Preparado para conhecer ou relembrar o segundo jogo da série Dragon Age? Preparamos um resumo de Dragon Age 2, incluindo as DLCs. No entanto, lembre-se de que este resumo não substitui a experiência completa do jogo. Se a trama despertou seu interesse, recomendamos jogar para vivenciar todos os detalhes e nuances da história. Confira:
Índice
- Resumo de Dragon Age 2
- Ato 1
- Ato 2
- Legacy DLC
- Mark of the Assassin DLC
- Ato 3
- O Conto do Campeão de Kirkwall
Resumo de Dragon Age 2
Customização
Diferentemente de seu predecessor, Dragon Age: Origins, Dragon Age 2 traz uma customização limitada de seu protagonista Hawke, devido ao foco narrativo na família. Hawke sempre é um humano, e os detalhes da sua origem mudam apenas por sua classe:
- Se Guerreiro ou Ladino, Hawke fazia parte do exército derrotado de Cailan em Ostagar;
- Se Mago, Hawke vivia como apóstata na cidade de Lothering.
A aparência também pode ser personalizada, e essas mudanças refletem na família. Existem nove variações de família no total, dependendo da combinação entre o preset escolhido e o tom de pele selecionado.
A Mecânica de Amizade e Rivalidade
Em Dragon Age 2, a mecânica de amizade e rivalidade tem um impacto narrativo significativo nas relações entre Hawke e seus companheiros. A mecânica de amizade e rivalidade vai além das interações básicas e molda a maneira como a história se desenrola e como os personagens se desenvolvem.
- Amizade: Quando Hawke mantém relações amigáveis com os companheiros, isso resulta em apoio e lealdade. Os personagens se tornam aliados próximos, com vínculos afetivos.
- Rivalidade: Relacionamentos de rivalidade introduzem tensão e conflitos. Os rivais frequentemente desafiam Hawke e expressam desacordo, gerando debates e desafios morais.
Você pode ter romance com personagens com ambas amizade e rivalidade altas. Isso afetará as interações e desenvolvimento do romance.
Prólogo
A história de Dragon Age 2 é narrada por Varric, que está em um interrogatório. Cassandra busca Hawke, o Campeão de Kirkwall, com os Buscadores, um ramo dos Templários. Ela captura e interroga Varric para entender como Hawke provocou uma guerra entre magos e Templários. Varric, então, explica os eventos que desencadearam a guerra.
A história se inicia pouco depois da Batalha de Ostagar, quando a família Hawke foge da aldeia de Lothering, em Ferelden, enquanto uma horda de darkspawn os persegue. Durante sua fuga, eles encontram Aveline e seu marido Templário, que resolvem unir forças. Apesar disso, o escape deixa vítimas. O esposo de Aveline falece, e também um dos irmãos de Hawke. Se Hawke é mago, sua irmã Bethany não sobrevive à fuga; se é guerreiro ou ladino, é seu irmão Carver quem não resiste.
O Resgate de Flemeth
Quando tudo parece perdido, Flemeth, uma bruxa que pode assumir a forma de um dragão, oferece ajuda para que a família escape para Kirkwall, uma cidade no outro lado do mar onde a mãe de Hawke tem família, com a condição de que Hawke realize uma tarefa para ela.
Para entrar em Kirkwall, Hawke se junta a um grupo de mercenários ou contrabandistas. A mãe de Hawke, Leandra, fica muito surpresa ao saber que a sua família perdeu todo o dinheiro e status quando reencontra seu irmão Gamlen Amell. Ainda assim, eles se estabelecem na casa dele na Cidade Baixa, uma das áreas mais empobrecidas de Kirkwall – Hawke, seu irmão sobrevivente, sua mãe e o leal Mabari da família.
Ato 1
Um ano depois, Hawke encontra uma oportunidade promissora para tirar sua família da miséria: um anão chamado Varric e seu irmão Bartrand planejam uma expedição de caça ao tesouro nas perigosas Estradas Profundas. Varric se une a Hawke para conseguir financiamento e conhecimento da região, e oferece serviços da sua besta especial, Bianca.
Enquanto Hawke procura por dinheiro, as tensões políticas de Kirkwall se tornam evidentes. Primeiramente, os templários intensificam sua opressão sobre os magos do Círculo, o que resulta no aumento significativo de maleficares e magos de sangue. Além disso, surge um conflito com os Qunari, uma vez que o Arishok se estabeleceu nas docas após um naufrágio e não demonstra intenção de partir.
Vale também informar sobre uma pequena missão secundária, onde descobrimos que há um serial killer de mulheres em Kirkwall, que manda lírios brancos para suas vítimas. Essa informação será importante no Ato 2.
Certamente, as decisões de Hawke moldam a perspectiva sobre esses conflitos e definem se sua personalidade se inclina mais para a diplomacia, o sarcasmo, ou a agressividade.
Anders: Um Guardião Cinzento em Kirkwall
Hawke e Varric procuram alguém com conhecimentos das Estradas Profundas, para ajudar na expedição, e encontram Anders. Atualmente, Anders deixou os Guardiões Cinzentos e vive em Kirkwall, onde usa suas habilidades de cura para ajudar os refugiados de Ferelden gratuitamente. Em troca da ajuda de Hawke para libertar seu amigo Karl do Círculo de Kirkwall, Anders oferece mapas dos Guardiões Cinzentos que mostram essas entradas.
Anders e Hawke descobrem que Karl foi transformado em Tranquilo, perdendo sua magia e sentimentos, e atraiu Anders para uma armadilha dos templários. Enfurecido, Anders revela que está possuído pelo espírito Justiça. O confronto acaba com o sacrifício de Karl, que prefere morrer a viver como Tranquilo.
Mais tarde, Anders explica a Hawke que escolheu se tornar o anfitrião de Justiça para trazer justiça aos magos forçados a entrar no Círculo. Contudo, a raiva transformou Justice em uma força de Vingança, e Anders agora luta para manter o controle.
Merrill: Pagando a Dívida de Flemeth
Hawke ainda lembra da promessa que fez a Flemeth, e se dirige até as montanhas da região, onde um acampamento Dalish está estabelecido, para pagar sua dívida. Lá Keeper Marethari o recebe, e Merrill o leva até o local do ritual. Dentro do medalhão estava um fragmento de Flemeth, que garante a sua ressurreição em caso de morte.
Ao retornar, Marethari explica que Merrill deseja deixar o clã e pede que você cuide dela. Merrill manteve um Eluvian das ruínas antigas para purificá-lo, o mesmo que infectou o elfo na origem Dalish de Dragon Age: Origins. Inicialmente, Merrill solicitou a ajuda de Marethari para remover a corrupção do fragmento, mas a Keeper recusou. Sem a quantidade necessária de lyrium, Merrill recorreu à magia do sangue, aprendida com um demônio do orgulho aprisionado. Ela argumentou com Marethari que a magia do sangue era essencial para restaurar o Eluvian e garantir a sobrevivência dos Dalish, mas isso fez com que o clã se voltasse contra ela.
Merrill decidiu explorar o mundo e continuar seus estudos sobre o Eluvian. Ao chegar em Kirkwall, mesmo que nervosa a princípio, ela encontra abrigo na Alienage e se junta ao grupo de Hawke.
Aveline: Uma Amiga na Guarda da Cidade
Hoje Aveline faz parte da Guarda da Cidade de Kirkwall para ganhar a vida. Com a ajuda de Hawke, ela descobre uma conspiração envolvendo o Capitão da Guarda Jeven, e a organização criminosa Coterie. Jeven envia guardas em patrulhas perigosas, sacrificando-os para que os ladrões obtenham informações valiosas sem levantar suspeitas. Quando o esquema de Jeven é exposto, ele é preso pelos próprios guardas e Aveline assume o cargo de Capitã da Guarda por seu papel em acabar com a corrupção.
Fenris: O Ex-Escravo com Tatuagens de Lírio
Em busca de dinheiro para financiar a expedição, Hawke realiza trabalhos pela cidade. Durante um desses trabalhos, encontra Fenris, um ex-escravo de Tevinter. Descobrimos que Fenris sabe pouco sobre seu passado, pois sofreu um experimento onde lírio foi tatuado sob sua pele, tornando-o um guerreiro excepcional.
Fenris pede a ajuda de Hawke para invadir a mansão de Danarius, o magister que o mantinha como escravo. Afinal, eles conseguem limpar a mansão, porém Danarius não estava lá. Fenris, então, mostra os espólios da batalha e oferece seus serviços como pagamento, dando a Hawke mais um aliado.
Isabela: A Pirata com Morais
Isabela é encontrada pela primeira vez em uma taverna chamada Hanged Man. Ela pede a ajuda de Hawke em um duelo contra um capanga de Castillon, que a procurava pela cidade. Isabela revela que trabalhava como contrabandista, transportando lírio, jóias e criminosos. Ela se desentendeu com Castillon após libertar 200 refugiados da Podridão que deveriam ser transportados como escravos. Castillon ordenou que Isabela recuperasse uma relíquia valiosa para compensar a perda, mas ela a perdeu em uma tempestade que naufragou seu navio perto de Kirkwall. Ela acredita que recuperar a relíquia a livrará de Castillon.
Hawke pode concordar em ajudar e, durante a noite, eles enfrentam os homens de Castillon em Hightown, finalmente rastreando-o até a Chantria, onde o matam, ganhando Isabela como aliada.
Sebastian: O Príncipe Exilado
Sebastian é um personagem opcional, obtido através da DLC The Exiled Prince. Após o assassinato de sua família por um grupo mercenário, Sebastian discute com a Grã-Clériga Elthina em frente à Capela de Kirkwall, em Hightown. Tomado pela raiva, ele coloca um aviso, oferecendo uma recompensa para quem matar os assassinos de sua família. Se o Hawke aceitar o contrato, Sebastian agradece a ajuda e vai pedir apoio ao Visconde para retomar Starkhaven, cidade-estado da qual é príncipe.
Bethany ou Carver: Casos de Família
A presença do irmão sobrevivente de Hawke reforça os laços familiares e expõe as tensões de viver como mago apóstata. Bethany, uma maga, aprecia a ajuda de Hawke para protegê-la, mas sente-se culpada por ser um fardo para a família. Carver, um guerreiro, se ressente de perder oportunidades para manter o segredo de Hawke, resultando em um relacionamento mais hostil.
Com Bethany ou Carver, a família descobre que a mãe sacrificou sua riqueza e status para fugir com o pai, um mago apóstata. Entretanto, o avô nunca deserdou Leandra, mas seu tio Gamlen gastou toda a fortuna da família. Assim, decidem recuperar a mansão Amell.
Quando chega o momento de partir para a expedição das Estradas Profundas, surgem consequências importantes para Bethany e Carver. Sua mãe implora que seu irmão permaneça em casa, temendo perder mais um filho nas Estradas Profundas. Se você acatar os desejos dela, então Bethany encontra os templários, que a levam ao Círculo dos Magos de Kirkwall, um local chamado A Prisão (t.l.). Por outro lado, Carver, cansado de viver à sua sombra, eventualmente se junta aos Templários. Já descobriremos as consequências de levá-los com você na Expedição!
Varric: A Expedição
Assim que Hawke junta o dinheiro necessário, Varric acompanha Bartrand e Hawke na Expedição às Estradas Profundas. O grupo encontra um Thaig Primaveril com um Ídolo de Lirium vermelho, que parece extremamente valioso. Encantado pelo ídolo, Bartrand tranca Hawke e Varric na sala e foge com o artefato, deixando-os para morrer. Varric, furioso com a traição, jura encontrar e matar Bartrand.
Neste ponto, a decisão de levar um dos irmãos tem consequências graves, e tudo depende da presença de Anders. Durante a fuga do Thaig Primaveril, Bethany ou Carver contrai a infecção dos darkspawn. Sem Anders no grupo, a morte torna-se inevitável. No entanto, caso o mago esteja presente, ele localiza outro Guardião Cinzento nas Estradas Profundas, Stroud, que recruta Bethany ou Carver para a ordem a fim de que sobrevivam. Assim sendo, Hawke retorna para casa e enfrenta a dor da mãe ao perceber que perdeu mais um filho.
Enfim, Hawke e Varric escapam das Estradas Profundas e, com os tesouros encontrados, ambos se tornam extremamente ricos.
Ato 2
Três anos depois, Hawke e sua mãe, Leandra, recuperaram a mansão e agora residem na Cidade Alta, a área nobre de Kirkwall. Atualmente, Hawke desfruta do respeito da cidade por ter ascendido socialmente e por manter uma reputação admirável.
O Visconde de Kirkwall convoca Hawke para resolver uma situação política causada pelas forças militares estrangeiras dos Qunari. Os Qunari recusam-se a obedecer às leis locais e o fato de não demonstrarem intenção de partir, aumenta a tensão com os habitantes da cidade.
Merrill: Medo Entre os Dalish
Ainda sem obter sucesso com o espelho élfico, Merrill busca a ajuda de Hawke para enfrentar Marethari e obter uma adaga especial necessária para completar o Eluvian. Ao confrontar a Keeper, ela invoca o direito de vir sulevanan, que permite aos Dalish reivindicar qualquer propriedade ou artefato do clã em troca de um serviço. Relutantemente, Marethari pede que eles matem um Varterral que matou muitos caçadores do clã, como parte do acordo pela adaga.
Durante a exploração do covil do Varterral, encontram Pol, que foge em pânico ao ver Merrill e se dirige diretamente ao Varterral. Após matar o Varterral e retornar ao acampamento, Merrill descobre que Pol temia a possível contaminação dos darkspawn que ela poderia trazer de volta. Marethari tenta usar isso para forçar Merrill a abandonar sua pesquisa sobre o Eluvian e voltar para o clã; no entanto, Merrill recusa firmemente.
Apesar de Merrill cumprir sua parte do acordo, a Keeper não o faz e entrega a adaga a Hawke para guardar. Assim, Hawke deve decidir se dá o Arulin’Holm a Merrill ou a nega a ferramenta.
Fenris: Passado Revelado
Enquanto Hawke viaja com Fenris, um grupo de escravistas de Tevinter, enviados pela aprendiz de Danarius, Hadriana, tenta recapturá-lo. Fenris pede que Hawke vá até um antigo esconderijo de escravistas para enfrentar Hadriana. Se a solicitação não for atendida rapidamente, Fenris deixará o grupo permanentemente. Ao encontrar Hadriana, ela revela que Fenris tem uma irmã e oferece informações em troca de sua vida, mas Fenris acaba matando-a.
Durante uma conversa sobre crenças, Hawke descobre que Fenris conheceu bem a cultura e as práticas Qunari após seu mestre deixá-lo em Seheron, depois de uma batalha com os Qunari. Os Guerreiros da Neblina trataram suas feridas e Fenris viveu com eles antes de Danarius recuperá-lo e ordenar que ele matasse os guerreiros que o defenderam. Esse foi o estopim que fez Fenris fugir de seu mestre.
Sebastian: O Retorno do Príncipe
Quando Sebastian é encontrado pela segunda vez, ele se junta a Hawke completamente. Ele descobriu que a antiga família nobre de Kirkwall, os Harimanns, contratou os mercenários que mataram sua família.
Sebastian e Hawke descobrem que os Harimanns foram corrompidos por um demônio do desejo. Lady Harimann, obcecada por seu desejo de conquistar Starkhaven, orquestrou o assassinato e colocou o frágil primo de Sebastian no trono como um governante fantoche. Johane Harimann é morta por Sebastian e Hawke, e o demônio é derrotado. Após esses eventos, Sebastian fica em conflito sobre se deve permanecer na Chantria ou retomar Starkhaven.
Varric: O Destino de Bartrand
Após a expedição, Bartrand desapareceu, e Varric teve que se dedicar a evitar que o negócio da família falisse. Atualmente, Varric ocupa o assento de seu irmão na Guilda dos Mercadores Anões, embora prefira gerenciar o império financeiro da família a partir de sua suíte no Hanged Man.
Eventualmente, a rede de espiões de Varric descobre que Bartrand voltou para Kirkwall e está em uma mansão na Cidade Alta. Varric e Hawke vão até lá e encontram os guardas de Bartrand enlouquecidos. Descobrem que Bartrand, após deixar Varric e Hawke para morrer, foi consumido pela loucura devido ao ídolo de lírio vermelho. Ele tortura os servos e alimenta os guardas com lírio. Hugin, o último servo, pede que Varric e Hawke deem uma morte rápida e misericordiosa aos que ainda estão vivos na mansão.
Varric e Hawke enfrentam Bartrand e seus guardas enlouquecidos. Após derrotar Bartrand, Varric tenta falar com ele, mas o irmão está completamente insano, implorando para que Varric o ajude a encontrar o ídolo novamente. Hawke pode escolher se Varric deve matar Bartrand ou poupá-lo.
Bethany ou Carver: Onde Estão?
Não temos Bethany ou Carver na party durante o Ato 2, mas recebemos notícias deles, caso estejam vivos.
Bethany, no Círculo, está contente e encontra satisfação ao ensinar jovens aprendizes, embora sinta pressão de alguns Templários. Entretanto, como Guardiã, ela reflete sobre a dificuldade de sua nova vida de sobrevivência e demonstra tristeza.
Carver, como templário, percebe que encontrou um propósito, mas não gosta do tratamento dos magos e se preocupa com as ideias extremas na Ordem. Já como Guarda Cinza, ele se frustra com a dura realidade de seu trabalho, mas se alegra por ter saído da sombra de Hawke e encontrado um propósito maior.
Anders: Justiça ou Vingança?
Após a morte de Karl, Anders se une ao submundo dos magos, ajudando-os a escapar da Torre e tratando refugiados na Cidade Baixa, embora os casos sejam poucos. Quando Hawke o visita, Anders revela que está perdendo o controle sobre Justiça, ou melhor dizendo, Vingança.
Mais tarde, Anders pede ajuda a Hawke para investigar o plano de Ser Alrik de transformar todos os magos em Tranquilos. Eles encontram Alrik ameaçando a jovem maga Ella, e Justiça, no controle de Anders, ataca os templários. Após a batalha, Ella chama Justiça de “demônio”, o que deixa Anders ainda mais perturbado.
Anders foge assustado após o confronto. Hawke descobre evidências de que o plano de Ser Alrik existia, mas foi rejeitado pela Cavaleiro-Comandante Meredith e pela Divina Justinia. Anders, perturbado e convicto de que ele e Justiça se tornaram monstros, está desconfortável por não ter nenhum controle sobre seu corpo e as decisões de Justiça.
Mais uma Morte na Família
Hawke retorna à sua propriedade e logo percebe que Leandra não compareceu à reunião semanal com Gamlen. Ele descobre que, possivelmente, ela está com um pretendente que lhe enviou lírios brancos. Ao conectar esses eventos com a ameaça do serial killer, Hawke inicia imediatamente a busca pela mãe.
A investigação revela que o assassino é um mago de sangue, que procura recriar o amor de sua vida usando partes de mulheres que ele assassinou. A aparência de Leandra se assemelha à da falecida, tornando-a uma vítima provável.
Finalmente, Hawke encontra Leandra em um estado deplorável, porém ainda consciente. Ela expressa sua gratidão por Hawke ter a encontrado e a salvo de um destino pior que a morte. Gamlen é informado da situação e Hawke enfrenta a decisão de revelar ou não a verdadeira causa da morte de Leandra.
Além disso, o impacto emocional de encontrar a mãe em tal condição pesa pesadamente sobre Hawke, que deve lidar com a dor e a complexidade do momento.
Romances
Durante o Ato 1, as relações amorosas são limitadas a flertes, com a possibilidade de evoluírem para romances reais no Ato 2. Todos os romances são pansexuais, exceto Sebastian, e o jogador pode escolher apenas um romance definitivo.
Isabela
Hawke começa a flertar com Isabela, levando a um encontro íntimo. No entanto, ela hesita em aprofundar o relacionamento, alegando que o que tiveram foi apenas um momento de curiosidade. Caso Hawke decida seguir adiante, Isabela revela seu passado complicado e uma história de amor não correspondido. Apesar de sua relutância inicial, ela desenvolve um vínculo significativo com Hawke. Assim, ela demonstra que, embora tenha uma natureza libertina, valoriza a conexão que tem com ele.
Merrill
Merrill inicia um romance com Hawke após completar suas missões pessoais no Ato 2. Ela enfrenta a resistência de seu clã, que desaprova seu relacionamento com um humano. No entanto, Merrill decide que o amor que sente por Hawke é mais importante do que a aprovação do clã. O relacionamento evolui e, eventualmente, Merrill se muda para a propriedade de Hawke.
Anders
O romance com Anders começa quando Hawke escolhe opções de flerte durante sua missão pessoal no Ato 2. Anders revela seus sentimentos e, se Hawke compartilha a mesma intensidade, eles ficam juntos. O relacionamento de Anders é complexo, marcado por suas questões emocionais e sua luta interna, o que pode causar problemas no romance. Anders se entrega ao romance e se muda para a propriedade de Hawke no início do Ato 3.
Fenris
Hawke inicia o romance com Fenris através de opções de flerte no Ato 2. Após a missão, Fenris visita Hawke e, se o romance é desenvolvido, eles passam a noite juntos. Entretanto, Fenris revela que está lutando com traumas passados e não se sente pronto para um relacionamento duradouro. Apesar do desejo de estar com Hawke por um tempo, ele se afasta, alegando que não pode oferecer o que Hawke merece.
Sebastian
Embora Sebastian possa ser romântico com Hawke, ele nunca se envolve fisicamente devido ao seu voto de castidade. O romance com ele ocorre somente se Hawke for uma mulher e não estiver em um relacionamento com outros companheiros. A relação com Sebastian é mais platônica, centrada em conversas e afeições. Dessa forma, reflete sua devoção religiosa e compromisso com sua missão.
Aveline: A Lei e os Qunari
Atualmente, Aveline enfrenta dificuldades como Capitã da Guarda em Kirkwall devido à falta de recursos e ao desinteresse dos templários em apoiar a guarda, o que complica seu trabalho. Além disso, o visconde, que é fraco, hesita em fornecer o suporte necessário por temer desagradar os templários.
Como amigos, Hawke também pode ajudar Aveline na sua vida amorosa, levando ela a se casar com Donnic Hendyr, um dos guardas, ou permanecer solteira.
Aveline solicita a ajuda de Hawke para prender dois elfos fugitivos que se refugiaram com os Qunari por matarem um guarda que os abusou. O Arishok, ofendido pela tentativa de prender seus novos convertidos e cansado da desordem de Kirkwall, contra-ataca e ameaça conquistar a cidade.
Isabela: A Relíquia Qunari
Isabela roubou o posse do Tomo de Koslun, um texto sagrado da filosofia Qunari, escrito pelo fundador do Qun, Ashkaari Koslun. Por conta desse roubo, seu navio e o dos Qunari foram pegos em uma tempestade e naufragaram, explicando a presença dos Qunari em Kirkwall e a recusa deles em partir.
Ela pede a ajuda de Hawke para encontrar Wall-Eyed Sam, que está com o Tomo de Koslun. No entanto, após encontrarem o Tomo, Isabela foge com o Tomo e abandona o grupo. O desaparecimento da relíquia e os crescentes conflitos ideológicos dos Qunari faz com que o Arishok finalmente abandone sua postura complacente e decida tomar a cidade para o Qun, matando o Visconde Kirkwall e assumindo controle.
Nasce o Campeão de Kirkwall
Hawke enfrenta a ameaça dos Qunari com firmeza, lutando pela cidade para impedir o Arishok. Durante a jornada, recebe a ajuda da Cavaleiro-Comandante Meredith e do Primeiro Encantador Orsino. Quando finalmente se depara com o Arishok, há diferentes possíveis desfechos para o confronto.
Se Isabela não retornar, Hawke enfrentará o Arishok até a morte, sem possibilidade de acordo.
Para Isabela retornar, Hawke deve ter tido um romance ou um bom nível de amizade ou rivalidade com ela. Hawke então deve decidir se entrega Isabela ao Arishok ou não.
- Se decidir entregar Isabela, ela será perdida para sempre, mas os Qunari deixarão Kirkwall pacificamente.
- Caso Hawke se recuse a entregar Isabela, e se ele conseguir o respeito do Arishok durante o Ato 2, o Arishok oferecerá um duelo. Se Hawke aceitar, ocorrerá um combate individual até a morte.
- Se Hawke recusar o duelo, o grupo enfrentará o Arishok e os Qunari.
Independentemente de como o conflito com o Arishok é resolvido, Hawke recebe a alcunha de Campeão de Kirkwall.
Legacy DLC
A DLC Legacy pode ser jogada em qualquer ato, mas muitos fãs consideram que ela tem um impacto emocional mais forte quando jogada após a morte de Leandra. Nesse caso, ela oferece a oportunidade de reencontrar os irmãos de Hawke no ato 2 ou ato 3.
No início, você se torna alvo de um violento cartel criminoso que busca “o sangue de Hawke”. É necessário enfrentar e encerrar esses ataques incessantes. Varric localiza a base da Carta na Terra dos Vimmark, que está repleta de anões obcecados por um ser chamado “Corypheus”. Você descobre que seu pai foi o mago que criou a prisão onde essa criatura reside, e, por isso, somente seu sangue ou o de seus irmãos pode abrir a prisão.
A maior parte da DLC se passa dentro de uma antiga torre de prisão dos Guardiões Cinzentos. O grupo precisa lutar até o topo da torre e enfrentar a criatura aprisionada lá. No caminho, enfrenta darkspawn e anões, e conhece os enigmáticos Larius e a poderosa maga Warden, Janeka.
Larius defende a destruição de Corypheus, argumentando que a entidade antiga é poderosa demais para ser controlada e representa um risco significativo se liberada. Em contraste, Janeka deseja usar Corypheus para acabar com as Podridões, acreditando que pode controlá-lo com magia de sangue. Portanto, Hawke deve decidir entre apoiar Larius ou ajudar Janeka, com qualquer um deles guiando Hawke até o topo da torre e o monstro que aguarda lá.
Corypheus
Após a quebra do selo final, Corypheus é libertado e, confuso, exige o respeito de todos, afirmando que qualquer cidadão do Império deve lealdade a um Magister de Tevinter. Seus murmúrios revelam que ele foi um dos magisters que entrou na chamada Cidade Dourada e retornou como um dos primeiros darkspawn.
Independentemente das intenções de Hawke, Corypheus decide atacar, acreditando que querem impedir sua fuga. Após uma batalha prolongada, Corypheus é derrotado. No momento em que Hawke dá o golpe final, Corypheus olha para Larius ou Janeka (dependendo de quem Hawke escolheu ajudar) e sorri de forma sutil. Ao ser derrotado, o Guardião pode ser visto tremendo antes de cair.
O Guardião sobrevivente agradece ominosamente a Hawke pela liberdade do controle de Corypheus e se retira para informar os Grey Wardens sobre o ocorrido. Quando Varric relata o encontro com Corypheus a Cassandra Pentaghast, ela menciona que os Guardiões Cinzentos encontrados nas ruínas da prisão não falaram sobre Larius ou Janeka. Assim, sugere-se que o Guardião sobrevivente nunca retornou à Ordem.
Mark of the Assassin DLC
No início da DLC Mark of the Assassin, Cassandra pergunta a Varric sobre um incidente envolvendo Hawke que pode desencadear uma guerra com Orlais. Varric, então, começa a contar a história de forma relutante. Embora esse evento possa ser jogado a qualquer momento, os fãs preferem completá-lo após escolher e confirmar um romance, a fim de aproveitar as interações românticas exclusivas dessa missão.
A história começa quando um dos contratos de Hawke é interrompido por um ataque dos Corvos Antivanos. Uma elfa chamada Tallis intervém na luta e busca a ajuda de Hawke para roubar uma joia chamada “Coração dos Muitos”, que pertence ao Duque Prosper.
Juntamente com Tallis, Hawke e seus companheiros vão ao Château Haine. Lá, durante festas e eventos, eles encontram uma forma de se infiltrar no palácio e roubar a jóia. No entanto, Duque Prosper e seus cavaleiros capturam Hawke e Tallis e revelam que Tallis é uma agente Qunari dos Ben-Hassrath.
Tallis, a Ben-Hassrath
Na masmorra, Tallis explica que tentava impedir um Tal-Vashoth chamado Salit de vender segredos Qunari para Orlais. Tallis revela que, se o pergaminho cair em mãos humanas, esses agentes e suas famílias seriam perseguidos e mortos.
Independentemente da decisão de Hawke em ajudar Tallis, depois de escaparem, Hawke enfrenta Prosper e Salit. Enquanto Hawke distrai Prosper, Tallis rouba um pergaminho que Salit, contendo informações sobre agentes Qunari na Thedas. Prosper e suas tropas matam Salit e seus Tal-Vashoth, mas são derrotados por Hawke e seus aliados em uma batalha intensa. Tallis então entrega a Hawke a verdadeira joia, o Coração dos Muitos, antes de partir.
Ato 3
Três anos após Hawke se tornar o Campeão de Kirkwall, a cidade está sem um governante e sob o domínio tirânico dos Templários. As tensões entre Magos e Templários atingem seu auge, com magos de sangue e templários corruptos espalhando o caos. Temendo pela segurança dos seus entes queridos, Hawke tenta se afastar do conflito, mas é evidente que não conseguirá escapar dessa situação por muito tempo.
Aveline: A Capitã da Guarda
Jeven, o Capitão da Guarda corrupto do Ato 1 se tornou o líder de um grupo de insurgentes, tentando desestabilizar Aveline e sua posição. Ele tenta forçar a expulsão de Aveline com queixas anônimas e incentiva outros guardas a se unir a ele. Jeven, ressentido com a prisão anterior e com o desejo de reduzir a influência de Ferelden em Kirkwall, enfrenta Aveline nos esgotos da cidade, onde acaba sendo morto após um ataque.
A atitude de Aveline em relação à sua posição como Capitão da Guarda depende do relacionamento com Hawke. Se Aveline for amiga de Hawke, ela se sente orgulhosa dos seus esforços para reformar a Guarda e está agradecida pelo apoio de Hawke. Ela permite que os guardas escolham suas patrulhas e promovam aqueles que se destacam. Por outro lado, se estiver em rivalidade com Hawke, Aveline se torna mais rigorosa e exigente.
Isabela: O Destino da Pirata
Isabela elabora um plano a fim de atrair Castillon, que continua à sua procura tentando convencê-lo a parar de caçá-la e entregar seu navio. Contudo, Hawke pode decidir entre permitir que Isabela siga com o acordo ou enfrentar Castillon e matá-lo.
Se estiver em um romance, Isabela oferece a Hawke uma posição em seu novo navio após lidar com Castillon, admitindo que, se alguém como Hawke estivesse a bordo do anterior, o navio provavelmente nunca teria naufragado. Além disso, ela confessa estar se apaixonando por Hawke e pergunta se o sentimento é recíproco, deixando a escolha para o Campeão finalmente formalizar e firmar o relacionamento.
Fenris: O Fim de Danarius
Fenris descobre que sua irmã, Varania, está na cidade e pede a ajuda de Hawke para encontrá-la. Quando finalmente se encontram, fica claro que Varania está agindo de forma estranha, pois inesperadamente ela revela que vendeu Fenris para Danarius.
Caso Hawke decida entregar Fenris a Danarius, ele é levado e deixa o grupo para sempre. Contudo, se Hawke apoiar Fenris, dizendo que ele não é escravo de ninguém, uma batalha se inicia na taverna, onde Fenris mata Danarius, arrancando seu coração com as próprias mãos.
Fenris se volta contra sua irmã, que revela que o nome real de Fenris é Leto, e que ele lutou para ganhar as marcas de lírio que ele tanto odeia. Fenris, cheio de raiva, decide matar Varania, mas Hawke pode dissuadi-lo.
Se você estiver em um romance com Fenris, Fenris se desculpa por ter rompido o relacionamento, e Hawke tem a opção de perdoá-lo, continuando o romance. Hawke pode consolar Fenris com a opção de dizer que não importa o que ele faça, desde que esteja ao seu lado.
Merrill: Consequências da Magia de Sangue
Merrill continua sua tentativa de consertar o Eluvian e decide buscar ajuda do demônio do orgulho novamente. Ela pede que Hawke a acompanhe devido ao risco que o demônio representa, uma vez que permanece em silêncio. Ao chegar lá, eles descobrem que a Keeper Marethari prendeu o demônio dentro de si mesma. A Keeper acreditava que o demônio queria usar o Eluvian para escapar e que Merrill seria a primeira vítima, mas não explica como chegou a essa conclusão.
Como uma abominação, Marethari ataca Merrill e seus companheiros, forçando-os a matá-la para sobreviver. O clã então confronta Hawke e Merrill sobre o desaparecimento da Keeper e descobre que ela está morta. Dependendo das escolhas feitas, o clã pode ser aniquilado ou partir em paz. No Alienage, Merrill está arrasada, sem solução para o Eluvian e sem sua mentora.
Se Hawke estiver em um romance com Merrill, ela expressa que tudo o que aconteceu parece um sonho. Hawke a conforta, prometendo que enfrentarão tudo juntos.
Sebastian: Lealdade à Chantria
A situação em Kirkwall continua a se descontrolar, e a Divina teme que sejam necessárias medidas extremas, possivelmente uma Marcha Exaltada contra a cidade. A Grande Clériga Elthina de Kirkwall pede a Sebastian e a Hawke para se encontrarem com a Irmã Rouxinol, conhecida como “Mão Esquerda da Divina”, a fim de convencê-la de que isso não é necessário.
No entanto, antes do encontro, eles são atacados por uma facção extremista de magos, os Resolutionistas. Incapaz de persuadir a agente da Divina, Sebastian tenta convencer Elthina a buscar segurança na Grande Catedral em Orlais. Elthina recusa, não querendo abandonar Kirkwall durante a crise, e Sebastian decide permanecer enquanto Elthina ficar.
Se em um romance, Sebastian pede que Hawke fique com ele. Em um caminho de amizade, os dois fazem um voto à Chantria, juntos. Na rivalidade, Sebastian volta para Starkhaven, com a promessa de continuar o relacionamento com Hawke.
Varric: Lírio Vermelho
Seu amigo revela que tem tentado vender a Mansão Bartrand para um nobre menor de Rivain, mas há ocorrências estranhas que fazem as pessoas acreditarem que o local é assombrado. Ele suspeita que essas perturbações sejam causadas pelo ídolo que Bartrand trouxe das Estradas Profundas e pede a ajuda de Hawke para investigar a mansão.
Ao chegar na propriedade, eles encontram aparições, vozes estranhas e objetos se movendo, enfrentando sombras e um golem etéreo. Após a batalha, Varric encontra um fragmento do ídolo de lírio, mas o objeto inteiro foi vendido para um comprador misterioso. Ele deseja manter o fragmento, acreditando que é a única maneira de entender o que aconteceu com Bartrand. Hawke pode optar por deixar Varric ficar com o fragmento ou se livrar dele.
Anders: Segredos Mortais
Anders revela que deseja se separar de Justiça e pede a ajuda de Hawke para obter ingredientes para uma poção de Tevinter que permitirá essa separação sem matar nenhum deles. Se Hawke recusar, a missão é concluída. Caso contrário, Hawke ajuda Anders a coletar os ingredientes.
Anders então pede que Hawke distraia a Grande Clériga Elthina para poder entrar na Chantria sem ser visto. Ele confessa que mentiu sobre a poção, mas se recusa a revelar seu plano. Hawke pode ajudar, ou não.
Se em um romance, Anders pede desculpas antecipadamente por partir o coração de Hawke, mas permanece na mansão de Hawke e expressa seu amor.
A Explosão da Chantria
Eventualmente, Hawke presencia uma discussão entre Meredith e Orsino sobre os magos de sangue e os abusos dos templários. Se Bethany ou Carver estiverem vivos e associados aos magos ou templários, estarão na cena. Orsino ameaça levar a questão à Grande Clériga Elthina, mas Anders interrompe, afirmando que a Grande Clériga não pode ajudar agora.
No final, independentemente das ações anteriores de Hawke, Anders explode a Chantria, matando a Grande Clériga Elthina e todos os presentes. Isso leva Meredith a invocar o Direito de Anulação contra todos os magos do Círculo, mesmo aqueles não envolvidos. Hawke precisa escolher qual lado vai defender no conflito.
