O ano era 2020 e um vazamento do NVIDIA GeForce Now apontou que um suposto remake de Final Fantasy IX estaria sendo desenvolvido. Naquele ano, um usuário conhecido como “Im a Hero Too” disse que esse suposto remake carrega também a “assinatura da Sony” nele.
Avançando no tempo e chegando em 2023, o mesmo usuário retornou e disse ter conferido algumas imagens do game, porém o mesmo afirmou que “ainda deve demorar pelo menos dois anos até que o projeto seja lançado”.
Era só papo de fórum?
Até então os rumores não eram levados muito à sério, já que esse tipo de tópico surge com uma frequência grande nos fóruns e redes pela internet. O que fez recentemente o rumor tomar força foi a declaração de Jeff Grubb.
Grubb que é jornalista e escreve para o site Giant Bomb há alguns anos, revelou uma informação durante uma conversa no podcast do portal em julho desse ano. Jeff deu a entender que um remake de Final Fantasy IX “é real”.
Após essa declaração muitos novos burburinhos surgiram pela internet, porém o mesmo os desmentiu apontando que essas supostas “novas informações” sobre o RPG que foram atribuídas a ele não eram verdade.
“Não falo de Final Fantasy IX há semanas, mas estes rumores continuam surgindo em blogs, no Twitter (atual X) e no YouTube como se eu tivesse dito algo novo ou diferente. Apenas disse que é definitivamente real, claro que é”, frisou Grubb em postagem.
Ter esperança ou não ter?
Se esse remake de fato existir, espera-se que seja uma releitura em uma escala bem menor do que Final Fantasy VII Remake, tendo em vista que projetos dessa proporção são anunciados não tão “tardiamente” pela Square Enix.
Esses boatos continuavam mais quietos que o Vivi, mas ganharam os holofotes mais uma vez após a conta oficial da Square Enix no Twitter (X) fazer uma postagem sobre sua line-up da Tokyo Game Show 2023.
Para muitos essa postagem não significou nada, porém para os fãs que sonham com um remake de Final Fantasy IX notaram a imagem de Zidane na composição.
A Tokyo Game Show 2023 ocorrerá de 21 a 24 de setembro no Japão. Serão 25 transmissões ao vivo no YouTube, de gigantes como Atlus, Bandai Namco, Capcom, SEGA e Square Enix.
Vale ressaltar que a HoYoverse e a Square Enix terão duas horas de apresentação, enquanto as outras empresas ficarão com somente 60 minutos cada. O painel da Square Enix acontecerá no dia 22 de setembro de 9h00 às 11h00 no horário de Brasília.