Nascido em Kobe, no Japão, em 26 de maio de 1969, Keiichi Okabe é compositor musical conhecido por seu trabalho nas séries Tekken e Drakengard/NieR.
Assim como Yoko Taro, Okabe foi estudante na Universidade de Design de Kobe, iniciando sua carreira no mundo dos jogos na Namco em 1994. Seus primeiros trabalhos foram músicas para jogos de arcade da empresa, como Spiral Fall e Air Combat 22 – porém, seu primeiro grande destaque foi seu trabalho na versão de Playstation de Tekken 2, que o levou a liderar a composição da trilha sonora de Tekken 3 e Tekken Tag Tournament.
Okabe é conhecido por seu trabalho que incorpora o veículo no qual ele está sendo utilizado: seu objetivo, ao invés de construir algo que se destaque por si só, é conseguir trazer trilhas que ajudam a compor os mundos dos jogos nos quais elas fazem parte. Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre suas inspirações, sua carreira e sua relação com Yoko Taro e com jogos.
Música como pano de fundo
A grande característica do trabalho de Okabe é a sua capacidade de adaptação: por ter como foco a construção da música como um pano de fundo para os jogos, seus trabalhos tem a tendência de se modificar drasticamente de um título para o outro.
Por exemplo, suas composições em NieR Replicant são mais calmas e melancólicas, refletindo o teor do mundo do jogo: seres humanos em extinção e uma jornada que está condenada desde o início – já em Drakengard 3, suas trilhas são mais intensas, refletindo a personalidade forte da protagonista Zero, que faz o estilo de bater primeiro e perguntar depois.
De acordo com o próprio Okabe, essa variação se deve não só ao mundo que os diretores dos jogos querem construir, mas também a sua própria capacidade de empatia:
“Eu acredito que minhas qualidades sejam em compor melodias e harmonias, exibindo o que eu vivi, emoções humanas e empatia seria o que me caracteriza.”
O compositor também gosta de falar sobre as diferenças entre seus trabalhos a medida que os anos passaram: Tekken tem uma trilha sonora bastante animada, baseada em música eletrônica (inclusive, essa foi a primeira vez que o estilo foi usado em músicas de video games), refletindo também sua própria juventude. Já NieR Replicant, como citado anteriormente, é mais calmo e reflete, além do mundo do jogo, seu próprio amadurecimento:
“Eu gosto de pensar que isso vem do meu amadurecimento como pessoa, mas na verdade envelhecer não é uma questão de adicionar ou subtrair coisas, mas acredito que há muitas coisas que mudam.”
Esse estilo fluido é resultado, também, de escolhas de vida de Okabe – a criação do estúdio Monaca e a vontade de criar novas coisas são algumas delas.
Estúdio Monaca
Após sete anos trabalhando para a Namco, Okabe optou por deixar a empresa e fundar seu próprio estúdio, intitulado Monaca. O projeto, que teve início de forma solo, logo ganhou o apoio de outros nomes da indústria, como Satoru Kōsaki, conhecido por seus trabalhos em animes como Monogatari e Beastars.
Okabe cita como seu início em uma nova indústria (dos animes) foi complicado para ele, pois seus anos de experiência na Namco não eram levados em consideração:
“Mas conforme eu fui trabalhar em outra indústria, eu fui tratado como se não tivesse nenhuma experiência, e isso foi difícil para mim na época […] O que era mais diferente era gravar instrumentos ao vivo e os vocais. Eu não tinha muita experiência e habilidade em criar trilhas dessa maneira.”
Porém, sua vontade de compor para diferentes tipos de veículos prevaleceu, levando Okabe e o estúdio Monaca a trabalhar em animes como Working!! e Yuki Yuna is a Hero, além de trabalhar lado a lado com artistas de J-pop. Suas novas habilidades também se tornaram cruciais para seu trabalho na série NieR.
NieR Replicant/Gestalt
Na mesma época em que estava aprendendo novas técnicas para serem aplicadas em trilhas sonoras de animes, Okabe foi abordado por Yoko Taro, a quem ele já conhecia dos tempos de faculdade e de Namco. O diretor queria que ele trabalhasse na trilha sonora de NieR Replicant/Gestalt, dizendo que gostaria de usar vocais nas músicas.
Esse pedido era incomum, pois na época, jogos não tinham vocais em suas trilhas sonoras para que não houvesse conflito com as falas dos personagens – era uma espécie de proibição velada. Porém, a ideia de criar um novo idioma para ser utilizado nas músicas veio justamente para cobrir essa “falha” – é aí que Okabe traz a cantora Emi Evans para o projeto.
Okabe conta como achou a voz de Evans especial desde o começo:
“[…] Eu achei a voz da Emi especial, não só pela sua atmosfera, mas também pela frequência de sua voz, era completamente diferente de outros cantores no Japão.”
Para a criação da trilha sonora, Okabe, o estúdio Monaca e funcionários do estúdio Cavia tiveram total liberdade criativa, seguindo apenas instruções de Taro em relação aos temas e personagens. No fim, o processo de criação das músicas acabam funcionando de forma conjunta com a criação do próprio mundo do jogo: o universo de NieR não existe sem sua música e vice-versa.
O auge do trabalho de Okabe veio com NieR: Automata, continuação de Replicant/Gestalt lançada em 2017: a trilha sonora do jogo foi composta por ele em parceria com Kakeru Ishihama e Keigo Hoashi do estúdio Monaca e Kuniyuki Takahashi, sendo aclamada por público e crítica, inclusive vencendo a categoria de Melhor Trilha Sonora no The Game Awards 2017.
Desde então o compositor trabalhou em NieR Re [In] carnation, jogo mobile da franquia, além da nova série da Square Enix Voice of Cards, que atualmente já conta com dois títulos, e da nova versão de NieR Replicant. Okabe também esteve envolvido em Cyber Hunter, jogo battle royale, e The Wonderful 101: Remastered, jogo de RPG da Platinum Games.
Assim como Yoko Taro é o coração da série Drakengard/NieR, Okabe é parte fundamental da construção desse universo: suas músicas trouxeram um nível altíssimo de qualidade para a série, fazendo até com que ela fosse reconhecida mundialmente com o sucesso de NieR: Automata. Esperamos que ele possa continuar maravilhando a todos com suas trilhas sonoras apaixonantes.
Todas as falas de Keiichi Okabe contidas nesse artigo foram retiradas do vídeo Keiichi Okabe, creating the music of NieR: Automata, do canal Archipel no Youtube.
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