Lançado em abril de 2021, a nova versão de NieR Replicant conta com gráficos e trilha sonora refeitos, assim como adições na história do jogo.

Uma dessas adições na história do jogo é uma nova missão chamada The Mermaid, originalmente lançada como uma história escrita juntamente ao guia do jogo em 2010. O novo enredo envolve uma garota misteriosa, um naufrágio e uma batalha intensa e cheia de ação contra um excelente chefe.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o capítulo e as inspirações de Yoko Taro para criá-lo.

Origens

Em entrevista para o Playstation Blog, Taro revelou várias das ideias por trás da produção desse novo capítulo: ele deriva da história The Little Mermaid, escrita por ele mesmo e que fez parte do Grimoire Nier, um compilado de conteúdos escrito que contém diversas informações sobre o game, além de histórias adicionais.

De acordo com Taro, a intenção da equipe de desenvolvimento era incluir a história no jogo de 2010 devido a problemas de orçamento. Porém, já que o conceito já existia, o diretor optou por incluir a história no conteúdo bônus do jogo: uma vez que histórias escritas não dependem inteiramente de um orçamento, Taro pôde escrever sem pensar muito sobre o assunto.

Em termos de inspiração, Taro explica que a ideia inicial de NieR Replicant era trabalhar com vilões de contos de fada: mesmo após a ideia ter sido descartada, alguns elementos ainda ficaram no produto final, o que inclui o capítulo em questão (inspirado na história d’A Pequena Sereia, cujo nome em inglês é The Little Mermaid). A ideia inicial também deu origem a outro jogo com envolvimento de Taro, SINoALICE.

NieR Replicant
Louise é a personagem principal do novo capítulo.

Adaptação para video game

Para converter a história para video game, foram necessários alguns passos específicos para a situação: é comum haver uma adaptação livro-jogo, onde se faz necessário pensar em todos os elementos que estarão em tela, já que tudo é visível em um jogo. Porém, nesse caso específico, de acordo com Taro, a transição foi relativamente simples pois The Mermaid já havia sido pensado como parte do jogo dez anos antes e foram necessários apenas alguns ajustes.

É por esse mesmo motivo que outras histórias extras não foram incluídas na nova versão do jogo, exceto The Lost World: conhecido como o final E dentro do game, ele também foi escrito originalmente como conteúdo bônus e fez parte do CD-Drama do jogo de 2010, funcionando como uma espécie de plano B caso o estúdio não aprovasse a ideia inicial dos desenvolvedores.

Um dos maiores destaques do capítulo é a música, assim como acontece em todo o jogo – o diretor de trilha sonora do game e da franquia é Keiichi Okabe mas, de acordo com Taro, o compositor trabalhava as músicas do jogo a partir de trilhas sonoras que o diretor encontrava no Youtube:

“Quanto a como fazia meus pedidos, eu enviava URLs do YouTube e dizia a ele ‘por favor, faça uma música como essa’. Desculpe por não ser nada fantástico.”

NieR Replicant
Além do trio principal, o carteiro de Seafront também tem uma participação importante no capítulo.

NieR Replicant ver.1.22474487139 está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC via Steam.

Veja também: