Ficou empolgado com a nova série da Netflix, Shadow and Bone? Sabia que a série será baseada nos livros de Leigh Bardugo? Pois é! Vamos falar sobre a ordem de leitura de Sombra e Ossos e todo o Grishaverse. 

Mas o que é o Grishaverse? Bem, o universo de Bardugo é povoado por seres poderosos chamados Grisha (conheça esses poderes aqui!), e todos os livros desse universo lidam com personagens poderosos.

Sombra e Ossos

A primeira trilogia – a que será adaptada na Netflix – é a saga de Alina Starkov, Sombra e Ossos. É nesta trilogia que começa a base de todas as histórias do Grishaverse. A ordem de leitura é:

  1. Sombra e Ossos (compre o primeiro livro aqui)
  2. Sol e Tormenta
  3. Ruína e Ascenção

Six of Crows

Na sequência cronológica vem a duologia Six of Crows, que se passa dois anos após o final da trilogia Sombra e Ossos. A duologia também será adaptada na série da Netflix, mas com mudanças que não conhecemos ainda. A ordem de leitura é:

  1. Six of Crows: Sangue e Mentiras
  2. Crooked Kingdom: Vingança e Redenção

Se você não tiver interesse na trilogia, pode ler a duologia isoladamente. Gosto de comparar com os filmes da Marvel – você pode vê-los sozinhos e se divertir, mas se acompanhar o universo, tudo fica mais divertido pelas referências e retorno de personagens.

A duologia do Nikolai

O Grishaverse também tem outra duologia, composta por King of Scars e Rule of Wolves. Diferentemente de Six of Crows, essa duologia depende muito dos eventos da trilogia Sombra e Ossos para ser compreendida em sua totalidade, já que foca no personagem Nikolai – introduzido nela. Ah, e no momento que este artigo está sendo escrito, ela só está disponível em inglês – além do fato que o segundo livro ainda não foi lançado. Para quem “manja dos inglês” e quiser ler, a ordem é:

  1. King of Scars
  2. Rule of Wolves (lançado em 30 de março)

Extras

Tem alguns livrinhos extras no Grishaverse. Um deles é “The lives of Saints“, um livro ilustrado contando histórias do Santos mencionados durantes as sagas – o livro é como se fizesse parte do universo, tal como “Animais Fantásticos e Onde Habitam” está para “Harry Potter.

Outro deles é “The Language of Throns“, uma coleção de seis contos inspirados em mitos, contos de fada e folclores. Ele não está diretamente conectado às outras histórias, mas os contos se passam no mesmo universo. 

E por fim, “The Severed Moon“, que não beeeem um livro, e sim um diário. A obra traz 365 reflexões baseadas na magia dos Grisha do universo de Bardugo, dando inspiração para escrita criativa do leitor. No momento, as três obras extras só estão disponíveis em inglês.

Ficou fácil de entender a ordem de leitura de Sombra e Ossos, né? É bem simples. Desejamos a todos uma incrível experiência ao embarcar no Grishaverse – seja pelos livros ou pela série da Netflix