Henry William Dalgliesh Cavill, mais conhecido como Henry Cavill, é o quarto filho de cinco irmãos e nasceu na ilha de Jersey, Inglaterra. 

Durante sua infância, estudou em um internato e em uma escola preparatória. Mas ao terminar o colegial, já sabia que queria ser ator e assim investiu no sonho.

Com 18 anos foi chamado para seu primeiro filme, dando o grande primeiro passo para a carreira. Depois disso, conseguiu papéis para séries britânicas como The Tudors, que fizeram os estadunidenses abrirem os olhos para seu trabalho.

Com o interesse de produtores, foi para os Estados Unidos em 2000, com o intuito de conseguir uma vaga em Hollywood. Participou de audições para vários papéis ambiciosos como James Bond, Batman, Superman, mas acabou sendo recusado.

Ainda que tivesse sido recusado anteriormente, poucos anos depois, a Warner voltou atrás e o chamou para viver o papel que o consagrava como eterno Super-Homem de Zack Snyder

Além de Clark Kent, Henry teve seu reconhecimento máximo ao interpretar Geralt de Rivia, na aclamada série The Witcher da Netflix.

Apesar de sua bombástica carreira em Hollywood, o ator prefere morar na Inglaterra, em sua confortável residência no bairro Kesington de Londres.

Abaixo listamos todos os filmes de Henry Cavill até agora.

Laguna 

Ano: 2001

Foi o primeiro filme de Henry Cavill como protagonista, e ele tinha apenas 18 anos. Interpretou o jovem Thomas, que tinha ligação direta com à mafia de Nova Iorque. 

O projeto não foi realmente algo relevante para a filmografia do ator, visto que o orçamento também era baixo. 

O Conde de Monte Cristo 

Ano: 2002

Nessa versão contemporânea, cheia de figurinos extravagantes e cenários de tirar o fôlego, este remake da história clássica não deixa a desejar. 

Cavill teve um certo destaque, mesmo não sendo o protagonista dessa vez.

Adeus, Mr. Chips  

Ano: 2002

Remake do original “Goodbye, Mr. Chips” de 1939, teve Henry em um papel secundário e muito pouco tempo de tela. Mas como ainda estava no começo de sua carreira, com certeza entendia que isso era normal. 

Castelo dos Sonhos 

Ano: 2003

Aqui temos mais um filme onde o ator também teve um papel secundário. 

O filme baseado no livro que leva o mesmo nome, mas que decepcionou os críticos por conta da adaptação de roteiro e interpretação da atriz Tara Fitzgerald, que foi alvo de críticas que acabaram prejudicando o filme. 

Chapeuzinho Vermelho no Século XXI

Ano: 2004 

Esse filme foi, de longe, um dos piores ao qual Henry contracenou. Para piorar a situação, o britânico tinha um papel relevante. 

Com certeza a ideia aqui era de ser um filme de baixo orçamento que iria alavancar as carreiras dos atores, mas a bomba foi enorme e felizmente poucas pessoas sabem da existência do mesmo.

Hellraiser 8: O Mundo do Inferno

Ano: 2005

Neste clássico de terror vemos nosso querido Henry interpretando um homem obcecado por sexo, que acaba dentro do jogo de Hellraiser junto com seus amigos e se torna uma das vítimas de Pinhead. 

O papel não é de todo relevante, mas não foi um dos piores de sua carreira.

Tristão & Isolda

Ano: 2006

Tristão e Isolda conta a história de um trágico amor entre um cavaleiro e uma princesa. O filme recebeu elogios por conta da escolha do elenco. 

Mais uma vez, Henry teve um papel secundário.

Stardust – O Mistério da Estrela

Ano: 2005

Diferente de tudo aquilo que você já assistiu, igualmente ao nome que de começo pode soar estranho, Stardust – O Mistério da Estrela é uma trama com surpresas envolventes e trilha sonora impecável. 

Além de Cavill, também conta com Charlie Cox e Robert DeNiro.

Tudo Pode Dar Certo

Ano: 2009 

Se você está ansioso para saber qual o papel do ator nesse filme, já te adianto que não é do protagonista. Parece piada, mas Henry levou um tempo para realmente ser valorizado como é hoje. 

Neste longa de Woody Allen, que é basicamente uma autobiografia, um homem recebe uma jovem na porta de sua casa pedindo por comida e moradia. E aos poucos, depois de atender ao pedido da moça, uma reviravolta acontece entre os dois. 

Imortais

Ano: 2011

Henry Cavill interpreta Theseus, um corajoso jovem escolhido a dedo por Zeus. Para amantes de mitologia grega, esse filme é um prato cheio mas não espere uma representação exata. 

Espere um longa no estilo de ação de 300.

Fuga Implacável

Ano: 2012

Inspirado na franquia Bourne, Fuga Implacável nos mostra Cavill como protagonista. Na pele de Will Shaw que vive para o trabalho e mesmo nas férias não consegue se afastar.

Sua família é sequestrada, e no meio da confusão acaba descobrindo um segredo do pai que muda tudo.

A performance do ator foi bem criticada, o que o deixou em uma situação complicada, pois já havia sido anunciado como novo Superman.

O Homem de Aço

Ano: 2013

Foi aqui que o mundo conheceu Henry Cavill e caímos de amor por sua interpretação de Clark Kent. 

Foi decisivo para que o Universo Estendido da DC Comics de Zack Snyder desse início, e por mais que não tenha agradado a todos com sua visão mais realista sobre a história do personagem icônico, o filme é uma obra de arte do seu próprio jeito.

O Agente da U.N.C.L.E.

Ano: 2015

Neste filme com direção de Guy Ritchie, Henry Cavill foi o protagonista ao lado do polêmico Armie Hammer. 

Agente da U.N.C.L.E. passa durante a Guerra Fria. Um agente da CIA e um da KGB juntam forças para se infiltrar em uma organização criminosa que planeja utilizar armas nucleares para tomar o poder.

Batman Vs Superman – A Origem Da Justiça

Ano: 2016

Esse foi um filme que dividiu e muito os fãs do gênero. Principalmente para quem já estava muito acostumado com os filmes da Marvel, as expectativas eram altas já que foi o primeiro longa a colocar Batman e Superman juntos, além da estréia da Mulher-Maravilha de Gal Gadot no cinema. 

Henry Cavill também foi bem criticado, deixando um misto de sentimentos dos fãs do azulão que reclamaram da visão de Snyder e o tom sombrio do herói interpretado pelo ator britânico. 

Liga da Justiça

Ano: 2017

Esse foi um dos filmes mais aguardados pelos fãs da DC Comics, e claro, levando em consideração todos os imprevistos que aconteceram durante as filmagens e as mudanças, alguma coisa daria errado. 

A história teve vários cortes que tiraram o sentido do filme em si, refilmagens atrás de refilmagens, mas acabou entregando o que era seu objetivo: Mostrar os heróis da DC juntos em missão. 

A crítica não foi bondosa. 

O CGI utilizado no rosto de Cavill foi tão exagerado que chegou a deformar, virando até meme na época. 

Mas felizmente houve a releitura de Liga da Justiça por Zack Snyder, que colocou tudo nos eixos depois de anos de campanha dos fãs para que lançasse a versão.

Missão Impossível – Efeito Fallout

Ano: 2018

Dando continuidade as vivências de Ethan Hunt, Missão: Impossível – Efeito Fallout bem aceito pelos fãs da franquia, que aclamaram o filme como um dos melhores. 

Recheado de ação como todo Missão Impossível, Henry viveu na pele de August Walker um agente da CIA. Chamou a atenção dos críticos, que chegaram a alfinetar Tom Cruise ao dizerem que Cavill poderia substituí-lo.

Jogo Assassino

Ano: 2018

Depois de alcançar o sucesso, Cavill infelizmente entrou em outro projeto que fracassou e não agradou nem um pouco a crítica e o público em geral. 

Com um roteiro e edição totalmente bagunçados, o filme que levou o nome “Nomis” ou “Jogo Assassino” no Brasil, conta a história de um detetive que corre contra o tempo para evitar uma série de assassinatos orquestrados por um homem que está na cadeia.

O ritmo do filme é confuso e várias vezes deixa claro os furos na trama que no final não tem qualquer explicação.

Enola Holmes

Ano: 2020

O enredo conta a história de Enola Holmes (Millie Bobby Brown), irmã do famoso Sherlock Holmes, vivido por Henry. 

Após o desaparecimento de sua mãe, Enola decide que está na hora de descobrir o que aconteceu por conta própria, tornando-se uma detetive particular. 

Com destaque para Millie, Henry tem papel secundário no longa.

Veja também