Neste momento da história, seus amigos ou rivais se dividem em suas opiniões, e a forma como você se relaciona com eles pode levar a deserções ou até mesmo a confrontos, dependendo do lado que você escolher. Merril apoia os magos, Aveline e Fenris estão ao lado dos templários, enquanto Varric e Isabella se aliam ao lado que você decidir.
Se Hawke se aliar aos magos enquanto Carver é um templário, ele abandonará a ordem, afirmando que não matará seu irmão sob as ordens de Meredith. Caso Hawke se una aos templários com Bethany no Círculo, ela optará por permanecer com os magos e poderá morrer às mãos de Meredith, a menos que Hawke intervenha para impedi-lo.
O Destino de Anders
Após escolher seu lado na batalha, Hawke deve decidir o destino de Anders.
Se Hawke se aliar aos templários:
- Matar Anders: Hawke pode optar por esfaqueá-lo pelas costas.
- Deixá-lo ir: Anders confrontará Hawke, e todas as opções de diálogo levarão à necessidade de derrotá-lo em combate.
- Pedir ajuda: Anders recusará o pedido, e Hawke terá que enfrentar as outras duas opções, a menos que Anders seja um rival total. Se Hawke convencer Anders a se redimir matando magos, ele insinuará o desejo de tirar a própria vida após a batalha.
Se Hawke se aliar aos magos:
- Deixá-lo ir: Anders será encontrado novamente, querendo participar da batalha. Se sua ajuda for aceita, ele se reintegra ao grupo. Você pode reijeitá-lo, e então ele desejará boa sorte a Hawke e partirá para sempre.
- Pedir ajuda: Anders pode ajudar na batalha.
A Loucura de Orsino
Hawke atravessa a cidade em meio ao caos para chegar ao Círculo. Se um dos irmãos de Hawke se tornou um Guardião Cinzento, ele os encontrará durante a batalha. Bethany se aproxima de Hawke e se desculpa por seu comportamento amargo anterior, agradecendo por ter salvo sua vida e expressando o desejo de lutar ao seu lado. Por outro lado, Carver busca Hawke e pede para se unir à luta, agradecendo pela chance de lutar ao lado dele e oferecendo seu apoio para enfrentar a crise. Carver está satisfeito com sua nova vida como Guardião Cinzento e acredita que pode fazer a diferença ajudando seu irmão.
Ao chegar na Prisão, você tem a última oportunidade de conversar com seus amigos (ou rivais) enquanto você se prepara para a batalha final.
Orsino, em um ato desesperado, usará magia de sangue para se transformar em um monstro, forçando você a lutar contra ele, quer tenha escolhido o lado dos magos ou templários.
Meredith e o Lírio Vermelho
Após derrotar Orsino, Meredith aguarda com os templários restantes e ordena a execução de Hawke. Cullen, Cavaleiro-Capitão dos Templários, intervém, afirmando que a ordem era apenas prender o Campeão. Meredith então saca sua espada, feita do ídolo de lírio que Bartrand havia roubado e vendido.
Ela está claramente paranoica, e começa a lançar insultos sobre os templários ao seu redor e direciona sua arma contra Hawke, ordenando a execução. Cullen defende Hawke, fazendo Meredith se tornar hostil.
Meredith movimenta-se pelo campo de batalha com força e poderes sobrenaturais, trazendo as estátuas da Prisão para a vida, que dificulta a batalha. Perto da derrota, ela tenta invocar o Criador para ganhar poder em sua última tentativa de destruir o Campeão, mas sua espada de lírio vermelho quebra e, ao gritar, o lírio a transforma em uma estátua. Após ver o que restou de sua líder, os templários recuam e permitem que Hawke e seu grupo saiam se apoiaram os magos, ou se curvam diante de Hawke se apoiaram os templários.
O Conto do Campeão de Kirkwall
A história da oposição do Campeão a Meredith e suas ações contra os magos se espalha por Thedas. Independentemente do lado escolhido por Hawke na batalha final, seu nome se torna um grito de resistência para os magos, provocando uma rebelião bem-sucedida nos Círculos contra a Chantria, que perde o controle. Os templários também abandonam a Chantria para enfrentar os magos em seus próprios termos.
Se Hawke e os companheiros apoiaram os magos, eles deixarão Kirkwall antes da chegada de mais templários para restaurar a ordem. Se apoiaram os templários, Hawke se tornará o novo visconde de Kirkwall, mas eventualmente deixará o cargo. Varric diz que todos os companheiros se afastaram de Hawke pelas circunstâncias, exceto o companheiro romântico de Hawke, se houver.
Varric conclui sua história do Campeão. Cassandra Pentaghast reconhece Hawke como um herói no meio da loucura, e revela que os Buscadores procuram pelo Campeão na esperança de que ele traga paz entre magos e templários. A Buscadora libera Varric e deseja que o Criador o proteja.
Fora da propriedade dos Hawke, Cassandra encontra Leliana, discutindo que tanto o Campeão quanto o Herói de Ferelden desapareceram, e o timing não pode ser coincidência. Leliana sugere que agora está nas mãos do Criador e que eles colocarão sua fé Nele. Cassandra e os outros Buscadores se afastam, e o jogo termina.
Assim conclui o nosso resumo de Dragon Age 2. O segundo jogo da franquia foca mais em conflitos locais e de personagens, diferente do escopo apocalíptico de Dragon Age: Origins, tornando-se um jogo mais pessoal.
Leia também: