Gears of War E-Day é o próximo jogo da franquia que chega ao Xbox e PC, que também estará logo em seu lançamento no Game Pass. Chegando após Gears 5, o título pausa o que está sendo mostrado no presente da história e retorna ao passado para o Dia da Emergência. No universo do game, este dia marcou o início da invasão locuste à superfície do planeta Sera, assim, iniciando uma nova era de guerras após os conflitos do Pêndulo que comentamos em um artigo anteriormente publicado.

Porém, além da importância do E-Day, também podemos nos questionar o que levou a este acontecimento ou se existiam outros conflitos ocorrendo simultaneamente em Sera. O que leva a tópicos como contra o que os locuste estavam lutando? E qual a origem dos locuste?

O início dos Locuste

Entre os principais fatores que levaram às Guerras do Pêndulo está a descoberta da emulsão e seu potencial energético. Porém, o que poderia garantir riqueza e prosperidade também podia contaminar os seres vivos e causar uma doença chamada de Rust Lang. O Dr. Naills Sampson começou a pesquisar uma cura para a doença e encontrou Mira, que era uma criança aparentemente imune à emulsão. O contato da garota com o componente acabou reduzindo seu envelhecimento e dando mais força para ela.

Na tentativa de replicar a imunidade de Mira em outros humanos, o pesquisador acabou criando os mutantes Cyrus, que se mostraram irracionais e incontroláveis. Apesar dos esforços da CGO para interromper os experimentos, foi permitido que as pesquisas de Naills em Mira continuassem em instalações no Monte Kadar. Além de buscar a cura, agora a CGO também buscava a criação de supersoldados para reforçar as linhas de batalhas disponíveis para a Guerra do Pêndulo.

Geras of War - 2

No Monte Kadar o pesquisador criou os primeiros drones da Horda Locuste com as células de Mira. Estas criaturas possuíam um vínculo psíquico que permitia que Mira controlar eles telepaticamente. Ao longo do projeto, Mira e outro pesquisados – chamado Torres – se envolveram e tiveram uma filha chamada Reyna. com receio do que poderia acontecer com sua filha, Torres a levou embora, porém Naills mentiu e disse que eles haviam morrido na fuga. Enfurecida, Mira se rebelou e matou todos cientistas.

Agora livre, ela e seu exército permaneceram no subsolo e criaram a cidade locuste Nexus. Para aumentar sua horda humanos poderiam ser capturados e usados como materiais base para novos soldados.

Batalha no subsolo

A infecção que causou a doença de Rust Lang não era nociva somente para os humanos, pois no subsolo os locuste também se contaminaram e deram origem aos mutantes chamados de Lambent. Após a contaminação, os locustes infectados tinham um único objetivo de espalhar a infecção e a emulsão mostrou-se como um parasita que controlava o instinto dos infectados. As guerras no subsolo de foram se iniciaram sete anos antes do E-Day, evento que teve como motivação exterminar a raça humana e tomar a superfície.

Entretanto, antes de chegar a este ponto extremo, os pais de Marcus Fenix, o cientista militar Adam e a bióloga Ellena descobriram a existência da horda locuste em uma expedição no subsolo fora dos limites da cidade de Jacinto. Ellena acabou sendo morta pela horda. adam deu continuidade à pesquisa e entrou em contato com Mira, que lhe contou sobre os lambents, que estava acontecendo com seu povo e seus planos de acabar com a raça humana. Para tentar impedir a invasão, Adam Fenix se propôs a ajudar, porém sem obter sucesso, a invasão aconteceu.

Gears of War - Marcus

A dinastia de Mira

Na franquia é importante prestar atenção aos nomes: Mira, Reyna e Katte. Isso porque pertencem a uma mesma “dinastia” que apresenta imunidade à emulsão e o potencial de se vincularem aos locuste para comandar as hordas. Com a história se iniciando com Mira, temos ela como a vilã dos três primeiros jogos. Em Gears 3 enfrentamos ela de forma definitiva em uma batalha grandiosa, que termina não só com a sua derrota, mas também com o sacrifício de Adam Fenix, pai de Marcos, que havia se infectado propositalmente com a emulsão para entender seus efeitos.

Myrrah

Iniciando o quarto game da franquia, temos a busca de Kate por sua mãe Reyna, que foi uma das pessoas capturada por snatchers. No mesmo game, Kate também é capturada e descobre o seu vínculo com os captores. Mais próximo do final do game, Katte encontra sua mãe vinculada a colmeia locuste e sua morte era iminente caso fosse desligada da rede. Pedindo por clemência, Reyna entrega um medalhão com o símbolo da horda locuste para sua filha e é morta.

Reyna ainda retorna em Gears 5, pois após sua morte ela foi contaminada pela emulsão. Agora como a rainha da raça Swarms, ela ataca Katy e seus amigos, forçando sua filha a tomar uma difícil decisão ao final do quinto jogo da franquia.