Em 2023 chegou ao catálogo da Netflix a aguardada série de Sandman. Com sua segunda temporada já garantida e em processo de gravação, o universo dos perpétuos está se expandindo com o lançamento de Garotos detetives Mortos.
Na produção acompanhamos inicialmente os fantasmas Edwin e Charles, que são os responsáveis pelas investigações da agência Garotos Detetives Mortos. Sediada em Londres, os garotos ajudam fantasmas, muitas vezes livrando eles ao plano terrestre e deixando-os seguir seus caminhos.
Como já dito anteriormente, a série se passa no mesmo universo de Sandman. Então que tal entender alguns pontos que conectam as duas produções?
1- Os protagonistas
Tendo inicialmente Charles e Edwin como protagonistas, a série com as aventuras dos personagens após saírem da escola é evitando a chegada da Morte. E sim, os personagens são canônicos dos quadrinhos!
Ambos são apresentados no arco Estação das Brumas, que será adaptado antes da segunda temporada da série de Sandman. Inclusive a forma como eles se conhecem se manteve bastante fiel.
2- A presença da Morte
Logo no primeiro episódio já temos a aparição da Morte (interpretada por Kirby Howell-Baptiste), que vem buscar a alma do soldado que os detetives estavam lidando. Na cena vemos a morte aparecer de forma misericordiosa e quando questionada pela pelo soldado qual seria o seu destino é mantido o mistério. Essa mesma abordagem é utilizada nos quadrinhos, assim, mantendo uma ideia ampla de quais possibilidades de destino a alma teria, considerando também que em Sandman as diversas mitologias se misturam e coexistem.
Outro elemento interessante da aparição da Morte é a parte sonora que retoma ao episódio “O Som de suas Asas”. Neste episódio da primeira temporada de Sandman, Sonho e sua irmã fazem consecutivas visitas a pessoas que estavam prestes a morrer, sendo o destaque para o aprendizado de Sonho sobre suas responsabilidades e o som do bater de asas para marcar a tarefa cumprida da Morte.
3 – O inferno
Após ficar preso 70 anos no inferno e conseguir fugir, Edwin acaba retornando ao final do sexto episódio. Seu amigo, Charles, vai até este outro reino para seu resgate guiado pelo mapa que desenhou ao escapar de lá pela primeira vez. Antes de entrar é dito que o inferno é muito mais do que o deserto governado por Lúcifer, inclusive o desenho feito por Edwin faz grandes referências aos círculos descritos no livro O Inferno de Dante.
Além da referência a Lúcifer, a passagem por este reino também carrega conceitos colocados na obra original, na qual coloca que quem está lá sendo punido se acha merecedor da punição que está recebendo. Isso porque a conversa entre Edwin e seu amigo – antes de Edwin entrar no reino de Desespero – mostra a culpa que o garoto carrega pelas ações que realizou. No caso, o sacrifício por engano de uma pessoa que ele admirava.
4 – Os gatos
No universo de Sandman os gatos são criaturas importantes, possuindo inclusive fala. Em Garotos Detetives Mortos somos apresentados aos gatos e a seu Rei, que tem o poder de se transformar em humano. A importância dos gatos também pode ser vista no episódio adaptado O Sonho de Mil Gatos/ Calíope, que adapta contos de mesmo nome. Tanto na obra base como na adaptação é mostrado que Sonho não se limita aos humanos, assim, existindo também na forma do animal e dando acesso a seu reino a eles.
Além disso, pelo comportamento do personagem pode existir uma influência do perpétuo Desejo, uma vez que em uma das imagens ele aparece deitado com uma orelha de gato. Se isso não bastasse, o comportamento do Rei Gato em um primeiro momento parece justificado. Porém a fixação contínua pode indicar que houve uma interferência para atrapalhar os objetivos dos Detetives em prol de mero entretenimento perpétuo.
5 – Apresentação de Desespero
Com a apresentação na primeira temporada de Sonho, Desejo e Morte, alguns membros da família dos perpétuos foram deixados para pontos mais avançados na história. Adaptando em sua segunda temporada o arco Estação das Brumas, já é praticamente confirmada a chegada da parte da família, que conta com Destruição, Desespero, Delírio e Destino. Antecipando os novos episódios, a série que se passa no universo de Sandman mostrou mais de Desespero e seu reino.
Entrando em um espelho no Inferno, Edwin chega a uma sala gigantesca com inúmeros espelhos. Em uma figura feminina observa a sala em que Edwin e seu amigo estavam, porém enquanto o protagonista se desesperava com tortura de ex-colega de escola, Desespero parece se deliciar. Na cena é mostrado também a sua insígnia, um gancho que a personagem usa para se machucar.