No dia 18 de março estreou o aguardado longa de Liga da Justiça Snyder Cut. A versão foi disponibilizada nas terras tupiniquins pelas diversas plataformas na forma de aluguel, já que a HBO Max só chega em meados de junho. Um detalhe importante é que quando comparamos o filme com sua versão lançada nos cinemas em 2017, percebemos o quanto o conteúdo foi reduzido. Essa redução sem dúvida afetou muito da construção do universo da narrativa e deixou bastante a desejar.

Agora, como versão de quatro horas, os personagens foram mais bem trabalhados e tiveram suas origens exploradas sem pressa. Outras adições do Snyder Cut são as referencias e Easter Eggs que relacionam o filme a diversas arcos mostrados nos quadrinhos. Que tal falarmos um pouco dos Easter Eggs da nova versão da liga?

Os Lanternas Verdes

A Corporação dos lanternas verdes são uma força policial espacial que empunham anéis, com a luz verde usando como motor a força de vontade, e podem criar diferentes constructos. No Flashback da primeira invasão de Darkseid, além da presença de das amazonas, humanos e atlantes, vemos um lanterna verde que morre em combate. Como a batalha ocorreu a milhares de anos, é mostrado possivelmente Yalan Gur, um Lanterna que protegeu o Setor Espacial 2814 (que inclui a Terra) cerca de 2.000 anos atrás.

Outra referência  corporação é feita pelo próprio Lobo da Estepe. O vilão diz que os povos da Terra não são unidos, não havendo nenhum Lanterna Verde no planeta.

Liga da Justiça Snyder Cut - lanterna

Deuses Gregos

Durante o mesmo flashback da batalha contra Darkseid podemos ver os deuses gregos lutando para proteger o planeta. No confronto é possível identificar Zeus, Áries (antes da traição) e Artemis.

A Flecha de Artemis

Na mitologia grega, Artemis é  deusa da caça e sua flecha é usada para incendiar o templo e alertar Diana. Graças ao incêndio, e a flecha, ela encontra as informações da invasão que está em curso. Um fato curioso é que na cultura romana Artemis é chamada de Diana.

Themis, o titã

Na cena em que a Mulher maravilha aparece em uma estatua, antes de entrar em ação para impedir os terroristas do banco, mais uma referencia a mitologia grega pode encontrada. A personagem está sobre a a estátua de Themis, um Titã que representa a ordem e justiça.

Rei Arthur e Sir Bors

Os dois humanos comandaram os humanos na batalha contra Darkseid e enterram uma das caixas-mãe parecem ser o Rei Arthur e Sir Bors. Ambas as figuras mitológicas já desempenharam vários papéis nas histórias da DC Comics.

A bandeira na ponte

No final de Batman X Superam, Clark é morto pelo Apocalipse. Com o mundo lamentando a sua morte uma bandeira com fundo preto e S branco é pendurado na Twoer Bridge de Londres, como é mostrado logo no início de Liga da Justiça Snyder Cut. Ao voltar a vida, o personagem utiliza um uniforme com o mesmo padrão de cores. A volta e a mudança do uniforme marca uma fase muito importante do Superman nos quadrinhos.

Diana tem sangue divino

Um comentário do Lobo da Estepe pode despertar a curiosidade de muitos. Durante a batalha na ilha ele diz que Diana é mais forte que as outras amazonas por ter sangue divino. O comentário remete diretamente a origem da personagem que em sua criação foi colocada como vinda do barro. Após o arco “Sangue” (Novos 52 e escrito por Brian Azzarello) é revelada que ela é uma filha de Zeus. Assim, o filme pode ter optado por essa origem da personagem, já que até mesmo nas hqs a origem clássica foi colocada como uma mentira para esconder sua verdadeira origem.

Lanterna Verde Kilowog aparece em uma das visões (Snyder Cut)

Na visão de Cyborg é mostrado um Superman do mal que segura o capuz do Batman sobre o que restou do Palácio da Justiça. Na cena também a o corpo do Lanterna Verde Kilowog, um membro alienígena da corporação que já apareceu em diversas histórias nas hqs.

Willem Dafoe está no filme (Snyder Cut)

Vulko, o conselheiro chefe do trono de Atlântida e professor de infância de Arthur, é interpretado por Willen Dafoe em Liga da Justiça Snyder Cut.  O personagem aparece para alertar Arthur do perigo e para ele assumir suas responsabilidades. Na cena é mencionado o o rei Orm, que foi o vilão do filme solo do Aquaman.

vulku

O jornal de Central City e Iris West (Snyder Cut)

As cenas iniciais do Flash se passam em Central City. A cidade aparenta um clima e ambientação bem diferente de Metropolis e Gotham City. Além disso, é mostrado o jornal da cidade, chamado Central city Tribune, o mesmo que nos quadrinhos.

A personagem Iris, interesse amoroso de Barry, aparece no longa. Ela apresenta um papel recorrente nos quadrinhos e na série de TV da CW é interpretada por outra atriz. Sua participação no longa foi cortada na primeira versão.

Homenagem ao co-criador do Flash (Snyder Cut)

O caminhão responsável pelo acidente com Iris tem escrito em sua lateral “Gard’ner Fox”, nome de um dos escritores da DC Comics e co-criador do primeiro Flash e da Liga da Justiça.

A roupa formal amazônica lembra a armadura dourada

Em Liga da Justiça Snyder Cut vemo a roupa que a Rainha Hipólita usa enquanto dispara a Flecha de Ártemis remete bastante a armadura dourada da Diana usada em Mulher Maravilha 1984. Posteriormente, no segundo longa solo da personagem, seria revelado que ela pertenceu a lendária Amazon Asteria (Lynda Carter). A primeira a parição da armadura especial nas hqs ocorreu em 1996, em Kingdom Come.

Desaad (Snyder Cut)

Lobo da Estepe conversa diversas vezes com o rosto derretido de um ser chamado Desaad. Nas hqs, Desaad (Peter Guinness) é um torturador mestre que serve a Darkseid. Desaad atua como o principal contato do conquistador com sua terra natal enquanto tenta se redimir de sua traição.

Darkseid aparece (Snyder Cut)

O lendário vilão criado por Jack Kirby, como parte do quarto mundo, aparece na nova versão como um novo vilão. Como mostrado no início, o vilão já havia atacado a Terra, porém falhou. Mesmo derrotado, seu poder é superior ao do conquistador Lobo da Estepe. Darkseid é governante de Apokolips e busca a equação anti-vida, que está oculta na Terra. Possivelmente, a equação seria melhor explorada em uma sequencia que não irá ais acontecer.  

Dark

Empresas Wayne patrocinando futebol americano

No jogo em que o Victor marca o ponto decisivo, pode ser entendido que as empresas Wayne  teriam atuado como patrocinadores. Por si só a referencia é pequena, mas é interessante como o universo dos personagem foram conectados com cuidado.

Kafka e mudança do Cyborg

Na cena em que Cyborg fica de mau humor em sua casa, ele fica ao lado de um pôster ou A Metamorfose , famosa obra do escritor Franz Kafka. A decoração é conveniente com o sentimento do personagem que, assim como o protagonista do livro, encontra-se metamorfoseado. 

Sinais do gorila

Durante seu encontro inicial com Batman, Flash diz que conhece a “linguagem de sinais do gorila”. Apesar de parecer uma piada, a fala pode fazer referencia a um dos vilões da galeria do velocista escarlate, o macaco superinteligente Gorila Grrodd.

Oficial Crispus Allen

Além do Comissário Gordon, Também é citado Crispus Allen, outro membro do Departamento de Polícia de Gotham nos quadrinhos. Nas hqs, Crispus morre e se torna o hospedeiro do Espectro, a personificação da vingança de Deus.

Ilha de Stryker

O primeiro encontro da Liga da Justiça ocorre em túneis subaquáticos perto de Metropolis e da Ilha de Stryker. O local é uma prisão de supervisões de metrópoles que faz referencias à Alcatraz.

Teste de gravidez (Snyder Cut)

Depois da visita de Martha Kent (que era uma caçadora marciana que aparece em Homem de aço como General Swanwick, ou o marciano J’onn J’onzz), Lois Lane abre uma gaveta contendo, entre outras coisas, é possível ver uma caixa de teste de gravidez. Nas hqs, Lois e Clark são pais de Jon Kent, um garoto com as forças do Superman e que atua em diversas histórias, inclusive com Damian, filho do Batman.

Moedas para cruzar o rio Styx (Snyder Cut)

Na visão de Cyborg de um futuro sombrio, vemos a morte da Mulher Maravilha. Ela  está  duas com moedas sobre os olhos em uma pira funerária. Na mitologia grega, as moedas nos olhos eram uma oferenda para pagar a Charon, o barqueiro de Hades, pela passagem pelo rio Styx para a vida após a morte.

Vovó Bondade

Quando as caixas maternas são unidas é aberto um portal para Apokolips, o mundo natal de Darkseid. Em Liga da Justiça Snyder Cut vermos o personagem pessoalmente, cercado por seus lacaios, é possível notar uma senhora de cabelos brancos. Ela é a Vovó bondade, responsável por treinar soldados de elite com técnicas como tortura, sadismo e lavagem cerebral.

Darkseid

Flashpoint (Snyder Cut)

Para evitar que o Lobo da Estepe inaugure o reinado de terror de Darkseid, o Flash usa a Força de Aceleração e referencia a “Flashpoint”. O nome marca um arco importante de histórias e que mudou drasticamente o universo DC nos quadrinhos.

Mesa da Liga com mais espaços

O final do filme mostra Batman e a Mulher Maravilha planejando criar uma sede para a Liga, conhecido como Sala da Justiça nos quadrinhos. Pelo espaço da mesa podemos inferir que haveria espaço para mais membros.

Arkham Asylum e sua construção (Snyder Cut)

Foram adicionadas algumas fotos que havia sido uma das cenas pós-créditos da Liga da Justiça. Nelas, o Asilo Arkhan é mostrado e afirma que a instituição foi construída em 1974, uma referencia a uma icônica história do Batman n#258 que saiu em 1974.

Música “Aleluia”  nos créditos (Snyder Cut)

O longa não possui cenas pós-créditos, mas seus créditos são marcados pela trilha sonora da música “Hallelujah”. A música tem um significa importante para o diretor e sua filha Autumn, cuja morte durante o levou Snyder a se afastar da produção.

Review Sincera | Liga da Justiça do Zack Snyder (em vídeo)