Marvel’s Guardians of the Galaxy | Primeiras Impressões Hands On – A convite da Square Enix pudemos jogar em primeira mão o capítulo 5 de Marvel’s Guardians of the Galaxy. Essa demo jogada por nós começa após cerca de 4 horas de jogo e em uma hora e meia de capítulo vemos que os Guardians receberam uma multa enorme do Nova Corps (a milícia que mantém a paz na galáxia) por algumas atividades ilegais que realizaram e eles receberam uma data final para realizar o pagamento por essas dívidas.
Logo no início do capítulo a Milano desembarca nessa base chamada “The Rock” para encontrar o Centurion que iria receber o valor da multa. Ao chegar lá, descobrem que algo parece errado nesta base, já que não há pessoas por ali. E quando eles finalmente encontram alguns Nova Corps, eles descobrem que têm um estranho brilho roxo envolvendo-os (como uma espécie de infecção) e está alterando o comportamento.
Na Milano
Nos primeiros minutos antes do jogador desembarcar na base é dada a oportunidade de explorar a Milano, a nave dos Guardians. O jogador entre as viagens vai ter a oportunidade de passar bastante tempo na Milano interagindo com os Guardiões e explorando os diálogos que vão fazer você conhece-los melhor. Vale ressaltar que há muitos easter eggs espalhados pela nave e também no quarto de cada membro que diz bastante sobre a personalidade deles.
O jogador pode interagir com o rádio e com todas as faixas de músicas que Peter tem – só dá musicão! Um fato interessante é que nós podemos escolher qual faixa tocar e algumas vezes alguns personagens vão interagir de forma diferente de acordo com a música.
O jogo também contará com colecionáveis vinculados aos Guardiões, para quem quiser adentrar mais na história dos personagens desbloqueando interações mais profunda com eles. Esses colecionáveis podem ser encontrados explorando os diferentes lugares que você visita na galáxia.
The Rock
Tendo entrado na base, é permitido que o jogador explore boa parte da “The Rock” e até mesmo encontrar um certo personagem que está sendo mantido preso por um motivo. Após resolver um puzzle interativo que faz com que o jogador guie as luzes do cenário para desbloquear as portas corretas, os Guardians encontram uma tropa de Nova Corps “alterada” e é nesse momento em que temos que tomar as decisões com Peter de como lidaremos com a situação.
Em um diálogo que pode ser mais “ameno” ou “direto” após escutar uma transmissão em um capacete achado, os Guardians percebem um comportamento bizarro do centurião que pergunta “Você aceitou a promessa? A Matriarca vai explicar tudo.” É nesse momento após esse primeiro embate que descobrimos a existência de uma espécie de culto que “suga” a energia vital.
O capítulo se encerra após a Milano ter sido capturada na base e o time em uma espécie de combate-puzzle (onde temos que lutar e soltar os arcos que estão prendendo a nave ao mesmo tempo) tem que derrotar esses soldados alterados em uma onde relativamente grande com dois tipos de inimigos diferentes.
Após recuperarmos a Milano, o time então parte dali o mais rápido possível e futuramente teremos que descobrir o que é essa nova igreja, quem a corrompeu e suas consequências.
Consequências e muita música
Após a sessão de teste os desenvolvedores confirmaram que após esse incidente eles decidiram ir para Knowhere tentar relatar o que acabaram de ver e será nesse momento que o jogo vai realmente se abrir em termos de história e iremos conhecer novos personagens.
É bastante perceptível que a música foi elaborada para funcionar globalmente com a narrativa da história. As faixas selecionadas que envolvem muitos clássicos dos anos 80 servem como suporte para o jogador, principalmente na hora das batalhas.
O capítulo 5 se destaca por ter uma pegada “investigativa” e apesar de não termos uma pluralidade de inimigos, ainda é possível se divertir bastante com as mecânicas de combate ao som dos melhores sons dos anos 80 – as músicas originais da banda “Star-Lord” também não deixam a desejar e apesar de ter bastante qualidade o jogo não te força a escutar o álbum da banda, já que conta com muitas músicas licenciadas.
Jogabilidade
No capítulo 5 o destaque vai para o “combate-puzzle” já que a luta final envolve a quebra de anéis que prendem a nave juntamente com um combate ocorrendo simultaneamente.
Em um primeiro momento a pluralidade de combos e combinações nos assusta, já que a lista é bem grande, mas gradativamente quando avança no jogo você toma conhecimento das mecânicas que foram bem elaboradas.
O “Hunddle” é a mecânica de impulso da equipe no jogo e é acionado pelos jogadores a qualquer momento. Assim que você entrar em combate e gerar algum Momentum, você aumenta o Indicador de Huddle. Basicamente é quando Peter chama a equipe e usando sua experiência, seu conhecimento da música dos anos 80 para tentar reinterpretar, criar um discurso de equipe a partir de seu conhecimento das letras das diferentes músicas.
O game também tem o “The Workbench” que é a bancada de trabalho onde você troca todas as peças que você encontrou no jogo para entregar ao Rocket, permitindo que ele atualize o equipamento de Peter.
Para não forçar os jogadores, os desenvolvedores revelaram que a utilização da “The Workbench” servirá apenas para melhorar os equipamentos que você já tem e não para de fato liberar coisas novas (não será nada extremamente essencial).
Ao final de todo combate você é avaliado com base nos adjetivos “Momentum” que você obteve ao longo do combate. E basicamente isso vai te dar alguns pontos de habilidade que podem ser gastos em qualquer um dos Guardiões, incluindo o Peter. Com esses novos pontos você poderá desbloquear novas habilidades de função específica de cada um deles.
O Momentum é o quão bem os jogadores estão durante o combate, ou seja, quanto mais você fica engajado, mais você continua atirando nos inimigos, usa as habilidades dos Guardiões ou usa os elementos certos nos tiros. E então você tem adjetivos no canto superior esquerdo da tela que vão mudando de acordo com seus combos e quanto mais momentum gerado, mais você aumenta as chances de ter uma “Call to action”
O combate consiste em ler o campo de batalha e tirar o melhor proveito possível das diferentes habilidades dos companheiros. Muitos combos podem mudar pela proximidade que você tem com o companheiro mais próximo.
Marvel’s Guardians of the Galaxy estará disponível nos consoles PlayStation5, PlayStation4, Xbox Series X | S e Xbox One, no PC em 26 de outubro de 2021. Versão para Nintendo Switch também será lançada em 26 de outubro em regiões selecionadas. Confira também: