Pronto para relembrar ou conhecer o terceiro jogo da série Dragon Age? Preparamos um resumo de Dragon Age Inquisition, incluindo suas DLCs. Vale ressaltar, porém, que este resumo não substitui a experiência completa do jogo. Se a história te instigou, sugerimos jogá-lo para aproveitar todos os detalhes e nuances. Confira a seguir!
Índice
- Background
- Origens
- Resumo de Dragon Age Inquisition
- Prólogo
- Surge a Inquisição
- Orlais
- Aliando-se aos Templários
- Aliando-se aos Magos
- Corypheus, o Vilão Revelado
- A Fortaleza do Céu e o Inquisidor
- Hawke e os Guardiões Cinzentos
- Adamant e o Imaterial
- O Palácio de Inverno
- Quem Governa Orlais?
- Companheiros e Conselheiros
- O General de Corypheus
- Floresta do Arboredos
- O Templo de Mythal
- O Poço dos Sofrimentos
- A Última Peça
- Derrotando Corypheus
- O Lobo Temido
- A Descida – DLC
- Mandíbulas de Hakkon – DLC
- Invasor – DLC
Background
Dragon Age Inquisition acontece 10 anos após o final de Dragon Age: Origins e 3 anos depois de Dragon Age II. A explosão da Chantria em Kirkwall iniciou conflitos generalizados entre magos e templários no continente de Thedas. Além disso, a descoberta de que o ritual da Tranquilidade – no qual os magos perdem o contato com o Imaterial, ficando sem magia e emoções – pode ser revertido, conforme explicado no livro Assunder, levou os magos a declararem sua independência. Ao mesmo tempo, os templários abandonaram a Chantria.
A violência se espalhou por Thedas, causando consequências desastrosas em Orlais, Ferelden e nas Free Marches. Para tentar mediar a paz, a Divina Justinia, a “papa” da Chantria, reuniu representantes dos magos e templários no Templo das Cinzas Sagradas, um local de grande reverência para os Andrastianos. No entanto, uma explosão misteriosa matou todos os presentes e abriu uma brecha no céu, permitindo a entrada ao Imaterial. Fissuras se formaram em vários locais, trazendo demônios ao mundo. O personagem jogável sobrevive à primeira brecha, sendo visto ao sair dela, com uma mulher logo atrás.
Origens
Cada combinação de raça e classe oferece uma história de origem diferente para o personagem. Ao contrário de Dragon Age: Origins, onde o jogador vivenciava as experiências do protagonista, em Inquisition essas histórias aparecem como resumos em texto. As combinações possíveis são:
- Humano: Membro da família nobre Trevelyan, de Ostwick, nas Free Marches. A família Trevelyan mantém laços estreitos com a Ordem dos Templários, e os Inquisidores guerreiros e ladinos foram criados para serem devotos Andrastianos (embora não precisem seguir esse papel). A família envia o Inquisidor ao conclave da Chantria para ajudar nas negociações. Os magos humanos, por outro lado, viviam protegidos no Círculo de Ostwick, mas a guerra entre magos e templários os forçou a fugir e se juntar à delegação dos magos no conclave.
- Elfo: Membro do clã Lavellan, um clã Dalishano nas Free Marches. Como guerreiro ou ladino, o Inquisidor elfo atua como caçador; como mago, ocupa a posição de First, o predecessor à liderança do clã. Os Dalish valorizam profundamente suas crenças e tradições, embora o Inquisidor possa escolher não segui-las. A Keeper envia o Inquisidor elfo para espionar a conclave, já que a rebelião ameaça a segurança do clã.
- Anão: Um anão da superfície, membro da Casa Cadash, uma influente família criminosa da Carta. Atuando como contrabandistas de lírio, eles mandam o Inquisidor para espionar o conclave, pois o desfecho terá um grande impacto na demanda por lírio. Lembrando que não existem anões magos em Dragon Age.
- Qunari: Um Vashoth Qunari, criado fora do Qun por sua família, os Adaar. Independentemente da classe escolhida, todos os Inquisidores qunari fazem parte da companhia mercenária Valo-kas e participam do conclave como seguranças contratados.
Resumo de Dragon Age Inquistion
Prólogo
Você é o único sobrevivente da explosão que matou a Divina e criou a brecha no céu. Capturado por Cassandra e Leliana, as mãos direita e esquerda da Divina, respectivamente, você logo é interrogado, mas não se lembra do que aconteceu. Surpreendentemente, descobre que uma estranha marca surgiu em sua mão, conectada às brechas do Imaterial. Embora desconfiada, Cassandra pede que você tente fechar as brechas utilizando a marca, e isso funciona.
Em seguida, vocês partem para a brecha no Templo, a primeira que apareceu e de onde você saiu. Durante o caminho, você encontra Varric, que foi levado por Cassandra ao Conclave para contar à Divina a história do Campeão de Kirkwall, e Solas, um mago apóstata com extenso conhecimento sobre o Véu e o Imaterial. O elfo, aliás, salvou sua vida ao impedir que a marca te consumisse enquanto você estava desacordado.
Juntos, vocês chegam à primeira fissura e, com muito esforço, você a fecha, desmaiando de exaustão logo depois. Ao acordar no vilarejo rústico chamado Refúgio, uma horda de fiéis já te chama de Arauto de Andraste, um enviado do Criador para salvá-los da brecha. O jogador pode aceitar esse título ou negar qualquer envolvimento divino na situação.
Surge a Inquisição
Na Chantria de Refúgio, Cassandra e Leliana explicam que o plano de contingência da Divina, caso o Conclave falhasse, seria criar uma Inquisição. Este grupo visaria restaurar a ordem e a paz, e, com os eventos ocorridos, o foco da Inquisição agora é fechar a brecha. Para isso, elas recrutam Cullen, ex-templário de Kirkwall, para liderar as tropas, e Josephine, uma diplomata de Antiva, para lidar com os nobres e questões políticas.
Com sua marca, você se torna essencial para a Inquisição, viajando por Ferelden para fechar fissuras e espalhar a palavra da nova organização. Entretanto, a Chantria logo declara a Inquisição herética e repudia o título de Arauto de Andraste. Apesar disso, o foco agora é encontrar uma maneira de aumentar seu poder para fechar a brecha. Para tal, será necessário o apoio de um grupo poderoso: ou os magos ou os templários rebeldes.
Orlais
Seguindo a sugestão de Mãe Giselle, você vai até Val Royeaux, capital de Orlais, a fim de acalmar os ânimos da Chantria. No entanto, ao chegar, é recebido com uma demonstração de força dos templários, comandados pelo Lord Investigador Lucius, que age de forma agressiva e estranha. Contudo, alguns jovens templários mostram-se receptivos.
Ao sair da capital, a Encantadora Fiona convida você a visitar Pedra Vermelha, onde os magos rebeldes estão reunidos. Assim, você passa a ter contato com ambas as facções que podem ajudar.
Vale destacar que, ao escolher uma das facções, a quest relacionada à outra deixa de estar disponível. Para vivenciar as missões de ambos os lados, será necessário iniciar um novo personagem ou, ao menos, voltar em um save antes da escolha.
Aliando-se aos Templários
Se você optar por buscar ajuda dos templários para fechar a brecha, o Arauto chegará à Fortaleza Therinfal, onde os templários rebeldes estão estabelecidos. Ao chegar, o cavaleiro-templário Barris, que havia entrado em contato com a Inquisição, conduz o Arauto até o Lorde Inestigador Lucius. No entanto, inesperadamente, o comandante, corrompido pelo lírio vermelho, exige a execução do Arauto.
Após derrotar os templários, o grupo avança pela fortaleza até encontrar Lucius, que, na verdade, é o demônio da Inveja que tomou seu lugar. O demônio entra na mente do Arauto, criando imagens perturbadoras para analisar suas reações e, eventualmente, roubar seu corpo. Nesse pesadelo, descobrimos que Inveja planeja usar o corpo do Arauto para liderar um exército de demônios por Thedas. No entanto, o Arauto consegue escapar com a ajuda de Cole, um espírito misterioso.
Os templários sobreviventes e não corrompidos aguardam, prontos para lutar. Enquanto o Arauto busca por veteranos e informações sobre o lírio, descobre planos de assassinato contra Celene, a imperatriz de Orlais. Finalmente, o demônio é derrotado, e os templários remanescentes se juntam à Inquisição. Nesse ponto, você pode optar por trazê-los como aliados voluntários ou forçá-los a colaborar. Ademais, Cole decide unir-se à Inquisição com o desejo de ajudar.
Aliando-se aos Magos
Por outro lado, se a decisão for recrutar os magos, o Arauto será enviado à Rocha Vermelha, onde descobre que os magos fizeram uma aliança com o magíster de Tevinter, Alexius. Curiosamente, Fiona, a Encantadora, não se lembra de ter encontrado o Arauto em Orlais. Com a ajuda de Felix, filho de Alexius, e Dorian Pavus, aprendiz do magíster, descobre-se que Alexius usou magia do tempo para chegar até os magos antes da Inquisição, motivado por uma obsessão com o Arauto.
Cientes disso, é formulado um plano para emboscar Alexius, que está agindo em nome dos Venatori, um grupo de nacionalistas de Tevinter. Entretanto, ao perceber sua derrota iminente, Alexius, em um ato desesperado para salvar seu filho infectado pela podridão, tenta novamente manipular o tempo e acidentalmente envia Dorian e o Arauto um ano no futuro.
Nesse futuro sombrio, descobrimos, através de versões distorcidas de personagens conhecidos, que Thedas caiu após o assassinato da imperatriz Celene, sendo tomado por um exército de demônios. A Leliana desse futuro se sacrifica, juntamente com seus companheiros, para que Dorian e o Arauto retornem ao presente, onde Alexius finalmente admite sua derrota.
No entanto, a vitória é interrompida pela chegada do governante de Ferelden, Anora ou Alistair, que exige que os magos saiam de Ferelden devido ao abuso da hospitalidade de Rocha Vermelha e aos danos causados à população local. Assim, você pode optar por trazer os magos como aliados ou forçá-los a cooperar. Decidido a deter os Venatori, Dorian também se une à Inquisição.
Corypheus, o Vilão Revelado
Com o recrutamento dos magos ou templários, estamos finalmente prontos para fechar a brecha, o que é feito com sucesso. Contudo, as celebrações são interrompidas pela chegada de um exército corrompido pelo lírio vermelho, liderado por Corypheus, um darkspawn original e líder dos Venatori.
Se a aliança foi feita com os templários, Dorian aparecerá na entrada de Refúgio com a intenção de ajudar, e o braço direito de Corypheus será a maga Calpernia. Caso a escolha tenha sido pelos magos, Cole trará o aviso, e o general dos templários-vermelhos será Samson.
Corypheus revela, durante o confronto, que a marca do Arauto se originou de seu orbe. Esse artefato foi usado em uma tentativa de acessar o Imaterial e assumir o trono dos deuses, que, segundo ele, estão vazios. A interrupção do protagonista transferiu o ritual para si, criando a marca que o permite abrir e fechar brechas no Imaterial. A fim de salvar a todos, o Arauto derruba uma montanha de neve sobre si e Corypheus, frustrando o ataque do vilão. Ele sobrevive ao cair em uma caverna que bloqueia parte do impacto e, mesmo ferido, caminha pela nevasca até o acampamento da Inquisição.
A Fortaleza do Céu e o Inquisidor
Com a destruição do refúgio, os agentes da Inquisição ficam desabrigados e sem direção. Aliás, é nesse momento que Solas se aproxima do protagonista, revelando que o orbe de Corypheus tem origem élfica. Além disso, ele propõe uma saída, sugerindo a localização de uma fortaleza abandonada chamada Fortaleza do Céu. O Arauto, então, guia as forças da Inquisição até lá.
Ao chegarem, a Inquisição começa a se reorganizar, mas logo surge a necessidade de escolher um novo líder. Decerto, por seus feitos heroicos ao enfrentar Corypheus, o protagonista recebe o título de Inquisidor, assumindo a responsabilidade de liderar a organização. Enfim, novas escolhas surgem: durante a missão envolvendo os magos ou templários, descobre-se que o plano de Corypheus envolve criar um exército de demônios e assassinar a Imperatriz Celene. A Inquisição, então, traça seus próximos passos para impedir essa ameaça.
Hawke e os Guardiões Cinzentos
Varric decide chamar Hawke, protagonista de Dragon Age 2, para ajudar a Inquisição, já que ele havia derrotado Corypheus anteriormente. Hawke revela que um amigo Guardião Cinzento mencionou que os Guardiões estão agindo de forma estranha, algo que pode estar relacionado a Corypheus. Esse amigo, dependendo de suas escolhas anteriores, pode ser Alistair, Loghain ou Stroud. O Guardião, então, compartilha que os Guardiões estão em uma tentativa desesperada de impedir futuras podridões.
Com a ajuda de Hawke e desse Guardião, o Inquisidor descobre que os Guardiões Cinzentos estão sendo manipulados por Livius Erimond, um magister de Tevinter que serve a Corypheus. Eles estão usando magia de sangue para invocar demônios, acreditando que isso os ajudará a combater os arqui-demônios.
Entretanto, Corypheus consegue controlar os Guardiões porque ele manipula a podridão presente no sangue deles. Dessa forma, ele exerce domínio sobre os demônios que estão ligados aos magos Guardiões através da magia de sangue. Assim, os Guardiões, sem perceber, acabam servindo aos planos de Corypheus, ajudando a fortalecer seu exército demoníaco.
Adamant e o Imaterial
O Inquisidor consegue rastrear os Guardiões até a fortaleza de Adamant e, então, prepara um cerco. Lá, encontram a Comandante Clarel sendo manipulada pelo Magister Erimond para se ligar a um demônio do medo gigantesco. Contudo, ao perceber a verdade, Clarel compreende, com a ajuda do Inquisidor, que tem enviado os Guardiões à morte para servir a Corypheus. Ela, enfim, se volta contra Erimond. A perseguição culmina com a chegada do dragão de Corypheus, e a batalha termina com a derrota de Clarel, resultando em uma destruição massiva que lança o Inquisidor e seus companheiros em queda livre.
A fim de sobreviver, o Inquisidor abre uma passagem para o Imaterial usando o poder de sua marca, sendo a primeira pessoa a entrar fisicamente nesse plano desde a época de Corypheus. No Imaterial, o Inquisidor encontra uma manifestação da Divina Justinia, que revela a verdade sobre a marca. Corypheus planejava usar seu orbe para atravessar o Véu, mas o Inquisidor interrompeu o ritual, tomando o poder acidentalmente. Tanto o Inquisidor quanto a Divina foram parar no Imaterial, onde Justinia se sacrificou para garantir a fuga do Inquisidor.
Nesse momento, a “Divina” explica que todos os demônios invocados pelos Guardiões estão conectados ao demônio do medo, conhecido como o Pesadelo. Logo, cortar essa conexão com o mundo real pode banir todos os demônios. O Inquisidor, então, avança até o refúgio da criatura, mas, inegavelmente, ela é poderosa demais para ser derrotada. Em uma reviravolta, Hawke ou um dos Guardiões se oferece para distrair o demônio, permitindo que o Inquisidor escape. Aqui, o jogador deve escolher entre sacrificar Hawke ou Stroud, Alistair ou Loghain. O escolhido será honrado como herói, e o Inquisidor precisará decidir se recruta os Guardiões Cinzentos sobreviventes ou os bane de Orlais.
O Palácio de Inverno
Com a ameaça dos demônios contida, um novo perigo surge: a conspiração contra a vida da Imperatriz Celene. Orlais está mergulhado em uma guerra civil, com o Grã-Duque Gaspard tentando usurpar o trono. Primeiramente, você precisa entender o cenário político. A guerra civil em Orlais é descrita em detalhes no livro O Império Mascarado, que explora os antecedentes e personagens envolvidos – leia o resumo do livro aqui.
Atualmente, devido à guerra, não é possível se comunicar diretamente com a Imperatriz. Assim, o encontro ocorre em um baile em Halamshiral, onde tratados de paz serão negociados. Ao participar, o Inquisidor descobre as maquinações dos principais jogadores: Briala, uma elfa e ex-amante de Celene, que investiga o local com seus agentes; Gaspard, que planeja tomar o palácio com seu exército; e Celene, que já conhece os planos de Gaspard e está pronta para executá-lo como traidor.
Quem Governa Orlais?
Entretanto, por trás da verdadeira traição está a Grã-Duquesa Florianne, irmã de Gaspard e aliada de Corypheus. Surpreendentemente, ela conspira para matar Celene com a promessa de governar Orlais após Corypheus dominar o mundo. Nesse ponto, o destino do império está nas suas mãos: você pode permitir que Florianne assassine Celene e apoiar Gaspard como imperador, ou colocá-lo no trono como marionete de Briala, que o controlará por meio de chantagens.
Caso escolha salvar Celene, você terá a opção de desmascarar Florianne publicamente, impressionando os nobres presentes. Pode, também, decidir se Celene governará sozinha ou se será controlada por Briala. Outrossim, pode forçar uma reconciliação entre Celene e Briala, permitindo que governem juntas, ou até mesmo estabelecer uma paz instável entre os três personagens. De qualquer forma, a estabilidade de Orlais será restaurada, e o império se tornará aliado da Inquisição.
Posteriormente, Morrigan, a conselheira arcana de Celene, se juntará à Inquisição, conforme o pedido do governante que você escolheu para o trono. E claro, vale destacar que, durante o baile, você também pode aproveitar para dançar com seu par romântico, adicionando um toque pessoal à missão.
Companheiros
Guerreiros
Cassandra
Cassandra é uma fervorosa e determinada Investigadora da Verdade, que valoriza a Chantria e busca reformá-la gradualmente. Ela defende a reestruturação dos Templários e Círculos dos Magos. Sua missão pessoal envolve descobrir a verdade sobre os Investigadores desaparecidos e, eventualmente, decidir sobre a reforma da própria ordem. Contudo, ela precisa lidar com o fato de que o segredo dos Investigadores — que o rito de Tranquilidade pode ser revertido — contribuiu para a guerra entre magos e templários.
O romance de Cassandra está disponível apenas para Inquisidores homens. Ela revela seu desejo por um romance ideal, com flores, velas e poesia. Assim, o Inquisidor pode corresponder a essas expectativas, organizando um encontro romântico em um bosque perto da Fortaleza do Céu. O romance com Cassandra acrescenta uma camada de vulnerabilidade à sua personalidade, revelando seu lado mais sensível e sua crença na missão do Inquisidor como o escolhido de Andraste. Além disso, o relacionamento é moldado por sua determinação em derrotar Corypheus, motivada pela perda de um amor anterior. Em suma, o romance com Cassandra não apenas enriquece a narrativa, mas também aprofunda o caráter do Inquisidor e da própria Cassandra.
Blackwall
Blackwall apresenta-se inicialmente como um Guardião Cinzento. Ele se junta à Inquisição para lutar contra Corypheus, mas, eventualmente, revela seu segredo sombrio: na verdade, ele é Thom Rainier, um capitão do exército orlesiano que cometeu atrocidades e assumiu a identidade de um Guardião falecido. Assim, o Inquisidor deve decidir se perdoa Blackwall, se o mantém na Inquisição ou o entrega aos Guardiões Cinzentos para que ele se redima.
O romance de Blackwall está disponível apenas para Inquisitoras mulheres de qualquer raça. Após completar a missão pessoal “Explicações”, Blackwall confessa que, embora esteja apaixonado, acredita não ser digno de sua atenção e sugere o término do relacionamento. No entanto, a Inquisidora pode optar por continuar o romance, o que leva a uma série de momentos íntimos e reflexivos. Durante esses encontros, ele revela seu verdadeiro nome, Thom Rainier. Quando a verdade sobre sua identidade vem à tona, a Inquisidora pode decidir perdoá-lo e manter o romance, resultando em um relacionamento marcado por redenção e aceitação de seus erros. Assim, o relacionamento evolui de maneira significativa, refletindo tanto o crescimento de Blackwall quanto a força da Inquisidora.
The Iron Bull
The Iron Bull é um mercenário Qunari e líder dos mercenários Arranques do Touro, além de atuar como agente Ben-Hassrath. Ele se junta à Inquisição, oferecendo suas habilidades e compartilhando informações tanto com os Qunari quanto com o Inquisidor. Contudo, sua lealdade enfrenta um teste quando ele precisa escolher entre salvar seus homens ou apoiar a aliança com o Qun. A decisão do Inquisidor pode, portanto, definir o destino da lealdade de Bull e seus sentimentos em relação à Inquisição e aos Qunari.
O romance com o Iron Bull está disponível para Inquisidores de ambos os sexos. Inicialmente, a relação começa de forma puramente física, mas, eventualmente, evolui para uma dinâmica de “amigos com benefícios”. Entretanto, o Inquisidor pode transformar esse relacionamento em algo mais profundo ao dar a Bull um colar feito de um dente de dragão, simbolizando compromisso. Ao aceitar o colar, Bull se refere ao Inquisidor como “Kadan”, que significa “meu coração” em Qunlat. Assim, o romance com Bull explora as diferenças culturais dos Qunari em relação ao amor e ao compromisso, revelando um lado mais afetuoso e protetor de sua personalidade. Além disso, essa relação destaca a complexidade dos sentimentos de Bull e sua evolução emocional ao longo da história.
Magos
Solas
Solas é um elfo apostata, profundamente conectado ao Imaterial e com vasto conhecimento sobre a história dos elfos antigos. Inicialmente, ele se une à Inquisição para ajudar a fechar a Brecha. Solas pede ajuda ao Inquisidor para resgatar um Espírito de Sabedoria que foi invocado contra sua vontade por magos no mundo físico. Solas, tomado pela dor e raiva, culpa os magos pelo destino do espírito, que vira um demônio e morre. O Inquisidor pode acalmá-lo ou permitir que ele mate os magos responsáveis.
Solas. Reprodução/BiowareSomente personagens femininas elfas podem desenvolver um romance com Solas. A relação entre a Inquisidora e Solas começa de maneira sutil, mas, conforme a confiança entre eles cresce, o romance evolui para um vínculo emocional intenso. Eventualmente, Solas demonstra sua afeição ao compartilhar segredos sobre as antigas tradições élficas e a verdadeira natureza das marcas vallaslin – as tatuagens faciais dos Dalish. Aliás, ele oferece a possibilidade de removê-las, um gesto de profunda intimidade. Entretanto, após essa cena tocante, Solas termina o relacionamento entre os dois.
Dorian
Dorian Pavus, um mago talentoso de Tevinter, busca combater as forças corruptas de sua terra natal, pois deseja reformar o Império por dentro. Primordialmente, ele se junta à Inquisição para impedir a ameaça representada pelos Venatori, uma facção de magos que apoia Corypheus. Enquanto isso, Dorian enfrenta uma missão pessoal, lidando com a relação difícil com seu pai, que tentou mudar sua sexualidade através de magia de sangue. Ademais, ao longo de sua jornada, ele reflete sobre as verdades de Tevinter, buscando maneiras de melhorar seu país. Por fim, sua amizade com o Inquisidor o inspira a retornar à sua terra com novas convicções.
Dorian é uma opção de romance exclusiva para Inquisidores homens. Ao longo de sua jornada juntos, o Inquisidor apoia Dorian emocionalmente, levando a momentos íntimos que solidificam seu vínculo. Certamente, esse romance não apenas revela mais sobre o passado de Dorian, mas também mostra seu crescimento e como ele enfrenta o preconceito enquanto continua a lutar pela mudança em Tevinter. Aliás, o relacionamento também questiona o impacto da ligação deles na reputação do Inquisidor, adicionando complexidade ao seu papel como líder da Inquisição.
Vivienne
Vivienne, uma poderosa maga e Grande Encantadora da corte orlesiana, se une à Inquisição com o objetivo de restaurar a ordem e os Círculos dos Magos, que, segundo ela, protegem tanto magos quanto o povo comum. Anteriormente, Vivienne conquistou grande influência política, aliás, manipulando eventos para favorecer seus interesses. Sua missão pessoal envolve salvar seu amante, Duque Bastien, de uma doença incurável. Entretanto, mesmo após criar uma poção com o coração de um wyvern, ele morre. Vivienne não é uma personagem romanceável.
Ladinos
Sera
Sera é uma arqueira rebelde, dedicada a lutar por aqueles afetados pela opressão dos nobres e governantes. Ao ingressar na Inquisição, Sera revela seu desdém pelas elites e seu papel como parte dos Amigos da Jenny Vermelha. Sua missão pessoal envolve ajudar os menos favorecidos, como ao intervir em uma disputa de terras em Verchiel, onde ela e o Inquisidor enfrentam traições e emboscadas. Surpreendentemente, Sera também lida com traumas pessoais, como sua infância complicada e suas dúvidas teológicas – será que o Criador e Andraste são reais?
Sera pode ser romanceada apenas por Inquisidoras. Conforme o romance avança, Sera vai mostrando camadas de vulnerabilidade e carinho, destacando sua dificuldade em se abrir, especialmente com Inquisidoras elfas ou magas, com quem tem mais atritos. Entretanto, ela gradualmente se aproxima e confessa seus sentimentos pela Inquisidora, trazendo leveza e humor à narrativa. Aliás, sua relação permite momentos de cumplicidade e descontração, como os trotes e as conversas no telhado, além de acrescentar conflitos emocionais e discussões sobre religião e magia, conforme os eventos do jogo se desenrolam.
Cole
Cole, ao longo de sua jornada na Inquisição, revela-se como um espírito que tomou a forma de um humano mago – saiba mais sobre a sua história no resumo do livro Dragon Age: Asunder. Após confrontar o templário que deixou o mortal Cole morrer, ele pode escolher perdoá-lo ou confrontá-lo. Se optar pelo perdão, Cole se aceita como espírito de compaixão, capaz de aliviar a dor alheia, mas protegido de controle. Caso decida confrontar o templário, ele se torna mais humano, ganhando uma compreensão mais profunda da natureza humana e perdendo a habilidade de fazer as pessoas esquecerem-no, ao mesmo tempo em que lida com suas próprias emoções e o peso do passado. Cole não é um personagem romanceável.
Varric
Varric Tethras, o carismático contador de histórias, se destaca por suas amizades profundas e lealdades inabaláveis. Em Dragon Age: Inquisition, ele busca respostas sobre o lírio. Para isso, recorre à sua amiga (ex-namorada?) Bianca, a mesma que criou sua famosa besta. Ela descobre que lírio vermelho está corrompido pela Podridão, adicionando uma nova camada ao mistério de sua origem. Varric é um amigo que ajuda o Inquisidor a lembrar que ele é não é um símbolo, e sim uma pessoa. Ele não é um personagem romanceável.
Conselheiros
Josephine
Josephine Montilyet, a diplomata astuta da Inquisição, desempenha um papel crucial em equilibrar as relações entre os nobres e a nova ordem emergente. Ela assume a responsabilidade de restaurar o prestígio de sua família, os Montilyets, enquanto enfrenta desafios, como a morte de mensageiros e a destruição de documentos cruciais. Ao investigar um contrato assassino da Casa de Repose, Josephine demonstra sua inteligência e capacidade de deduzir que o Comte que encontrou é um impostor. Além disso, sua lealdade à Inquisição brilha durante eventos importantes, como o baile no Palácio de Inverno e a luta contra Corypheus, onde ela se preocupa com o bem-estar do Inquisidor.
Josephine pode ser romanceada por um Inquisidor de qualquer raça, seja masculino ou feminino. À medida que a história avança, Josephine enfrenta um obstáculo: seus pais a prometem a Lord Adorno Ciel Otranto. O Inquisidor, por amor, arranja um duelo contra Otranto, levando Josephine a reconhecer seus sentimentos e a relação entre eles se solidifica com uma declaração de amor.
Cullen
Cullen Rutherford, após a Rebelião de Kirkwall, lidera os remanescentes dos templários para restaurar a ordem na cidade. Reconhecendo seu potencial, Cassandra Pentaghast o recruta para a Inquisição, onde assume o cargo de Comandante e atua como conselheiro tático do Inquisidor. No entanto, sua luta contra a dependência de lírio gera dúvidas sobre sua capacidade de comando, forçando-o a confrontar seus demônios pessoais enquanto busca se fortalecer como líder. Assim, sua missão pessoal combina a busca por redenção com a responsabilidade de proteger e guiar a Inquisição.
Cullen pode ser romanceado por uma Inquisidora humana ou elfa. Ao longo do jogo, momentos significativos ocorrem entre os dois, revelando mais sobre o passado de Cullen e suas inseguranças, especialmente em relação ao uso de lírio. Assim, o romance acrescenta profundidade à história de ambos, mostrando como suas experiências moldam suas decisões e interações com o mundo ao redor.
Leliana
Leliana, como espiã-mestre da Inquisição, passa por uma profunda transformação ao longo do jogo, abandonando sua antiga vida de barda despreocupada em favor de uma existência marcada pela responsabilidade e pela dor. Após a morte da Divina Justinia V, ela enfrenta uma crise de fé, questionando os planos do Criador e sua própria moralidade. Durante a narrativa, momentos emocionais, como a mensagem de um espírito que se diz Justinia, a fazem refletir sobre sua identidade e o impacto de suas escolhas. Ao longo do jogo, Leliana pode equilibrar sua astúcia como espiã com uma nova vulnerabilidade, evidenciando a complexidade de sua personagem e sua luta interna entre o dever e a compaixão. Leliana não é uma personagem romanceável em Inquisition.
O General de Corypheus
Dependendo se você escolheu se aliar aos magos ou templários, você precisará lidar com um dos generais de Corypheus. Se você se aliou aos magos, seu rival será Samson, um ex-templário de Kirkwall. Se sua aliança foi dada aos Templários, sua rival será Calpernia, uma ex-escrava de Tevinter.
Ex-templário de Kirkwall, Samson tornou-se o comandante dos Templários Vermelhos ao ser corrompido pelo lírio vermelho, que o deu força em troca de deteriorar sua saúde mental e física. Anteriormente, Samson era um homem quebrado e marginalizado, o que o levou à manipulação de Corypheus. Sua história gira em torno de lealdade e desespero, uma busca pela redenção que ele acredita estar no poder que lhe foi dado, embora sua armadura amaldiçoada simbolize seu declínio. Eventualmente, o Inquisidor precisa destruir essa armadura para enfraquecê-lo, um ato que simboliza tanto a queda de sua liderança quanto sua perda pessoal.
Uma ex-escrava de Tevinter, Calpernia tornou-se uma poderosa maga e comandante dos Venatori. Sua história é marcada pela busca de liberdade e poder. Anteriormente, ela foi uma seguidora fervorosa de Corypheus, acreditando que ele a ajudaria a libertar seu povo e destruir a elite de Tevinter que a oprimiu. No entanto, suas dúvidas crescem à medida que ela descobre mais sobre as verdadeiras intenções de Corypheus, especialmente quando o Inquisidor intervém e revela informações cruciais sobre o destino de seu mestre. Sua missão reflete a luta interna entre seus ideais de justiça e a realidade cruel de sua aliança.
Floresta dos Arvoredos
Com os planos de Corypheus frustrados, a Inquisição descobre movimentações dos Venatori na Floresta dos Arvoredos. Morrigan, agora conselheira da Inquisição, revela que naquela área existe um antigo templo élfico, que provavelmente contém um Eluvian, um dos espelhos mágicos. Aliás, a própria Morrigan possui um desses espelhos e leva o Inquisidor para as “Encruzilhadas”, uma dimensão entre o mundo real e o Imaterial. Segundo ela, Corypheus busca um Eluvian como forma alternativa de atravessar o Véu.
Reunindo forças de aliados nobres, fiéis e seu próprio exército, a Inquisição se dirige à Floresta dos Arvoredos para impedir Corypheus. Durante a batalha para alcançar o Templo de Mythal, onde Morrigan acredita haver um Eluvian, encontram estranhos elfos que lutam contra os invasores. Eventualmente, o grupo percebe que Corypheus consegue escapar da morte ao transferir sua força vital para criaturas corrompidas pela podridão. Diferentemente de um Archdemon, ele consegue usar até Guardiões Cinzentos para esse fim.
O Templo de Mythal
Quando o Inquisidor finalmente chega ao templo, descobre que ele guarda algo ainda mais poderoso: o Poço dos Sofrimentos. Esse é o verdadeiro alvo de Corypheus. A Inquisição precisa decidir se seguirá respeitando os rituais sagrados do local ou avançará diretamente para impedir o general de Corypheus. Se optar por seguir as tradições, os elfos do templo se tornarão seus aliados. Caso contrário, eles o tratarão como um inimigo.
De qualquer forma, Abelas, o líder dos elfos, tentará destruir o Poço dos Sofrimentos. Contudo, Morrigan buscará impedir, acreditando que o poder do Poço pode ser a chave para derrotar Corypheus.
O Poço dos Sofrimentos
Ao chegar no Poço, o Inquisidor enfrenta o general de Corypheus. Se for Samson, você pode escolher entre uma batalha direta ou enfraquecer sua armadura amaldiçoada antes do confronto. Caso seja Calpernia, ela revelará dúvidas sobre Corypheus, e você decidirá se permite que ela fuja ou se ela será eliminada. Independentemente do resultado, o Poço dos Sofrimentos continua sendo a principal preocupação.
Nesse momento, Abelas revela que o Poço é uma fonte do conhecimento acumulado pelos seguidores de Mythal. Entretanto, beber desse poder tem um custo: quem o fizer será vinculado à própria Mythal. A escolha de quem vai beber do Poço – Morrigan ou o Inquisidor – se torna essencial para frustrar Corypheus. A decisão tomada garantirá que o conhecimento não caia nas mãos do vilão, e eles conseguem escapar pelo Eluvian.
A Última Peça
Com os planos de Corypheus frustrados, resta apenas descobrir como acabar com a sua “imortalidade”. Descobrimos que Corypheus consegue se regenerar indefinidamente pois colocou um fragmento de si em seu dragão, logo, se matar o dragão, poderemos matar Corypheus. Quem tomou do Poço receberá um conselho para ajudar a destruir esse dragão – Morrigan aprenderá a se transformar em um dragão, ou o Inquisidor será capaz de dominar um dragão leal à Mythal.
Mas e o preço? Descobrimos que quem bebeu do Poço passará a ser controlado por Mythal, que é ninguém menos que Flemeth, mãe de Morrigan. Ela revela que Flemeth e Mythal eram duas pessoas distintas, mas que se uniram do passado em busca de vingança e justiça por seus destinos injustos. Se no seu estado do mundo Morrigan tiver um filho com a alma de um Deus Antigo, proveniente do Archdemon de Origins, também veremos Mythal se apossando dessa alma e libertando o jovem Kieran de seus pesadelos.
Derrotando Corypheus
Desesperado, Corypheus tentará mais uma vez abrir a Brecha e entrar no Imaterial, voltando às ruínas do Templo das Cinzas Sagradas. Preparado, o Inquisidor atende ao desafio, matando o dragão de Corypheus com o seu próprio, e destruindo Corypheus ao levá-lo sem caminho de volta ao Imaterial. Entretanto, essa vitória é marcada pela melancolia de Solas, que lamenta a destruição do orbe e desaparece sem se despedir.
Apesar do estranho desaparecimento de Solas, a vitória contra as forças de Corypheus é celebrada na Fortaleza do Céu. A Inquisição finalmente cumpriu seu propósito, e o mundo está a salvo… por enquanto. O jogo termina com o Inquisidor em seu quarto, admirando a paisagem ao lado de seu amado – sendo que esse amado não seja Solas, é claro.
No epílogo, as consequências das escolhas do Inquisidor são apresentadas, sendo uma delas quem foi eleita como nova divina. As possibilidades são Leliana, que apoia uma reforma geral da Chantria; Cassandra, um meio termo entre reforma e tradição; e Vivienne, que apesar de ser a primeira Divina maga, reestabelece os círculos e templários como sempre formam.
O Lobo Temido
A verdade é enfim revelada na cena pós-créditos, onde descobrimos que Solas, tal como Mythal, também é um deus élfico. Seu título é o lobo temido, conhecido pelos Dalish como o deus da trapaça. Vemos ele e Mythal lamentando a perda do orbe, pois isso forçará que eles tomem outro caminho… e Solas absorve a força de Mythal, ainda não sabemos as consequencias desse ato.
Resumo da DLC A Descida
Na DLC A Descida, o Inquisidor enfrenta novos desafios nos Caminhos das Estradas Profundas, onde terremotos inexplicáveis ameaçam o comércio de lírio e os anões de Orzammar. Com a abertura da Brecha, as minas na Costa da Tempestade começam a desmoronar, e o Inquisidor é encarregado de investigar o que está acontecendo.
Primeiramente, ele encontra Valta, uma Tabeliã anã, e Renn, um Tenente da Legião dos Mortos. Valta acredita que os terremotos estão ligados a uma entidade chamada Titã, enquanto Renn se mantém cético, mas concorda que precisam encontrar a origem dos tremores.
O Titã
À medida que o grupo desce cada vez mais nas profundezas, eles enfrentam os misteriosos Sha-Brytol, inimigos que defendem as áreas mais ocultas das profundezas, que acabam matando Renn. Ademais, Valta encontra inscrições antigas que descrevem os Titãs, mas não há sinal do Titã que ela procura. Eventualmente, o Inquisidor percebe que o grupo já está dentro do Titã – a própria terra ao redor é a criatura. Isso muda completamente a compreensão do que eles estão enfrentando.
No final da jornada, Valta, influenciada pela magia do Titã, ataca o Inquisidor involuntariamente. Ela revela que agora se sente “pura” e decide ficar nas Estradas Profundas para estudar o Titã. O Inquisidor, perplexo, pergunta o que contar aos anões de Orzammar. Valta responde: “Diga a verdade: você não sabe.”
Assim, a missão termina com mais perguntas do que respostas, deixando uma sensação de mistério profundo sobre os Titãs e seu na história antiga e ausência de conexão ao Imaterial que o anões tem naturalmente.
Resumo da DLC Mandíbulas de Hakkon
Em “Mandíbulas de Hakkon”, o Inquisidor mergulha em uma nova aventura em torno de descobrir o que aconteceu com o último Inquisidor, Ameridan, que desapareceu misteriosamente.
O Professor Bram Kenric da Universidade de Orlais informa à Inquisição que encontrou pistas sobre Ameridan. Portanto, o Inquisidor se junta a Kenric no território habitado pelos Avvares, caçadores independentes das montanhas do sul de Thedas.
O Primeiro Inquisidor
O território possui dois grupos de Avvares: os amigáveis do Pouso do Urso de Pedra e os Mandíbulas de Hakkon, um grupo hostil. Eventualmente, o Inquisidor descobre que Ameridan foi enviado para impedir uma invasão dos antigos Hakkonitas, que haviam ligado o espírito do deus Hakkon a um Dragão.
Descobrimos que Ameridan congelou a si mesmo e ao dragão no tempo, mas os Hakkonitas modernos encontraram um meio de libertar Hakkon. O choque de descobrir que Ameridan era um elfo mago surpreende, mas pouco mais é revelado, já que ele morre logo após ser libertado da sua prisão de gelo.
Conforme os acontecimentos se desenrolam, o Inquisidor conta com a ajuda dos Avvares do Pouso do Urso de Pedra para atacar a fortaleza dos Hakkonitas, que conseguem derrotar o líder inimigo, Gurd Harofsen, mas o dragão escapa. O Inquisidor, então, parte para enfrentar e derrotar o dragão, libertando finalmente Hakkon Wintersbreath de sua prisão secular.
Resumo da DLC Invasor
Em “Invasor”, a DLC final de Dragon Age: Inquisition, o Inquisidor enfrenta sua última missão decisiva. Dois anos após derrotar Corypheus e fechar a Brecha, surgem dúvidas sobre o futuro da Inquisição. Afinal, Ferelden quer dissolvê-la, enquanto Orlais deseja maior controle sobre suas ações. Portanto, representantes de ambos, junto com a Chantria, convocam o Conselho Exaltado no Palácio de Inverno para discutir seu destino.
Entretanto, o Conselho é interrompido por uma ameaça inesperada. Qunari começam a usar os Eluvians para realizar uma invasão secreta. Enquanto o Inquisidor investiga, descobre que os Qunari estão planejando um ataque em larga escala contra o sul de Thedas, usando a rede de portais para se infiltrar nas principais cidades. Durante essa investigação, a marca do Inquisidor começa a agir de maneira imprevisível, tornando-se cada vez mais instável e perigosa.
O Inquisidor consegue impedir o plano dos Qunari e avisar o conselho da ameaça. Entretanto, descobrimos que foi Solas que permitiu que o Inquisidor descobrisse o plano dos Quanari, como um último ato de piedade antes de executar seu plano.
O Verdadeiro Final de Dragon Age: Inquisition
Solas se revela como o Lobo Temido, e explica que sua intenção desde o início era restaurar o mundo como ele era antes da queda dos elfos antigos. Ele revela que, muito tempo atrás, ele criou o Véu, uma barreira que separa o mundo mortal do Imaterial, com o objetivo de aprisionar os deuses élficos, que eram tiranos. No entanto, essa ação também condenou o povo élfico à decadência. Agora, Solas pretende destruir o Véu e restaurar o mundo à sua antiga glória, mesmo que isso cause a destruição de Thedas como o conhecemos.
Solas também confessa que deu a Corypheus o orbe que permitiu a criação da Brecha, mas ele não contava que o vilão usaria esse poder para seus próprios fins. O plano original de Solas era recuperar o orbe e começar sua missão de destruição do Véu, mas Corypheus o impediu.
Após as revelações, Solas ajuda o Inquisidor ao remover a marca que estava o matando, partindo pelo o Eluvian. Aqui, o Inquisidor pode jurar que o fará mudar de ideia ou que o impedirá a qualquer custo.
Por fim, a última decisão é marcada no Conselho Exaltado, onde o Inquisidor escolhe entre desbandar a Inquisição completamente e agir pelas sombras, o entregar a Inquisição para a Chantria e manter seu trabalho em grande escala, mesmo com a ameaça de possíveis espiões de Solas ou Qunari.
Essa conclusão prepara o cenário para os eventos de Dragon Age: The Veilguard, que será lançado no dia 31 de outubro para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC.
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