Lançado em 2017, NieR: Automata é um RPG de ação desenvolvido pela PlatinumGames e publicado pela Square Enix.

Assim como seus antecessores da série Drakengard/NieR, Automata é conhecido por conter diversos finais: alguns deles são tristes, outros são engraçados, e outros ainda nem chegam a ser finais de verdade.

Ao todo são 26 finais disponíveis, um para cada letra do alfabeto, onde os cinco primeiros (finais A, B, C, D e E) contam a história principal do jogo, e os outros 21 atuam como piadas e cenários hipotéticos. Devido esse grande número de finais possíveis, nós d’O Megascópio montamos um guia para entender como fazer cada um desses finais.

*Atenção, esse artigo contém diversos spoilers do enredo de NieR: Automata

Finais principais

  • Final A: flowers for m[A]chines – finalize o jogo pela primeira vez, seguindo as quests da história principal;
  • Final B: or not to [B]e – após finalizar o jogo pela primeira vez, recarregue seu save concluído e finalize o jogo uma segunda vez, seguindo as quests da história principal;
  • Final C: meaningless [C]ode – após terminar o jogo pela segunda vez, recarregue seu save e continue a história. Ao chegar na batalha final entre 9S e A2, escolha A2;
  • Final D: chil[D]hood’s end – na batalha final entre 9S e A2, escolha 9S. Após obter qualquer um dos finais C ou D, uma opção de escolha de capítulos fica disponível, se tornando possível ir direto para a batalha final sem a necessidade de jogar o jogo inteiro novamente. Para chegar no capítulo referente a essa luta, escolha Ch. 17-09 na seleção de capítulos;
  • Final E: the [E]nd of yorha – após completar os finais C e D, ao assistir qualquer um desses finais mais uma vez, Pod 153 irá fazer uma checagem de dados do jogador. Caso o jogador aceite essa checagem, os Pods 153 e 042 começam uma conversa onde, no final, uma pergunta irá aparecer. Ao escolher a opção “wish for them to survive”, o jogador entre em um minigame de shooter durante os créditos finais. O final é liberado ao terminar esse minigame, porém, caso o jogador morra repetida vezes, irá receber ajuda de dados de outras pessoas que terminaram o jogo, facilitando muito o desafio (para isso acontecer, é necessário estar jogando com a conexão online ativa). Ao final, o jogador pode escolher ajudar outras pessoas, apagando seu arquivo de save no processo.

Finais secundários

Para completar os finais secundários, é recomendado salvar o jogo sempre que possível e fazer uso massivo da tela de seleção de capítulos, já que os finais F a Z são considerados como game over e retornam o jogador para a tela de título. Cada um dos finais terá uma indicação de qual capítulo eles acontecem.

  • Final F: mission [F]ailed – (Ch. 01-03_2) quando o robô Engels derrubar 9S, não repare seu sistema e espere o tempo acabar;
  • Final G: hun[G]ry for knowledge – (Ch. 01-01_2) ao controlar 9S pela primeira vez, não desça a escada e ignore a missão;
  • Final H: a mountain too [H]igh – (Ch. 05-02) ignore a ordem de interceptar o ataque à cidade e abandone a missão. Para isso, basta andar em qualquer direção que não seja a indicada no mapa;
  • Final I: no [I] in team – (Ch. 08-01_2) derrote Adam na Copied City, mas abandone 9S e ande na direção oposta;
  • Final J: bad [J]udgment – (Ch. 09-01_3) ao entrar na fábrica, mate qualquer uma das máquinas;
  • Final K: aji wo [K]utta – (Ch. 06-01) após entregar seu relatório para a Comandante, o jogador recebe um e-mail com o título Jackass: Fish. Visite a personagem no deserto e obtenha o peixe Mackerel – coma o peixe;
  • Final L: [L]one wolf – (Ch. 10-01_03 ou Ch. 10-03) é possível obter esse final ao abandonar o Acampamento da Resistência ou a Vila de Pascal quando estão sendo atacados;
  • Final M: break ti[M]e – (Ch. 14-03) ao jogar com a A2, não vá para a Vila de Pascal quando essa estiver sendo atacada. Ir em direção a qualquer outro local deve garantir esse final;
  • Final N: [N]o man’s village – (Ch. 05-01) destrua todas as máquinas na Vila de Pascal;
  • Final O: just y[O]u and me – (Ch. 11-03 ou Ch. 11-04) ao invés de ir para a City Ruins, vá em direção à fábrica. Também é possível obter esse final ao não ajudar 2B, seja hackeando outras unidades YoRHa e esperar o tempo acabar, ou apenas indo embora;
  • Final P: corru[P]tion – (Ch. 11-06) permita que 2B morra infectada pelo vírus lógico;
  • Final Q: [Q]uestionable actions – (Ch. 11-07) não vá até o local onde 2B está, fugindo para qualquer outra direção;
  • Final R: mave[R]ick – (Ch. 14-05) ataque os robôs próximos de Pascal;
  • Final S: city e[S]cape – (Ch. 17-01) ao tentar acessar a Torre, abandone Popola e Devola enquanto elas te protegem. O final V também pode ser conquistado nesse capítulo: para facilitar o processo, salve o jogo após desabilitar as três torres de defesa, mas antes de se aproximar da Torre principal;
  • Final T: fa[T]al error – remova o chip do sistema operacional de qualquer um dos personagens, a qualquer momento do jogo. Para acessar o chip, basta entrar no menu e procurar os chips equipados;
  • Final U: deb[U]nked – (Ch. 06-01) se autodestrua enquanto está no Bunker. Para se autodestruir, basta pressionar os botões analógicos (L3 e R3) ao mesmo tempo. Apesar de ser possível fazer isso em qualquer visita ao Bunker, o capítulo 06-01 é a opção mais rápida a partir da seleção de capítulos;
  • Final V: reckless bra[V]ery – (Ch. 17-01) ao tentar acesso à Torre, lute ao lado de Popola e Devola ao invés de hackear o sistema de defesa;
  • Final W: broken [W]ings – (Ch. 01-01_1) durante o prólogo, deixe que a nave de 2B seja abatida. Lembre de desequipar qualquer chip de defesa ou cura para facilitar o processo;
  • Final X: time to rela[X] – (Ch. 11-06) após chegar ao centro comercial com 2B enquanto ela está infectada com o vírus lógico, o jogo irá trocar para A2. Ao invés de ajudar 2B, fuja;
  • Final Y: head[Y] battle – permita que Emil se autodestrua no final da quest Emil’s Determination. É possível fazer essa quest em qualquer momento do jogo, desde que o jogador tenha feito outras quests relacionadas a Emil, Emil’s Memories e a batalha contra o personagem em sua casa, além de elevar todas suas armas para o nível máximo. Vale ressaltar que essa última batalha é extremamente difícil, sendo necessário estar em um alto nível para conseguir derrotar Emil e permitir que ele se autodestrua;
  • Final Z: over[Z]ealous – (Ch. 14-01) ao encontrar Pascal na frente do Acampamento da Resistência, escolha matá-lo ao invés de poupá-lo.
NieR: Automata
Imagem ilustrativa com todos os finais de NieR: Automata. Reprodução: Square Enix.

NieR: Automata está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC via Steam e Microsoft Store.

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