Em comemoração pelos 20 anos do lançamento de Final Fantasy X para o PlayStation 2, confira uma lista especial relembrando 6 momentos memoráveis desse clássico.
A cena de abertura
Pergunte a qualquer fã de Final Fantasy X sobre o momento que eles realmente começaram a se apaixonar pela história, e com certeza ouvirá sua abertura ser mencionada.
Final Fantasy X tem uma abertura tão impactante, graças ao lindíssimo tema Zanarkand, e ao pedido sincero de Tidus aos jogadores para ouvir a sua história. A própria cena de abertura tem seu lugar perto do final do jogo, onde Yuna e os seus guardiões estão finalmente chegando no fim da sua viagem, e ela pode convocar o Final Aeon.
O tom solene da cena é suficiente para que saiba que algumas coisas sérias irão acontecer, e ajuda realmente a definir o tom para o resto do jogo.
A cena da Riso
Esta é provavelmente a única cena de Final Fantasy X que todos amam odiar, e por boas razões. Tirando as atuações, a cena do riso é realmente importante para estabelecer a relação entre Tidus e Yuna.
A ideia da cena é que Yuna faça com que Tidus comece a rir para que ele se sinta melhor. O riso é pra ser embaraçoso de começo, mas como a dupla continua a rir, esse embaraço se transforma em um riso genuíno, permitindo Tidus libertar suas emoções.
O Programa de Rádio Pré-Jogo
Um dos momentos mais frequentemente esquecidos em Final Fantasy X, o pequeno passeio que o Tidus faz em direção à arena de Zanarkand. Neste segmento, enquanto corremos até chegar ao destino. Ao longo do caminho, vemos uma grande imagem de Jecht num edifício, e ao fundo, ouve-se um pouco de um programa de rádio precedendo a próxima partida.
Quando o locutor lembra de Jecht e fala de como ele se sentiu quando surgiu a notícia sobre o seu desaparecimento. É uma história que mexe com nossas emoções, que ficou muito melhor com o tema do Tidus tocando ao mesmo tempo.
Mas, após uma nova jogatina, é possível notar a ironia da cena, pois nesse momento do jogo Tidus não tem qualquer interesse em pensar em Jecht. Mas o entusiasmo do locutor em contraste com o sentimento de Tidus pela rejeição de Jecht, faz com que seja um momento bastante introspectivo no jogo.
O Lago Macalania
Uma das maiores cinemáticas do jogo, este momento também finalmente confirma que Tidus e Yuna de fato sentem uma coisa pelo outro. Esta cena começa com Tidus confortando Yuna após a grande revelação que os ensinamentos de Yevon são todos uma farsa. A dupla começa a fantasiar sobre aventuras e o desejo de viajar.
Mas, claro, Yuna sabe que não pode simplesmente desistir de sua peregrinação, e a cena continua com ela caindo em lágrimas. Tidus decide então que é o momento certo de se abrir, e os dois passam um momento romântico juntos debaixo de água.
A revelação de Yunalesca
Nenhuma outra cena em Final Fantasy X é tão impactante como a verdade brutal que Yunalesca lança sobre os nossos heróis. Quando Yuna e o bando chegam a Zanarkand, aprendem que o rito da Convocação Final foi completamente baseado em falsas esperanças, e foi concebido para colocar Spira num ciclo interminável de morte e desespero.
Mas não é isso que torna esta cena tão grandiosa, sim a forma como Auron se aproxima para convencer seus camaradas a enfrentarem os seus medos e tristeza. É isso ou simplesmente morrer com falsas esperanças, acreditando nas mentiras que Yevon tem contado ao longo dos anos.
É um momento realmente poderoso que permite que todos se unam, e seja resolvido o fim da terrível tradição de Yevon, para salvar Spira.
A cena final
Toda a jornada de Final Fantasy X é convincente, e a cena final encerra as coisas com perfeição.
Como Tidus descobre que é, de fato, apenas um sonho, ele aceita que tem de desaparecer, mas não antes de dizer adeus a Yuna e aos seus amigos. A cena de despedida é mantida relativamente curta e emocionante, e podemos ver Tidus finalmente resolver todos seus problemas com seu pai.
O prólogo do jogo finaliza as coisas com uma bela imagem de Yuna assobiando, e faz um discurso edificante ao povo de Spira sobre como podem finalmente viver suas vidas intensamente sem o Pecado por perto.
Final Fantasy X foi lançado originalmente em 2001 exclusivamente para PS2. O game possui uma versão remasterizada, chamada Final Fantasy X/X-2 HD Remaster lançada em 2013 para o PS3, PS4, PC e Switch.