Desenvolvido pela PlatinumGames e publicado pela Square Enix, NieR: Automata é um RPG de ação lançado em 2017 para Playstation 4 e PC, e em 2018 para Xbox One.
O game é uma sequência de NieR Replicant/Gestalt, spin-off da série Drakengard, e se passa milhares de anos no futuro em uma guerra entre máquinas criadas por alienígenas e androides construídos pela humanidade. O título, assim como seu predecessor, combina elementos de RPG com combate hack n’ slash e mistura de outros gêneros como shoot ‘em up e visual novel.
- Nier Replicant: conheça um pouco mais sobre o remaster da Square Enix
- Conheça Drakengard, precursor da série NieR
Automata foi muito bem recebido pela crítica e teve sua narrativa, temas, música e jogabilidade muito elogiados. Atualmente o jogo já vendeu mais de cinco milhões de cópias, sendo também premiado em eventos como The Game Awards e Japan Game Awards, e recebendo indicações em premiações como Game Developers Choice Awards e BAFTA Game Awards.
Todo esse holofote trouxe uma nova leva de fãs para a franquia NieR, se tornando, por muito, o título mais conhecido da série pelo público. Vamos conhecer, então, um pouco do processo criativo do jogo e entender os motivos do seu sucesso.
Início do projeto
Logo após o lançamento de Replicant/Gestalt em 2010, o produtor Yosuke Saito e o diretor Yoko Taro tentaram emplacar uma continuação do jogo. Porém, a desenvolvedora não estava disposta a fazer isso acontecer devido ao baixo número de vendas iniciais do título original – a situação só iria mudar quando a Square Enix, percebendo como o jogo teve uma recepção positiva entre os fãs da série, decidiu investir em uma sequência.
Porém, a ideia era produzir uma experiência de jogo mais interessante, com uma jogabilidade voltada para a ação. Aqui entra em cena a PlatinumGames: devido a sua reputação de produtora de jogos de ação de qualidade como Bayonetta e Metal Gear Rising: Revengeance, a Square Enix optou por fazer uma parceria com o estúdio para a produção da sequência.
Houveram duas condições trabalhadas entre os estúdios para que a Platinum pudesse embarcar no projeto: a primeira era que Yoko Taro fosse o diretor do jogo e a segunda era que ele estivesse presente no desenvolvimento, fazendo com que ele se mudasse para Osaka, sede da PlatinumGames. Assim, então, começava a produção de Automata.
Ideias e rumos da produção
O plano inicial de Yoko Taro era desenvolver um título para plataformas móveis ou até mesmo para o Playstation Vita – Automata quase foi um jogo de simulação ao estilo FarmVille (via Eurogamer), mas a equipe logo voltou seus olhos para a produção de um título para o Playstation 4.
A ambientação de ficção científica do game veio da visão que Taro tinha da PlatinumGames, achando que o estúdio só produzia jogos desse gênero de narrativa (via Game Informer). A partir desse ponto, o diretor tentou imaginar como a história de NieR poderia se encaixar no gênero.
Com a produção iniciando em 2014, os desenvolvedores focaram nas opiniões dos fãs e dos críticos de NieR Replicant/Gestalt para descobrir quais pontos precisavam ser abordados: dentre os principais focos estavam o desenho dos personagens, a jogabilidade e os gráficos, que precisavam atingir o mesmo nível de qualidade dos pontos de destaque do jogo anterior como a complexidade da história e a música.
A ideia para melhorar os pontos fracos de Replicant/Gestalt foi pegar os sistemas do jogo e usar elementos de outros títulos da Platinum para criar o sistema de Automata, fazendo com que o combate fosse melhor que o original e também andasse de mãos dadas com a história – isso fica claro nos movimentos dos personagens que tem muita semelhança com o combate de Metal Gear Rising, por exemplo, mas que exprime sua própria identidade.
Outra mudança considerável em relação ao seu predecessor está na concentração de inimigos: de acordo com Taro, ter uma concentração menor de oponentes permite que o jogador aprecie melhor o mundo desolado do jogo. Esse mundo foi a primeira tentativa da Platinum de construir um jogo de mundo aberto – Automata possui diferentes ambientes interconectados por transições sem emendas, uma novidade para a série.
Lançamento e recepções
Automata foi oficialmente anunciado durante a conferência de impressa da Square Enix na E3 de 2015: na época, o jogo foi anunciado como New Nier Project, e seu título só foi anunciado oficialmente durante a Paris Games Week de 2015, juntamente com seu primeiro trailer.
Após alguns atrasos, o jogo foi finalmente lançado em 27 de fevereiro de 2017 no Japão. O jogo veio com um edição limitada chamada Edição Caixa Preta, que continha o jogo, uma action figure da personagem 2B, um CD de um concerto com as músicas do jogo, um livro de artes conceituais, um código para download de um item exclusivo e uma novel focada nas perspectivas das personagens Devola e Popola dos acontecimentos de Replicant/Gestalt.
O jogo foi recebido pela crítica especializada com aclamação: o agregador Metacritic, que cria notas a partir de uma média artimética, colocou o jogo com 88/100 baseado em 99 críticas.
A história foi comentada positivamente como sendo cativante, com viradas de enredo construídas através dos diferentes finais – os elementos clássicos dos jogos de Taro, como a análise da condição humana através dos personagens, também foram amplamente elogiados. Outro elemento destacado foi a jogabilidade, com uma boa variedade de inimigos e chefes, com diferentes opções de armas e estilos de combate, mas com problemas de navegação como paredes invisíveis.
Porém, o ponto de maior aclamação ficou por conta da trilha sonora: o trabalho do estúdio Monaca foi descrito pelos críticos como capaz de “traduzir com perfeição a combinação de drama e capricho do roteiro de Yoko Taro em uma série maravilhosa de canções sublimemente perfeitas para os eventos e locais que elas acompanham” (via Kotaku).
A boa recepção e sucesso do jogo também renderam uma declaração de Hideki Kamiya, co-fundador da PlatinumGames, elogiando Yoko Taro e afirmando que o sucesso de Automata foi responsável por trazer novos fãs para o estúdio e permitiu que eles aumentassem sua equipe com mais candidatos qualificados.
Com apenas 5 anos desde seu lançamento, NieR: Automata ainda é um título de qualidade excepcional, com enredo impecável, jogabilidade de alta qualidade e uma das melhores trilhas sonoras já produzidas. O jogo está disponível para as plataformas Playstation, Xbox e PC.
Veja também: