Distribuído pela Crunchyroll, NieR: Automata Ver1.1a é a adaptação em anime feita pelo estúdio A-1 Pictures do jogo de mesmo nome desenvolvido pela PlatinumGames em conjunto com a Square Enix.
Com primeiro episódio lançado no último dia 07, pudemos ter um primeiro gosto de como será a adaptação da história para esse novo formato – você pode conferir as primeiras impressões do Mega sobre o episódio logo abaixo:
Por ser uma adaptação de um jogo, resolvemos destacar alguns detalhes interessantes da produção, como diferenças em relação ao título original e referências à franquia.
*Atenção, este artigo contém spoilers de NieR: Automata, NieR Replicant e Drakengard
Música de abertura
Apesar de parecer um pouco genérica para aqueles que estão conhecendo Automata pela primeira vez com o anime, sua abertura guarda boas referências tanto ao título em questão quanto à franquia como um todo.
A primeira coisa a ser notada são as imagens de um mesmo prédio no início da música: se trata de uma construção que realmente existe no Japão, o edifício do governo metropolitano de Tóquio. As cores e símbolos que aparecem neste edifício são referências diretas ao final E de Drakengard, onde Caim e Angelus aparecem no mundo humano e travam uma batalha mortal contra a Queen Beast, dando origem a White Chlorination Syndrome, elemento essencial para a construção de NieR Replicant e, consequentemente, Automata. A usuária no Twitter @mintdrakenier tirou fotos do local, comparando-o com a abertura.
ニーアアニメOPで東京都庁の色々な写真vsリアリティー
here are some of the other shots from the nier automata anime opening that I took today of the shinjuku metro gov building compared to the op! I tried my best to match things up as accurately as I could pic.twitter.com/Gn8OxK1w2x
— mint → 自我データ (@mintdrakenier) January 8, 2023
Além desse elemento principal, também temos a aparição de um livro que provavelmente é uma referência a Replicant, e a retratação de personagens importantes para o enredo como Pascal e os irmãos Adam e Eve.
Por fim, também podemos destacar a cena final de 2B passando as mãos no rosto de 9S em um campo de flores brancas: elas são conhecidas como Luna Tears e se conectam com personagens da franquia como Emil e Kainé. A composição de 2B e 9S também é uma referência a tela de abertura do game e a uma de suas cenas mais impactantes.
Diferenças e referências no episódio
Se tratando de referências dentro do capítulo, a cena inicial do episódio foi, provavelmente, a mais marcante: nela vemos 2B carregando 9S nos braços enquanto tem um monólogo sobre o significado da sua luta e quanto tempo mais precisará continuar. Essa cena é uma referência tanto a uma das artes da versão física do jogo quanto a história de uma arma em específico, a Virtuous Contract, como apontado pela usuária do Twitter @RekkaAlexiel.
Já em termos de diferenças, podemos citar algumas: a aparição bem adiantada do robô de classe Goliath voador, que só dá as caras no jogo bem após essa parte inicial; a quantidade de veículos YoRHa que 9S vê antes de se juntar a 2B na missão da fábrica, que vai de 6 no jogo para 1 no anime; e o diálogo sobre a aparente inércia dos robôs inimigos, que não atacam caso não sejam ameaçados, que acontece um pouco antes do que o normal.
O show de fantoches e as adaptações dos finais
Talvez o elemento mais destoante do resto do episódio, a cena de encerramento apresenta versões fantoche de 2B e 9S, que revelam fazer parte do segmento que abordará os diferentes finais do jogo.
Para quem não está familiarizado, Automata tem 26 finais, um para cada letra do alfabeto. Com exceção das rotas A e B, e dos finais C, D e E, todos os outros encerramentos tem fins apenas cômicos, como uma espécie de E Se? com os personagens do jogo.
No episódio, os fantoches tocam suas caixas pretas e acabam explodindo o bunker da organização YoRHa, desabilitando a famosa cena de Game Over do jogo: nesse caso, os personagens fizeram uma versão do final U, que consiste apenas em explodir dentro do bunker. Se a curiosidade bater, você pode conferir o que acontece e como fazer todos os finais do jogo abaixo:
NieR: Automata Ver1.1a terá novo episódio lançado todo sábado, às 14h30 no horário de Brasília, na Crunchyroll.