Com títulos conhecidos pelo enredo distinto e personagens marcantes, a série NieR é resultado da mente criativa do diretor Yoko Taro.

Derivados do universo de Drakengard, NieR Replicant e NieR: Automata são separados por milhares de anos e cada qual conta com seu próprio grupo de personagens, inimigos e histórias.

Apesar das diferenças, existem muitos elementos – tanto óbvios quanto escondidos – que conectam os dois jogos da Square Enix.

Atenção: este artigo contém spoilers dos enredos de NieR Replicant e de NieR: Automata

Personagens

Mesmo com os dois jogos possuindo suas próprias gamas de personagens, existem três deles que são compartilhados entre os dois títulos.

Emil

Atuando como companheiro do protagonista em NieR Replicant ao lado de Kainé, Emil é um garoto gentil que possui a capacidade de transformar qualquer um em pedra apenas com seu olhar. Com o passar da história, o jogador conhece mais sobre o passado do personagem e, eventualmente, assiste sua transformação na figura cadavérica que tanto amamos.

Milhares de anos depois, o personagem torna a aparecer em NieR: Automata – dessa vez sem memórias e com seu corpo reduzido apenas à sua cabeça. Ele atua como apoio aos protagonistas do game, e também possui algumas side quests que contam sua jornada entre Replicant e Automata.

Devola e Popola

Em Replicant, Devola e Popola são as figuras centrais da vila do protagonista e são a principal fonte de informação em relação a side quests. Apesar de não parecer, as gêmeas tem um papel de extrema importância no game, também fazendo parte de um dos maiores plot twist do enredo.

Em Automata, os personagens 2B e 9S conhecem um par de androides que tem os mesmos nomes das gêmeas. Com o avanço do enredo, o jogador descobre que ambas são excluídas pelos androides da Resistência e tratadas como lixo – a revelação do motivo para isso acontecer também é peça central do desenrolar de Automata.

NieR Replicant Automata
Devola e Popola em NieR: Automata.

Project Gestalt

Durante sua jornada para resgatar sua irmã das garras do Shadowlord, o protagonista de Replicant faz muitas descobertas sobre o estado do mundo e da humanidade – a maior delas é a existência do Project Gestalt.

Com implicações vindas direto do quinto final de Drakengard, o Project Gestalt foi a resposta da ciência humana para a inevitabilidade do sobrenatural, que atacou a todos na forma da White Chlorination Syndrome e fez com que a humanidade corresse real risco de extinção.

NieR: Automata acontece no mesmo mundo de Replicant e do quinto final de Drakengard, então os efeitos de Gestalt também podem ser vistos no game. É possível encontrar diversos documentos sobre o projeto e seu desenrolar durante a jornada dos protagonistas, que revelam muitas informações sobre a iniciativa e também ligam os dois jogos de forma sólida.

NieR Replicant Automata
Documento sobre o Project Gestalt em NieR Replicant.

Locais

Apesar de ambos os games ocorrem no mesmo mundo, milhares de anos e uma invasão alienígena mudaram e muito o cenário. Porém, ainda existem locais que eram centrais em Replicant – com uma diferença ou outra.

  • Biblioteca: ao explorar a Torre na parte final do game, o jogador irá se deparar com uma biblioteca que é idêntica ao local onde o protagonista de Replicant encontrava Popola para receber suas missões. A2, a personagem que encontra esse local em Automata, também pode explorar e achar documentos que fazem referência a Yonah, irmã do protagonista.
  • Cabana de Kainé: aqueles que completam a missão das Lunar Tears em Automata recebem de Emil um cartão de acesso a uma parte do mapa que era, até então, inacessível. Lá dentro, eles encontram a Cabana de Kainé, que costumava ficar no lado de fora do Aerie, vilarejo natal da personagem.
  • Facade: ao explorar o deserto em Automata, 2B e 9S se deparam com máquinas que usam vestimentas tribais muito similares aos habitantes da cidade de Facade em Replicant. Acontece que a cidade costumava ficar naquela região, agora completamente tomada pela areia – essa informação também é revelada em uma side quest.
NieR Replicant Automata
A2 na Biblioteca em NieR: Automata.

Armas

Uma das características mais interessantes da série NieR são as histórias das armas: toda vez que seu nível é aumentado, podemos saber mais sobre seus passados e das pessoas que as empunhavam.

A lança Virtuous Dignity, por exemplo, é a arma do protagonista em Replicant e também está presente em Automata. Neste último, toda vez que o jogador aumenta o nível da lança, podemos ver uma pequena história que descreve o personagem como um “menino calmo que queria ajudar sua irmã mais nova doente.”

Outro exemplo é a Iron Pipe, arma que aparece em ambos os games mas que tem um traço diferente das demais: sua história referencia uma Yonah diferente, filha do portador da arma, não irmã.

Acontece que Replicant teve dois títulos em seu lançamento em 2010 no Japão, também chegando ao Xbox como NieR Gestalt. Nessa variante do jogo, o protagonista é um homem mais velho que tenta proteger sua filha de uma doença misteriosa. Esse personagem é comumente referido como Father Nier, e é de quem a Iron Pipe em Automata fala.

NieR Replicant Automata
Father Nier e Yonah em NieR Gestalt.

Referências e crossovers

Também existem outros elementos que ligam os dois game: por exemplo, é possível adquirir as roupas dos personagens de Automata em Replicant e vice-versa através de DLCs.

Também é possível trocar a trilha sonora de Replicant pela de Automata: após zerar o jogo pela primeira vez e adquirir a DLC (que é gratuita), o jogador pode trocar a trilha sonora nas configurações do game, assim como as vestimentas dos personagens.

Outra característica não apenas da série NieR, mas também dos jogos da linha temporal de Drakengard, são os múltiplos finais: Replicant tem 5 e Automata tem 26, onde os jogadores podem controlar personagens diferentes e ver lados do enredo que eles ainda não conheciam.

NieR Replicant Automata
Protagonista de NieR Replicant vestido como o personagem 9S de NieR: Automata.

NieR Replicant ver.1.22474487139… e NieR: Automata estão disponíveis para Playstation 4, Xbox One e PC via Steam.

Veja também: