Marvel’s Guardians of the Galaxy | Primeiras Impressões Hands On – A convite da Square Enix pudemos jogar em primeira mão o capítulo 5 de Marvel’s Guardians of the Galaxy. Essa demo jogada por nós começa após cerca de 4 horas de jogo e em uma hora e meia de capítulo vemos que os Guardians receberam uma multa enorme do Nova Corps (a milícia que mantém a paz na galáxia) por algumas atividades ilegais que realizaram e eles receberam uma data final para realizar o pagamento por essas dívidas.

Logo no início do capítulo a Milano desembarca nessa base chamada “The Rock” para encontrar o Centurion que iria receber o valor da multa. Ao chegar lá, descobrem que algo parece errado nesta base, já que não há pessoas por ali. E quando eles finalmente encontram alguns Nova Corps, eles descobrem que têm um estranho brilho roxo envolvendo-os (como uma espécie de infecção) e está alterando o comportamento.

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Segura a estileira… ou não? Reprodução: Square Enix

Na Milano

Nos primeiros minutos antes do jogador desembarcar na base é dada a oportunidade de explorar a Milano, a nave dos Guardians. O jogador entre as viagens vai ter a oportunidade de passar bastante tempo na Milano interagindo com os Guardiões e explorando os diálogos que vão fazer você conhece-los melhor. Vale ressaltar que há muitos easter eggs espalhados pela nave e também no quarto de cada membro que diz bastante sobre a personalidade deles.

O jogador pode interagir com o rádio e com todas as faixas de músicas que Peter tem – só dá musicão! Um fato interessante é que nós podemos escolher qual faixa tocar e algumas vezes alguns personagens vão interagir de forma diferente de acordo com a música.

O jogo também contará com colecionáveis ​​vinculados aos Guardiões, para quem quiser adentrar mais na história dos personagens desbloqueando interações mais profunda com eles. Esses colecionáveis ​​podem ser encontrados explorando os diferentes lugares que você visita na galáxia.

The Rock

Tendo entrado na base, é permitido que o jogador explore boa parte da “The Rock” e até mesmo encontrar um certo personagem que está sendo mantido preso por um motivo. Após resolver um puzzle interativo que faz com que o jogador guie as luzes do cenário para desbloquear as portas corretas, os Guardians encontram uma tropa de Nova Corps “alterada” e é nesse momento em que temos que tomar as decisões com Peter de como lidaremos com a situação.

Em um diálogo que pode ser mais “ameno” ou “direto” após escutar uma transmissão em um capacete achado, os Guardians percebem um comportamento bizarro do centurião que pergunta “Você aceitou a promessa? A Matriarca vai explicar tudo.” É nesse momento após esse primeiro embate que descobrimos a existência de uma espécie de culto que “suga” a energia vital.

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Reprodução: Square Enix

O capítulo se encerra após a Milano ter sido capturada na base e o time em uma espécie de combate-puzzle (onde temos que lutar e soltar os arcos que estão prendendo a nave ao mesmo tempo) tem que derrotar esses soldados alterados em uma onde relativamente grande com dois tipos de inimigos diferentes.

Após recuperarmos a Milano, o time então parte dali o mais rápido possível e futuramente teremos que descobrir o que é essa nova igreja, quem a corrompeu e suas consequências.

Consequências e muita música

Após a sessão de teste os desenvolvedores confirmaram que após esse incidente eles decidiram ir para Knowhere tentar relatar o que acabaram de ver e será nesse momento que o jogo vai realmente se abrir em termos de história e iremos conhecer novos personagens.

É bastante perceptível que a música foi elaborada para funcionar globalmente com a narrativa da história. As faixas selecionadas que envolvem muitos clássicos dos anos 80 servem como suporte para o jogador, principalmente na hora das batalhas.

O capítulo 5 se destaca por ter uma pegada “investigativa” e apesar de não termos uma pluralidade de inimigos, ainda é possível se divertir bastante com as mecânicas de combate ao som dos melhores sons dos anos 80 – as músicas originais da banda “Star-Lord” também não deixam a desejar e apesar de ter bastante qualidade o jogo não te força a escutar o álbum da banda, já que conta com muitas músicas licenciadas.

Jogabilidade

No capítulo 5 o destaque vai para o “combate-puzzle” já que a luta final envolve a quebra de anéis que prendem a nave juntamente com um combate ocorrendo simultaneamente.

Em um primeiro momento a pluralidade de combos e combinações nos assusta, já que a lista é bem grande, mas gradativamente quando avança no jogo você toma conhecimento das mecânicas que foram bem elaboradas.

O “Hunddle” é a mecânica de impulso da equipe no jogo e é acionado pelos jogadores a qualquer momento. Assim que você entrar em combate e gerar algum Momentum, você aumenta o Indicador de Huddle. Basicamente é quando Peter chama a equipe e usando sua experiência, seu conhecimento da música dos anos 80 para tentar reinterpretar, criar um discurso de equipe a partir de seu conhecimento das letras das diferentes músicas.

O game também tem o “The Workbench” que é a bancada de trabalho onde você troca todas as peças que você encontrou no jogo para entregar ao Rocket, permitindo que ele atualize o equipamento de Peter.

Para não forçar os jogadores, os desenvolvedores revelaram que a utilização da “The Workbench” servirá apenas para melhorar os equipamentos que você já tem e não para de fato liberar coisas novas (não será nada extremamente essencial).

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Reprodução: Square Enix

Ao final de todo combate você é avaliado com base nos adjetivos “Momentum” que você obteve ao longo do combate. E basicamente isso vai te dar alguns pontos de habilidade que podem ser gastos em qualquer um dos Guardiões, incluindo o Peter. Com esses novos pontos você poderá desbloquear novas habilidades de função específica de cada um deles.

O Momentum é o quão bem os jogadores estão durante o combate, ou seja, quanto mais você fica engajado, mais você continua atirando nos inimigos, usa as habilidades dos Guardiões ou usa os elementos certos nos tiros. E então você tem adjetivos no canto superior esquerdo da tela que vão mudando de acordo com seus combos e quanto mais momentum gerado, mais você aumenta as chances de ter uma “Call to action”

O combate consiste em ler o campo de batalha e tirar o melhor proveito possível das diferentes habilidades dos companheiros. Muitos combos podem mudar pela proximidade que você tem com o companheiro mais próximo.

Marvel’s Guardians of the Galaxy estará disponível nos consoles PlayStation5, PlayStation4, Xbox Series X | S e Xbox One, no PC em 26 de outubro de 2021. Versão para Nintendo Switch também será lançada em 26 de outubro em regiões selecionadas. Confira também: