Naoki Yoshida, e nós dissecamos cada pedacinho curioso desse trailer recheado de coisas.
Pequenos detalhes e teorias
Durante todo o trailer, há pequenas pistas que são muito fáceis de passar despercebidas. O mais novo trailer não transmite tanta informação quanto o anterior, mas mesmo assim são detalhes que mudam a dinâmica de como esperávamos que a história de Final Fantasy XVI seria.
Uma teoria comum entre os fãs era de que a dinâmica entre Clive e Joshua era que Clive era um “Guardião” enquanto seu irmão mais novo, Joshua, seria o “Dominante” da Phoenix.
Clive poderia usar parcialmente os poderes da Phoenix e apesar disso ser dito na biografia do personagem no site oficial, nós encontramos dois outros dominantes de Eikons nesse trailer.
Hugo Kupka, dominante do Titan e Benedikta Harman, dominante de Garuda e nenhum dos outros dominantes tem um guardião ao seu lado. Talvez Clive seja especial e por isso ele acaba adquirindo os poderes de vários Eikons diferentes e adicionando ao seu arsenal.
A maior parte do trailer se passa com o que parece ser um Clive mais maduro, o que implica que talvez apenas o prólogo do jogo seja com ele mais novo e maior parte do conteúdo de FFXVI seja Clive atrás de sua vingança.
Aos 40 segundos do trailer temos uma cena do que parece Clive e Jill conversando, sob o luar, mas não é qualquer luar, há um pontinho vermelho no céu muito curioso. Os veteranos de FFXIV sentiram arrepios com uma visão como essa no jogo.
Haver mais um corpo celeste próximo à lua em um Final Fantasy não é algo novo, temos isso em Final Fantasy IV, IX, XIV e agora em XVI. Final Fantasy XIV e XVI compartilham quase que inteiramente a mesma equipe de produção e isso poderia ser só uma pequena homenagem ao jogo anterior e como a segunda lua daquele jogo foi marcante para a história.
É interessante notar que humanos aparentemente não serão a única raça humanoide do jogo, em certo momento podemos ver Orcs como inimigos e nessa mesma sequência do trailer, dois novos personagens são introduzidos, um senhor que é presumidamente o imperador de Sanbreque e um possível subordinado que parece ter certo destaque.
Na sequência de “batalha de kaiju” que temos perto do final do trailer, temos três detalhes bem curiosos. O primeiro deles é uma figura misteriosa, muito difícil de discernir o que seria pelo trailer e que tem um ícone semelhante ao de outros Eikons, porém sem nome e nem uma dica do que poderia ser.
O segundo detalhe é Liquid Flame, um inimigo de Final Fantasy V que retorna ao novo jogo e é alvo do ataque de Shiva. O terceiro detalhe dessa sequência na verdade é a ausência de Leviatã. Leviatã é um dos summons mais tradicionais de Final Fantasy e ele está curiosamente ausente. É possível que ele seja adicionado ao jogo através de side-quests ou pós-game.
Logo após esse momento temos uma sequência mostrando todos os Eikons e reafirmando a ideia que FFXVI irá girar totalmente em torno deles. A Square não teve medo de já mostrar Bahamut como um dos Eikons centrais. Bahamut sendo sempre uma figura que costuma aparecer na reta final dos jogos e sempre como uma grande e impactante surpresa.
Ao final do trailer temos uma voz que ainda não sabemos a quem pertence (provavelmente ao real vilão do jogo que ainda não foi revelado) e uma cena no mínimo instigadora. É fácil perder esse detalhe, mas a última cena do trailer mostra Ifrit socando outro Ifrit.
Pelo o que sabemos do trailer anterior, nesse mundo de Final Fantasy XVI não era suposto que um “segundo Eikon de fogo” pudesse existir, muito menos que pudessem haver cópias de Eikons.
A primeira coisa que vem à mente quando vemos dois summons iguais juntos é que talvez tenha sido resgatado o conceito de Dark Aeons de FFX. Os Dark Aeons de FFX são essencialmente conteúdo extra adicionado na versão internacional de FFX e nos seus remasters, são summons transformados em super chefes que fazem parte do conteúdo pós-game de FFX e agora talvez façam parte da história de FFXVI.
Novos detalhes de Gameplay
No que vemos dos trechos de gameplay do trailer, temos a confirmação que o jogo será realmente um jogo de ação bem tradicional. Algo bem similar ao que poderíamos esperar de jogos da Platinum Games e Capcom, por exemplo.
Temos esquivas que recompensam o jogador caso ele use-as com precisão, ações sendo notificadas em tela acompanhadas de uma avaliação na forma de estrelas e pequenos elementos de HUD que comunicam os itens ao seu dispor nos botões direcionais e habilidades especiais de Summons que podem ser utilizadas pressionando R2 em combinação com outros botões.
É interessante notar o elemento abaixo da barra de vida. Esse elemento de HUD é bem similar a barra de Limit Break do MMO Final Fantasy XIV e nenhuma ação de combate demonstrada nesse trailer usa esse recurso. Ao lado da barra de vida temos esses “slots” de Eikons que podem acomodar até 3 Eikons de uma vez e aparentemente você pode alternar entre eles durante o combate livremente e usar suas habilidades.
Quanto aos Eikons que temos disponíveis ao Clive nesse trailer, são mostrados Ifrit, Titan, Garuda, Shiva, Ramuh, Phoenix e Odin. Bahamut aparece durante o trailer em vários pontos, mas não temos nenhum trecho onde Clive usa habilidades dele.
Cada Eikon provê um conjunto de habilidades diferentes como pode ser visto no canto inferior direito, habilidades essas que entram em cooldown quando utilizadas, porém esses cooldowns são independentes. Podemos notar no trailer que Clive utiliza a habilidade que seria o equivalente ao R2+Δ enquanto tem Garuda equipada e logo alterna para Titan e a habilidade equivalente do Titan está disponível para uso.
Há uma sequência de cenas próximo ao final do trailer que sugere duelos de Eikons e não dá para ter uma ideia exatamente de como isso pode funcionar em gameplay, parecem os famosos Set Pieces que grandes jogos blockbusters costumam ter.
Nesse trecho vemos vários Eikons diferentes usando seus ataques clássicos e até mesmo um momento onde Garuda usa um ataque que desmembra o braço de Ifrit e logo depois temos Shiva usando Diamond Dust no que é, de fato, um inimigo normal que o Clive poderia lutar contra, confirmando que Summons ainda vão poder afetar os combates mais corriqueiros.
A barra de Stagger que esteve presente em FFXIII, FF7R e Stranger of Paradise também está de volta em FFXVI. Podemos ver um momento onde o inimigo teve sua barra de Stagger esvaziada, ele fica imóvel e todo dano causado começa a ter um multiplicador de x1.20 aplicado.
Também há uma curiosa barra abaixo da barra de vida com um contador e com o nome Odin, apenas pelo trailer é muito difícil especular o que essa barra pode significar.
Outros inimigos que apareceram no trailer e tinham um destaque na barra de vida, como o Coeurl, tem uma barra de Stagger dividida ao meio como vemos em Stranger of Paradise. Nessa luta em específico contra o Coeurl, Clive atinge esse ponto na metade da barra e executa um “takedown” com uma habilidade de Garuda.
Final Fantasy XVI será lançado durante o inverno de 2023 para PlayStation 5.