Após o lançamento de Kamigawa: Neon Disnaty, a Wizards of the Coast está trazendo ao Magic: The Gathering (MTG) a coleção de cartas Ruas de Nova Capenna. Com 281 cartas e muita história por trás de cada uma delas, a adição possibilita novas estratégias com suas mecânicas exclusivas relacionadas as facções que fazer parte deste plano criado por anjos e demônios.
Calma! Se você já joga pode estar se questionando sobre as novas mecânicas ou qual as cores relacionadas as facções. Porém, caso seja um entusiasta de uma boa história, pode querer entender mais como funciona as mecânicas e como é estruturado o multiverso do cardgame.
Explorando a história
Antes de entrarmos em mais informações da história de Ruas de Nova Capenna é valido comentar como o universo do Magic: The Gathering é estruturado. Basicamente, ele é dividido em planos, tal qual como dimensões, tipos de criaturas habitam cada um deles e apresentam diferentes formas de sociedade. Entre os personagens que protagonizam as narrativas por trás das cartas, os Planinaltas conseguem navegar entre os planos.
Dado o contexto do Multiverso do MTG vamos para o plano de Nova Capenna, uma cidade construída por anjos e demônios e que possui um submundo criminoso por trás de suas festas luxuosas e manifestações trabalhistas de seus cidadãos. Neste cenário, cinco grupos rivais se enfrentam pelo controle da produção e fornecimento do “Halo”, que é uma substância especial que aumenta a magia de quem a consome e causa grande impacto por sua beleza física. Evitar que o conflitos entre as famílias se torne uma guerra será trabalho dos planinaltas (ou planeswalkers) Vivien e Elspeth.
As facções
Ao todo o plano de Nova Capenna apresenta cinco facções, cada uma representadas por três cores que apresentam uma sinergia e poderão guiar os jogadores na construção de seus baralhos. Compondo as características únicas, cada uma delas é representada por um ‘chefão’ e mecânicas exclusivas. Por ‘chefão’ entende-se uma criatura mais marcante e que pode guiar parte do desenvolvimento da estratégia básica do deck.
As facções são: Os Obscuras, Maestros, Rebiteiros, Cabarreti e Mediadores. Confira abaixo uma breve descrição delas, bem como de suas mecânicas.
Os Obscura
Cores: Branco, Azul e Preto
“Os Obscura são magos habilidosos que se utilizam da magia para enganar, criar ilusões e orquestrar situações em que poderão manipular e chantagear seus oponentes.”
Mecânica: Acobertar — Permite ao jogador comprar um card e descartar outro. Se o card descartado não for um terreno, poderá colocar um contador +1/+1 na criatura que usou a mecânica.
Os Maestros
Cores: Azul, Preto e Vermelho
“Antigos vampiros conhecedores da arte, os Maestros são assassinos esguios disfarçados entre a elite e focados em preservar a cultura da Velha Capenna.”
Mecânica: Baixa -> Permite sacrificar uma criatura com poder N ou maior para copiar qualquer feitiço ligado a esta habilidade.
Os Rebiteiros
Cores: Preto, Vermelho e Verde
“Adeptos da força bruta para conseguir o que querem, os Rebiteiros têm uma engenhosidade incomparável que os torna mestres da intimidação e destruição.”
Mecânica: Blitz -> Criaturas com blitz podem ser usadas por um custo alternativo para ganhar Ímpeto, e quando esta criatura morre o jogador pode comprar um novo card. Para isso, é preciso sacrificar a criatura no início da próxima rodada.
Os Cabaretti
Cores: Vermelho, Verde e Branco
“Os Cabaretti são uma seita de druidas conhecidos por organizar as mais exuberantes festas de Nova Capenna, mas seu poder sobre as massas se estende muito além de seus luxuosos salões de baile.”
Mecânica: Aliança -> Quando outra criatura entra no campo de batalha, um efeito específico é ativado.
Os Mediadores
Cores: Verde, Azul e Branco
“Apesar dos Mediadores parecerem lidar apenas com questões legais corriqueiras e disputas proprietárias, estes advogados duvidosos secretamente seguem uma nefasta profecia apocalíptica.”
Mecânica: Escudo -> se uma criatura com um Marcador de Escudo for destruída ou sofrer dano, o jogador pode baixar o Marcador de Escudo.
Confira também: