Quer conhecer ou relembrar o primeiro jogo da franquia Dragon Age? Aqui n’O Megascópio preparamos um resumo de Dragon Age: Origins completo, incluindo as DLCs importantes. Vale lembrar que este resumo não substitui a experiência completa do jogo. Se a história despertou seu interesse, é recomendável jogar para vivenciar a trama e suas nuances por completo. Confira:
Índice
Resumo de Dragon Age: Origins
Já que o jogo permite liberdade total na ordem das missões, o resumo de Dragon Age: Origins descrito posteriormente seguirá a ordem de nível sugerido para a execução de cada uma delas.
O Background de Dragon Age: Origins
A fim de contextualizar os eventos, traremos uma contextualização do eventos que precedem a trama. A história de Dragon Age: Origins ocorre no continente de Thedas, onde diversas raças e facções convivem em uma harmonia precária. A narrativa começa na nação de Ferelden, um reino marcado por guerras, conflitos políticos e seus famosos cães Mabari. Logo no início, testemunhamos o surgimento de uma nova Podridão, também conhecida como Blight, na região de Ferelden.
Os Deuses Antigos de Tevinter, outrora venerados em suas formas de dragão, agora corrompidos, transformaram-se nos sete Archdemons. Esses dragões sombrios permaneceram adormecidos nas profundezas da antiga civilização anã, as Estradas Profundas, até despertarem para iniciar uma nova Podridão.
A Podridão se revela como uma calamidade devastadora, pois um Archdemon unifica os darkspawn em uma horda avassaladora que invade a superfície, com o propósito de destruir tudo em seu caminho, assim corrompendo a terra, a água e a vida ao redor.
A história das Podridões está intrinsecamente ligada ao mito do Chantria, que afirma que os darkspawn surgiram devido à arrogância dos magisters do antigo Império Tevinter. Esses magisters tentaram invadir a Cidade Dourada do Criador, mas foram amaldiçoados e retornaram ao mundo como criaturas abomináveis.
Até os eventos de Dragon Age: Origins, quatro Podridões já haviam assolado Thedas, cada uma trazendo destruição e caos. Em cada uma dessas crises, os Guardiões Cinzentos, uma ordem de guerreiros dedicada a proteger o mundo, conseguiram derrotar os respectivos Archdemons. No início de Origins, o quinto Archdemon, Urthemiel, desperta, dando início à quinta Podridão.
Origens do Personagem Controlado
Você começa o jogo como um recruta escolhido por Duncan, o líder dos Guardiões Cinzentos em Ferelden. Sua origem varia entre humano, elfo ou anão, cada um com uma história única que explora as complexas tramas políticas do universo.
Mago
Na origem Mago de Dragon Age: Origins, você é um elfo ou humano na Torre do Círculo dos Magos, um local remoto onde os magos são treinados e vigiados pelos temidos templários, guardas com habilidades de bloquear magia. Em Dragon Age, magos são temidos por seu poder natural e sua conexão com o Imaterial, o Fade, onde habitam os espíritos e demônios. Logo, você deve passar por um teste na torre e resistir à tentação de um demônio para garantir que não se tornará uma abominação – um mago possuído. Durante o treinamento, seu amigo Jowan pede sua ajuda para fugir da Torre, o que desencadeia uma série de eventos que culmina na intervenção de Duncan. Ele recruta você para os Guardiões Cinzentos, poupando-o de punições severas.
Humano Nobre
A origem Nobre Humana coloca você como o filho mais novo do Teyrn de Highever, um nobre poderoso em Ferelden. Enquanto seu pai e irmão lideram as tropas da família para combater os darkspawn em Ostagar, onde nobres e Guardiões Cinzentos se reúnem para impedir a horda que avança, você fica responsável pela propriedade familiar. No entanto, uma trágica traição pelas forças do Arl Howe – um nobre traidor – leva ao massacre de sua família e à destruição de seu lar. Com a ajuda de Duncan, você consegue escapar e se torna um Guardião Cinzento, buscando vingança por sua família e uma maneira de deter a crescente ameaça dos darkspawn.
Anão Nobre
Na origem Anã Nobre, você é filho do rei Endrin Aeducan, vivendo uma vida de privilégios e intrigas políticas em Orzammar, um dos dois últimos reinos anões que ainda restam em Thedas. Após uma celebração em sua honra, você é enviado em uma missão para recuperar um artefato familiar nas Estradas Profundas. Contudo, seu ambicioso irmão Bhelen o acusa de assassinato, e você é condenado ao exílio. Duncan ajuda você a escapar da morte certa, permitindo que você se junte aos Guardiões, deixando para trás sua antiga vida e buscando redenção enquanto enfrenta a crescente ameaça dos darkspawn.
Anão Plebeu
Na origem do Anão Plebeu, você é um membro da casta mais baixa de Orzammar. Extremamente pobre, você é forçado a realizar tarefas desagradáveis para Beraht, o chefe da Carta – a máfia dos anões – para sobreviver. Beraht ordena que você drogue um lutador na Arena de Provas para favorecer suas apostas. Quando o lutador desmaia, você se disfarça e vence as lutas em seu lugar, mas a farsa é revelada e você acaba preso. Após escapar e matar Beraht, Duncan oferece uma escolha: o exílio, a morte, ou juntar-se aos Guardiões Cinzentos.
Elfo Dalish
Os elfos Dalish são nômades que rejeitam a sociedade humana após a subjugação de sua terra natal e vivem nas sombras dos dias de glória dos elfos. Você começa caçando com seu clã na Floresta Breciliana, até que uma investigação sobre ruínas antigas muda sua vida para sempre. Ao encontrar um misterioso espelho, você se expõe a uma infecção e é forçado a deixar seu clã e se juntar aos Guardiões Cinzentos, em busca de uma cura.
Elfo da Cidade
Os elfos da cidade vivem em Alienages, guetos para elfos em áreas urbanas, com poucas conexões à sua ancestralidade. Embora livres da escravidão, os elfos ainda enfrentam discriminação e pobreza. Você é parte de uma família humilde e está prestes a se casar, mas um incidente envolvendo um nobre humano muda tudo. O humano rapta as jovens elfas do casamento, incluindo sua prima Shianni, e você os mata para garantir a liberdade de todos. Entretanto, matar um nobre é um crime punível com a morte. Duncan oferece a chance de escapar da sentença, juntando-se aos Guardiões Cinzentos e deixando para trás sua vida na Alienage.
O Destino do Recrutado
O jogo sugere que todas as seis histórias acontecem paralelamente. Ao escolher sua origem, você garante que Duncan esteja lá para salvar seu personagem e recrutá-lo, enquanto os outros cinco enfrentam destinos cruéis, sem chance de redenção.
A Batalha de Ostagar
Junto a Duncan, você viaja para Ostagar, onde as forças do rei Cailan se reúnem para conter o avanço dos darkspawn. Duncan apresenta você a Alistair, um Guardião Cinzento que rapidamente se torna seu amigo e guia.
Os Guardiões Cinzentos
Preocupado com a crescente horda de darkspawn, Duncan pede que você e Alistair busquem os antigos tratados de guerra dos Guardiões Cinzentos, os quais concedem a autoridade para recrutar diversas facções e fortalecer a luta contra a Podridão. Durante essa busca, você encontra Morrigan, uma bruxa enigmática e poderosa, filha de Flemeth – a lendária bruxa que, por sorte ou conveniência, havia guardado os tratados.
Ao retornar, você passa pelo ritual conhecido como “Joining”, no qual bebe o sangue dos darkspawn. Esse ritual antigo concede imunidade à Podridão e a habilidade de sentir a presença dessas criaturas.
Conforme a história de Origins avança, você descobre uma consequência trágica do ritual: ele causa a morte precoce dos Guardiões, um destino selado pelo “Chamado”. Essa misteriosa melodia, que ecoa na mente dos Guardiões, sinaliza que seu fim está próximo. É comum que, ao ouvir o Chamado, o Guardião siga para as Estradas Profundas, onde busca uma morte honrada lutando contra os darkspawn.
A Traição de Loghain
Finalmente, chega o momento decisivo da batalha. Você e Alistair ficam encarregados de acender o sinal que deve alertar o general Loghain, sogro do rei, para enviar os reforços. Contudo, Loghain trai seus aliados e retira suas tropas, condenando o rei Cailan, Duncan e todos os Guardiões Cinzentos de Ferelden à morte.
Flemeth salva você e Alistair da torre, e a bruxa decide que Morrigan deve acompanhar vocês na jornada. O grupo segue então para a cidade de Lothering, em busca de aliados para enfrentar a Podridão e restaurar sua reputação, manchada pela traição de Loghain.
Ah, e se você fizer certas escolhas em Ostagar, ainda terá a chance de adotar um Mabari!
Lothering, Leliana e Sten
Em Lothering, você encontra Leliana, uma ex-barda devota da Chantria, que se junta a você após ter uma visão divina. Também lá, você encontra Sten, um guerreiro Qunari preso por assassinar brutalmente uma família. Ambos são companheiros opcionais, mas é crucial recrutá-los nesse momento, pois, logo após sua partida, Lothering será destruída pela implacável horda de darkspawn que marcha incansavelmente.
Viagem a Rocha Vermelha
Com a missão de reunir aliados, você segue para a cidade de Rocha Vermelha. Durante a viagem, Alistair revela um segredo significativo: seu amigo Guardião é, na verdade, um bastardo real, meio-irmão do falecido rei Cailan. Criado por Arl Eamon, senhor de Rocha Vermelha, Alistair prefere que você conheça a verdade diretamente de seus lábios.
Ao chegar na cidade, você descobre que Rocha Vermelha está sob ataque de mortos-vivos, controlados por um demônio que possui Connor, o jovem filho de Arl Eamon. Neste ponto, você precisa decidir entre salvar a vila ou deixá-la sucumbir ao ataque das criaturas.
Connor e o Demônio do Desejo
Com a ajuda de Teagan, irmão de Arl Eamon, você entra no castelo por uma passagem secreta e descobre a verdade: Connor, o jovem herdeiro, é um mago. Sua mãe, temendo que ele fosse levado ao Círculo dos Magos, contratou um tutor particular. Infelizmente, o tutor era um mago de sangue enviado por Loghain para envenenar Arl Eamon, temendo sua influência política.
Desesperado ao ver o pai à beira da morte, Connor fez um pacto com um demônio do desejo para manter Arl Eamon vivo, o que resultou em sua possessão. Agora, você tem três opções para lidar com a ameaça que assola Rocha Vermelha:
-
-
-
-
- Permitir que a mãe sacrifique a própria vida em um ritual de magia de sangue, libertando Connor da influência do demônio.
- Matar Connor, de forma agressiva ou nos braços gentis da própria mãe.
- Recorrer ao Círculo dos Magos para um ritual de exorcismo, onde ambos Connor e a mãe sobrevivem.
-
-
-
Independentemente do desfecho, você ainda precisa da ajuda de Arl Eamon para unir os nobres de Ferelden contra a Podridão. No entanto, com Eamon em um coma profundo, a única esperança parece residir em um mito antigo: as cinzas de Andraste, esposa do Criador, que foi queimada por Tevinter. Embora nunca tenham sido encontradas, a lenda afirma que as cinzas possuem poderes de cura sobrenaturais, muito além de qualquer magia conhecida.
A Torre do Círculo e Wynne
Em seguida, sua jornada o leva à Torre do Círculo dos Magos, onde os magos enfrentam abominações vindas do Imaterial. Lá, você encontra Wynne, uma poderosa maga curandeira que pode se unir a você para ajudar a salvar o Círculo e combater a Podridão.
Você deve então decidir o destino dos magos do Círculo: se optar por salvá-los, eles se juntarão ao seu exército contra os darkspawn. Caso contrário, os templários do Círculo se tornarão seus aliados na batalha.
Os Elfos Dalishianos e Zevran
Seus esforços para reunir aliados chamam a atenção de Loghain e Arl Howe, que contratam um assassino para interromper seu avanço. No entanto, você consegue derrotar o assassino, que prontamente oferece seus serviços. Zevran, um membro dos temidos Corvos Antivanos, pode então se juntar ao seu grupo.
Em busca de mais aliados, você viaja para a floresta Breciliana em busca dos Elfos Dalishianos. Vale mencionar que este não é o mesmo clã de origem do personagem elfo Dalishiano que o jogador pode ter escolhido.
Ao chegar, você descobre que os elfos estão sendo atacados por lobisomens. Investigações revelam que essa maldição está enraizada em um antigo ritual envolvendo o Keeper Zathrian e a criação da primeira besta, Witherfang. Há séculos, a filha de Zathrian foi brutalmente atacada por humanos da região, levando-o a amaldiçoá-los com licantropia. Essa maldição está vinculada à força vital de Zathrian, o que explica sua longa vida em comparação com outros elfos.
Há três finais possíveis para esse conflito.
-
-
-
-
- Não ouvir o lado da Senhora da Floresta, a forma pacífica de Witherfang, e exterminar os Lobisomens.
- Ouvir a Senhora da Floresta e matar todos os elfos como vingança.
- Convencer Zathrian a acabar com a maldição, mantendo ambos os elfos e os lobisomens, agora transformados em humanos, vivos e em paz.
-
-
-
No final, ou os elfos ou os lobisomens se juntarão ao seu exército contra os darkspawn.
Orzammar e Oghren
Nos Salões de Orzammar, você descobre que o rei morreu e, até que seja decidido um sucessor, os anões não poderão ajudar na guerra contra a Podridão. As opções de sucessão são o príncipe Bhelen, um anão impiedoso, mas com visões reformistas e anti-casta, e Lorde Harrowmont, um anão justo, mas conservador.
Para acelerar o processo de eleição, é necessário encontrar a Paragon Branka, que desapareceu nas Estradas Profundas enquanto procurava a “Bigorna do Vazio”. Durante sua busca, você encontra Oghren, ex-marido de Branka, que se entregou ao alcoolismo após ser abandonado por ela.
Uma Briga de Paragons
Na busca por Branka, você descobre que seu grupo foi dizimado. A parte mais aterrorizante é a revelação de como os darkspawn nascem: eles capturam mulheres que são violentadas por darkspawn até se tornarem uma Broodmother, uma criatura horrenda que dá à luz a mais darkspawn. Esse foi o destino de uma das companheiras de Branka, que seguiu sozinha em busca da Bigorna do Vazio.
A Bigorna, um artefato antigo criado pelo Paragon Caridin, tem o poder de transformar anões em golens, seres poderosos usados na guerra contra os darkspawn. No entanto, essa transformação requer o sacrifício de vidas de anões, um processo extremamente cruel. Quando você encontra Branka, ela está obcecada pela Bigorna e deseja usá-la para criar um exército de golens, garantindo a glória de Orzammar, mesmo que para isso tenha que sacrificar muitos.
Você deve decidir entre apoiar Branka ou Caridin, que ainda vive como um golem. O Paragon sobrevivente criará uma coroa que será entregue ao rei da sua escolha, resolvendo a questão política de Orzammar e assegurando os aliados anões.
O Templo das Cinzas Sagradas
Com magos, elfos e anões recrutados, resta apenas unir as forças de Arl Eamon ao seu exército, mas para isso, ele precisa ser curado de seu coma. Sua busca pelas Cinzas Sagradas o leva até uma vila estranha chamada Refúgio, onde você descobre que os habitantes são cultistas hostis. Eles acreditam que Andraste ressuscitou na forma de um dragão que habita as montanhas.
Esses cultistas veem as cinzas como uma blasfêmia, pois, em sua visão deturpada, Andraste não está morta, mas viva na forma do dragão. Eles pedem que você macule as cinzas com o sangue do dragão, comprometendo seu poder de cura. Cabe a você decidir se vai ceder a essa exigência.
Por Que As Cinzas São Sagradas?
Para chegar às cinzas, você deve superar uma série de desafios que contam a história de Andraste. Nascida como escrava no Império Tevinter, um regime marcado pelo uso de magia negra e pela adoração dos Deuses Antigos, Andraste tornou-se uma profetisa e líder militar carismática, guiando a Marcha Exaltada contra o corrupto e implacável Império Tevinter. Sua liderança e a subsequente traição de Maferath, seu esposo, que permitiu sua captura e morte na fogueira pelo Arconte, consolidaram Tevinter como um dos grandes antagonistas na história de Thedas. O Canto da Luz, no qual a Chantria baseia seu credo, relata como Andraste foi a noiva espiritual do Criador.
Independentemente da veracidade, o importante é que as cinzas realmente possuem propriedades curativas e restauram a saúde de Arl Eamon.
Missões dos Companheiros
Para prosseguir, é interessante contar um pouco da história individual de cada personagem que recrutamos. Essas missões podem ser feitas em ordens completamente aleatórias ao decorrer do jogo e alguns desfechos dependem do nível de relacionamento do seu personagem com seus companheiros.
Morrigan
Conversando com Morrigan no acampamento, você descobre que suas atitudes frias e distantes resultam da criação abusiva de sua mãe. Flemeth cortou o contato de Morrigan com o mundo externo, usou-a como isca para templários e destruiu qualquer desejo de individualidade. Durante as viagens, Morrigan percebe que Flemeth planeja possuí-la para prolongar sua própria vida. Para impedir isso, ela pede que você mate Flemeth. Nesse momento, você pode optar por realmente matar a mãe ou fazer um acordo, onde Flemeth finge sua própria morte para apaziguar Morrigan.
Morrigan pode desenvolver um romance com um personagem masculino, revelando seu lado mais romântico e sensível. A relação se torna mais emocional, pois, após a primeira noite juntos, Morrigan não deseja mais encontros sexuais.
Alistair
À medida que a amizade progride, Alistair revela sua infância solitária, marcada por ser protegido e ao mesmo tempo detestado por ser um bastardo real. Ele cresceu acreditando que era filho de uma criada, até descobrir que tem uma irmã viva chamada Goldanna. Em sua tentativa de se reconectar, Goldanna o despreza, culpando-o por suas misérias e pela morte da mãe. Após esse encontro, você pode ajudá-lo a adotar uma personalidade mais pragmática e dura ou mantê-lo mais idealista e passivo.
Além disso, a história de Alistair conta com um adendo que não é revelado em Origins, mas sim no livro Dragon Age: O Chamado. Nele, fica claro que a mãe de Alistair é, na verdade, uma maga elfa chamada Fiona, também parte dos Guardiões Cinzentos, o que faz de Alistair um meio-elfo. Duncan passou a observar o jovem Alistair e informava o rei sobre seu desenvolvimento.
Alistair pode desenvolver um romance com uma personagem feminina, onde sua inexperiência e lado carinhoso se destacam. Juntos, os personagens conseguem construir uma relação de confiança e planejar um futuro, dependendo das escolhas no final do jogo.
Leliana
Leliana revela que foi uma barda de Orlais, uma assassina altamente treinada para encantar em festas e eliminar seus inimigos silenciosamente. Contudo, em seu último trabalho, sua chefe e possivelmente amante, Marjolaine, a traiu, fazendo com que fosse considerada uma traidora de Orlais. Por isso, Leliana refugiou-se em um monastério da Chantria, onde reviveu sua fé, culminando na visão profética que a levou a seguir o protagonista.
Durante o jogo, Leliana reencontra Marjolaine e deve decidir entre matá-la ou deixá-la partir. Assim como acontece com Alistair, essa escolha permite que Leliana continue doce e passiva ou se torne mais impiedosa e prática.
Leliana é bissexual, e seu romance é leve, revelando um lado mais atrevido da barda. Após seus traumas, Leliana evita relações superficiais e se mantém leal ao seu companheiro até o fim.
Zevran
Zevran rapidamente demonstra sua utilidade e lealdade. Ele revela ser um personagem fácil de conviver, com um senso de humor afiado e uma aceitação pragmática de seu papel como assassino.
Em determinado ponto, Taliesen, um antigo companheiro dos Corvos, tenta levar Zevran de volta para Antiva. No entanto, se você conquistou sua confiança, Zevran se volta contra seu antigo aliado e decide permanecer ao seu lado.
Seu romance começa de forma casual, pois Zevran adora flertar e se mostra aberto a relacionamentos com qualquer gênero. Contudo, é possível confirmar a seriedade dessa união ao longo da história, revelando o lado comprometido e leal de Zevran.
Sten
Sten é um personagem orgulhoso e reservado. Contudo, ao conquistar sua amizade, você descobre que o Qun o enviou para Ferelden para estudar a Podridão e levar seus relatos de volta ao seu povo.
Ele revela que a razão de sua prisão em Lothering foi a perda de sua espada, Asala, um símbolo de sua honra. Você pode ajudá-lo a recuperar a espada, restaurando assim a honra de Sten e solidificando seu compromisso em lutar contra o Archdemon.
Apesar de sua aparência severa e postura rígida, Sten possui um lado mais suave, demonstrando até uma inesperada afeição pelo Mabari do grupo. Entretanto, ele mantém uma visão fatalista da vida e acredita que os Qunari eventualmente invadirão as terras de Thedas para converter seus habitantes aos ensinamentos do Qun.
Wynne
Wynne valoriza escolhas morais e incentiva você a abraçar seu papel como Guardião Cinzento. À medida que a amizade avança, ela revela que já encontrou a morte, mas um espírito da Fé a possuiu, permitindo que continue vivendo. Ela também compartilha sua culpa e remorso por um antigo aprendiz, Aneirin, mas eventualmente se reconcilia com ele.
Oghren
A vida na superfície oferece a Oghren uma chance de superar o abandono de Branka e sua casta. No entanto, ele permanece com seu alcoolismo e tendência a piadas obscenas. Você pode ajudá-lo a reacender o relacionamento com sua ex-namorada, Felsi, incentivando-o a falar sobre suas realizações e sentimentos. Dependendo das escolhas de diálogo, Felsi pode se reconectar com Oghren ou continuar a rejeitá-lo.
O Mabari
Ele sempre será seu maior e mais leal amigo. Sempre.
The Stone Prisoner DLC
Shale é um golem de guerra criado há mais de mil anos por Paragon Caridin para defender os thaigs dos anões contra os darkspawn durante a Primeira Podridão. Originalmente, Shale era uma guerreira anã chamada Shayle, da Casa Cadash, que voluntariamente se transformou em um golem. Séculos depois, um mago chamado Wilhelm encontrou Shale, reativando-a para usar o golem em seus próprios fins. Contudo, após algum tempo, Shale foi novamente desativada e deixada na vila de Honnleath, onde permaneceu consciente, mas incapaz de se mover, por várias décadas.
Ao chegar a Honnleath, você encontra a cidade sob ataque de darkspawn. Durante o conflito, uma menina desaparece, e você a localiza no laboratório de Wilhelm, onde ela está sob o controle de um demônio do desejo. Dependendo das decisões que tomar, a menina pode ser possuída e morta, resgatada e devolvida ao pai ilesa, ou ainda ser entregue possuída.
Nesse mesmo local, você encontra Shale e a reativa, convencendo-a a se juntar à luta contra a Quinta Podridão. Ao longo da jornada, Shale recupera parte de suas memórias e descobre sua verdadeira identidade como Shayle. No final da campanha, Shale expressa o desejo de viajar para Tevinter em busca de uma cura que possa restaurar sua forma anã original.
Warden’s Keep DLC
Ao viajar para a Soldier’s Peak, você descobre a história de Sophia Dryden, uma ex-comandante dos Guardiões. Ela foi traída por Avernus, um mago de sangue que invocou demônios para lutar contra o Rei Arland, mas acabou sendo atacado por eles. Você deve decidir entre libertar um demônio que promete fechar o véu ou destruí-lo. Além disso, precisa confrontar Avernus, que justifica seus atos como uma reação desesperada ao cerco e destaca a importância de seus estudos sobre o sangue dos Guardiões Cinzentos e dos darkspawn, mencionando até a possibilidade de uma cura para o Chamado.
O Encontro dos Nobres
Com a saúde recuperada, Arl Eamon se dirige à capital de Ferelden para convocar o Landsmeet, um conselho destinado a acabar com a guerra civil e tomar o controle da coroa e dos exércitos de Loghain Mac Tir. Eamon apoia Alistair como o legítimo governante de Ferelden.
Conhecendo a Rainha
Ao chegar em Denerim, você descobre que Anora, a viúva do rei Cailan e filha de Loghain, foi capturada por Arl Howe, parceiro de seu pai. O resgate de Anora culmina em um confronto com Howe, que encontra seu merecido fim. Após libertar Anora, ela pede que você mantenha sua presença em segredo, temendo o que seu pai poderia fazer contra ela, uma vez que ela é seu único vínculo com a coroa. Na fuga, você é interceptado pelas forças de Loghain e, dependendo das suas escolhas, pode acabar na prisão de Fort Drakon, de onde terá de escapar.
Após retornar à propriedade de Arl Eamon, Anora informa sobre tumultos no Elven Alienage e suspeita que seu pai e Arl Howe estejam envolvidos. Ela sugere investigar o Alienage para reunir provas contra Loghain no Landsmeet.
Caos na Alienage
No Alienage de Denerim, uma praga afeta a comunidade elfa, enquanto magos Tevinter afirmam estar ajudando com o tratamento. Shianni, uma elfa local, desconfia dos verdadeiros motivos desses magos. Durante a investigação, você descobre que os magos estão envolvidos na venda de elfos para o Império Tevinter. Além disso, você revela que Loghain tem participação ativa nesse esquema, utilizando sua influência e poder para facilitar as transações com os magos Tevinter.
O Destino de Loghain
Com as provas em mãos, é hora de confrontar Loghain no Landsmeet. O sucesso ou falha em ganhar o apoio dos nobres e argumentar contra Loghain determina o resultado do debate, que pode ser vencido verbalmente ou em combate. Logo, você decide o destino de Loghain, optando por executá-lo ou recrutá-lo como um Guardião Cinzento.
Se você mostrar misericórdia e recrutar Loghain, Alistair deixará o grupo. Dessa forma, Alistair pode ser exilado de Ferelden, executado ou casar com Anora.
Escolhendo o Governante de Ferelden
-
-
-
-
- Rei Alistair: Alistair assume o trono sozinho, Anora é aprisionada. Se você estiver em um romance com Alistair sem ser uma humana nobre, ele terminará o relacionamento ou sugerirá que você vire sua amante real.
- Reinado Conjunto de Alistair e Humana Nobre: Um jogador nobre humano feminino pode se casar com Alistair e governar juntos.
- Reinado Conjunto de Alistair e Anora: Se Alistair não executar Loghain e Anora aceitar se casar com ele, eles podem governar juntos.
- Rainha Anora: Anora pode assumir o trono sozinha, e Alistair fica com o grupo como Guardião Cinzento, ser exilado ou executado.
- Reinado Conjunto de Anora e Humano Nobre: Um jogador nobre humano masculino pode se casar com Anora e governar juntos.
-
-
-
A Batalha Final
Com todos os aliados reunidos, vocês se preparam para a batalha final contra o Archdemon em Denerim, a capital de Ferelden.
Você então descobre que para matar o Archdemon, um Guardião Cinzento deve se sacrificar. Na noite antes da batalha, Morrigan revela que sabe um ritual secreto que envolve conceber um filho que carregará a alma do Archdemon, evitando o sacrifício de um Guardião. Se você concordar, um personagem homem, Alistair ou Loghain precisam dormir com Morrigan. Se rejeitar o ritual, Morrigan vai embora naquela noite.
O Herói de Ferelden
Após uma batalha épica com as forças que você reuniu durante o jogo, finalmente é hora de derrotar o Archdemon. Aqui você faz a decisão final, onde ninguém morre se o ritual de Morrigan foi realizado, ou um sacrifício é feito por você, Alistair ou Loghain.
Você ganha o estimado título de Herói de Ferelden, que é como a história passará a se referir a você daqui pra frente. Celebrações são realizadas e a paz reina novamente… por ora.
Resumo de Dragon Age: Origins – Awakening
Seis meses após os eventos de Dragon Age: Origins, o jogador assume o papel de um comandante dos Guardiões Cinzentos. Esse comandante pode ser o Herói de Ferelden, se ele sobreviveu, ou um novo Guardião de Orlais.
No início de Dragon Age: Awakening, o Guardião-Comandante é encarregado de reconstruir os Guardiões Cinzentos de Ferelden e estabelecer Vigil’s Keep como a nova base. Entretanto, surge uma nova ameaça: darkspawn falantes e inteligentes, liderados por duas entidades chamadas o Arquiteto e a Mãe.
Novos Companheiros
Parte da responsabilidade de reerguer os Guardiões Cinzentos de Ferelden inclui trazer novos recrutas para a ordem. Em Awakening, seis novos Guardiões podem ser recrutados, e todos eles podem morrer dependendo das suas escolhas em relação à Vigil’s Keep e Amaranthine.
Anders
Anders é um mago fugitivo do Círculo de Ferelden, de onde escapou várias vezes. Quando os Templários o encontram, ele prefere se tornar um Guardião Cinzento a voltar ao Círculo. Seu passado complicado e sua luta contra os templários moldam sua história, incluindo a missão para destruir sua phylactery — um artefato com seu sangue que permite aos Templários rastreá-lo.
Justiça
Você encontra um espírito de Justiça lutando no Imaterial durante a história de Awakening. No entanto, ao voltar ao mundo real, você traz Justiça com você, que passa a ocupar o corpo de Kristoff, um Guardião Cinzento falecido. Parte do arco de Justiça envolve lidar com seu novo corpo e a injustiça sofrida por Kristoff.
Oghren
Lembra do Oghren? Ele decidiu se alistar para os Guardiões e sobreviveu ao Joining, deixando sua esposa Felsi e seu filho recém-nascido para trás. Antes da Batalha de Vigil’s Keep, ele escreve uma carta para seu filho, pedindo desculpas por sua ausência e expressando seu medo de não sobreviver. Oghren também demonstra arrependimento por não ter feito o suficiente por sua família e por sua esposa, Felsi.
Velanna
Velanna é encontrada atacando humanos em busca de vingança pela sua irmã Seranni. Depois de descobrir que os darkspawn são responsáveis por capturar Seranni, que agora está corrompida pelo Arquiteto, Velanna pode se tornar uma Guardiã. Se ela estiver na equipe no último encontro com o Arquiteto, Velanna encontra Seranni uma última vez. Durante esse encontro, discutem a semelhança entre os darkspawn e os Dalish antes de Seranni desaparecer novamente.
Nathaniel Howe
Nathaniel é filho do traidor Arl Howe e estava em Orlais durante a guerra civil. Ao descobrir que seu pai foi assassinado pelos Guardiões, ele busca vingança e se infiltra em Vigil’s Keep, onde é capturado e pode ser recrutado. Eventualmente, Nathaniel descobre que sua irmã Delilah sobreviveu à Podridão e vive em Amaranthine. Ele confirma a culpabilidade de seu pai nos eventos que destruíram sua família.
Sigrun
Sigrun é uma anã da Legião dos Mortos, uma organização militar de anões que aceita qualquer um de qualquer classe social para lutar contra os darkspawn. Em Awakening, Sigrun é resgatada após ser capturada pelos darkspawn e pode se tornar uma Guardiã Cinzenta.
Desde jovem, Sigrun era uma ladra, mas sua vida mudou quando foi pega roubando por Mischa. Em vez de denunciá-la, Mischa ofereceu-lhe um emprego e a manteve ocupada. No entanto, Sigrun teve que esconder uma estátua roubada pela Carta, resultando na deportação de Mischa de Orzammar. Em Awakening, Sigrun tem a oportunidade de fazer as pazes com Mischa, oferecendo um anel como pedido de desculpas.
O Arquiteto
O Arquiteto é um darkspawn distinto com consciência própria, diferente dos outros da sua espécie, que são guiados pelo chamado dos Deuses Antigos. Ele parece ser um dos magisters que se tornou um darkspawn após tentar alcançar a Cidade Dourada.
Em Dragon Age: Awakening, o Arquiteto começa a usar o sangue dos Guardiões Cinzentos para criar seguidores autoconscientes, conhecidos como Discípulos, e tenta despertar todos os darkspawn dessa forma.
A Mãe
O Arquiteto busca derrotar a Mãe, uma darkspawn que ficou insana após ganhar consciência com o ritual, e evitar futuras Podridões. Dependendo das escolhas do jogador, o Arquiteto pode se tornar um aliado valioso na luta contra a Mãe ou um inimigo a ser derrotado. Sua tentativa de criar uma paz duradoura pode, na verdade, ter contribuído para a corrupção dos Deuses Antigos e o surgimento da Quinta Podridão.
Vigil’s Keep e Amaranthine
Durante a DLC, Vigil’s Keep pode ser gravemente danificada ou destruída, dependendo das ações do Guardião-Comandante. A cidade de Amaranthine também sofre grandes danos e pode ser salva ou completamente aniquilada com base nas suas escolhas.
A conclusão da trama ocorre quando finalmente a Mãe é derrotada, eliminando a ameaça de sua loucura na região. Quanto ao Arquiteto, sua sobrevivência ou morte dependerá da sua escolha.
Resumo da DLC Witch Hunt
A DLC Witch Hunt segue a busca por Morrigan, que desapareceu após a batalha final. Ao encontrá-la, Morrigan revela que Flemeth é muito mais perigosa do que imaginavam e está se escondendo dela.
O Warden Commander pode então escolher entre três opções: deixar Morrigan escapar através de um Eluvian (um espelho mágico que serve como portal), atacá-la e fazê-la desaparecer através do portal, ou acompanhá-la pelo portal se tiver um relacionamento romântico com ela.
Narrativamente, Witch Hunt é o último ato do primeiro jogo, concluindo nosso resumo de Dragon Age: Origins. Essa jornada épica está repleta de escolhas morais, sacrifícios e alianças. Cada decisão impacta o mundo ao seu redor, tornando cada jogada única.