Atualmente, o Gwent: The Witcher Cardgame  possui seis facções, sendo cada uma delas com suas mecânicas e habilidades próprias. Os conjuntos de habilidades permitem estratégias específicas e acabam dando a cada uma das facções dificuldades diferentes, seja na hora montagem de baralhos ou na forma de jogar.  

As facções presentes no Gwent, da CD Projekt Red, são: Reinos do Norte, Skellige, Scoia’tael, Nilfgaard, Monstros e Sindicato. Cada uma delas apresenta a possibilidade de seis habilidades. A escolha da habilidade também adiciona uma quantidade de provisão a mais nos 150 de provisão base. Isso influencia diretamente nas cartas que poderão ser usadas, assim, impactando diretamente na estratégia do baralho não só pelo efeito escolhido.

Medindo a dificuldade

Um fator fundamental para analisar a dificuldade das habilidades, independentemente da facção, é a interação dela com as cartas escolhidas. Assim, podemos considerar que quanto maior a provisão adicionada à base e menor interação com tipos, uma maior variedade de decks será construída. Isso não significa que o baralho será o mais efetivo, mas pode ser mais amigável para jogadores novatos que não irão precisar elaborar demais a interação habilidade e conjunto de cartas.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio ao usar habilidades com menor valor de adição terá que ser mais precisos nas escolhas das cartas. Isso implica em usar tipos específicos para obter um maior desempenho e tirar o melhor proveito possível da relação tipo, palavra chave e habilidade. Um bom exemplo desta interação seria decks de Scoia’tael que use o Batedor Élfico (que se beneficia de armadilhas), as cartas de armadilha e Vernossiel.

Se baseado na interação descrita anteriormente iremos classificar as habilidades em:

  • Forte interação (FI):  Só é jogada com certos tipos.
  • Média Interação (MI): Permite mobilidade de tipos.
  • Fraca Interação (FRI): Independe de tipos.

As facções

Reinos do Norte

Classificação: MI

A facção é caracterizada em sua maioria por unidade de soldados, cavaleiros e magos. Seu tipo de carta especial é a Milícia, que apresenta interação com algumas cartas. Por mais que suas habilidades proporcionem bastantes pontos, existe um bom balanceamento entre remoção e geração e dependendo da habildiade escolhida um dos lados pode ser o beneficiado. Uma de suas mecânicas que a diferenciam das demais facções é a Carga. Além disso, se beneficia muito da interação entre máquinas  e é uma das que melhor explora o reforço de unidades.

Gwent Reinos do Norte

Skellige

Classificação geral: MI

Piratas, sacerdotes e feras estão entre as unidades mais presentes. Como é dito na lore do game, eles são mestres dos mares e possuem poderosos navios. Seu tipo de carta especial especifica é Invasão. Entre suas mecânicas mais diferentes estão os benefícios adquiridos com danos, seja em unidades aliadas ou inimigas. Sua palavra-chave específica é sede de sangue, que se beneficia de unidades danificadas no campo do oponente.

Gwent Skellige

Scoia’tael

Classificação geral: FI

Entre os Scoia’tael encontram-se anões, elfos, dríades, feras e ents. De forma geral não é uma facção voltada para jogadas de alta pontuação com uma única carta (Aglais e Harald Gord  não acham isso), pois permite facilmente estratégias com criação de unidades e reforços coletivos. Sua carta especial é a de Natureza e é uma das facções que mais depende de tipos para ser utilizada.  Entre suas palavras-chave específicas estão Harmonia e Simbiose.

Gwent Scoia'tael

Nilfgaard

Classificação geral: FI

É bem semelhante a Reinos do Norte em relação a tipos de unidade, diferenciando-se principalmente pelas cartas do tipo Aristocratas. Também faz uso de máquinas, porém elas apresentam uma interação forte com as cartas Táticas, que são as especiais de Nilfgaard. Destaca-se por filtrar bem o baralho, interagir com marcadores de status e usar cartas da facção do oponente. Inclusive, essa última interação traz ótimas jogadas com a palavra-chave Assimilar.

Nilfgaard

Monstros

Classificação geral: FRI

Uma das facções mais brutas do Gwent? Se considerar mos a maioria de suas habilidades sim. Os Monstros são basicamente formados por diferentes categorias de criaturas (ogroides, vampiros, feras e etc) e pela Caçada Selvagem, sendo Prosperar e Consumir palavras-chave específicas. Sua carta especial específica é Orgânica e não possui um número grande de interação com demais cartas da facção.

Monstros

Sindicato

Classificação geral: MI

Junto com a facção veio um novo recurso: as moedas. Suas cartas possuem palavras-chave diferenciadas das demais (Taxa, Acúmulo, Insanidade, Lucro) e exigem um pouco mais do jogador pelo gerenciamento deste recurso. Em relação as unidades, são referentes as gangues de The Witcher e interagem bem entre seus tipos próprio e também de forma intercalada ao basear-se no recurso moeda. As cartas da facção não estão inclusas na coleção básica e são adquiridas com o desenvolver da conta. Seu tipo de carta especial é do tipo Crime.

 sindicato

Quer conferir mais conteúdos de Gwent: The Witcher Cardgame? Então navegue pelo Megascópio e descubra dicas iniciais e notícias.