Guilty Gear Strive já está disponível e ele vem cheio de sistemas e novas mecânicas. Nesse guia a gente aqui do Mega tenta descomplicar cada uma para você! 

Dust Attack

Dust é um botão versátil em Strive que traz várias funcionalidades e todos os personagens podem se beneficiar dele. 

  • Dust Neutro: ataque overhead. Não pode ser usado em combos e serve primariamente para abrir a defesa brevemente e desestabilizar o oponente.
  • Dust Carregado: segurar o botão Dust resultará em um overhead um pouco mais lento porém segurar para cima enquanto Dust carregado acerta o oponente gera um Chase Dust que é uma oportunidade de combo e faz uma transição de telas resetando a posição dos personagens para o centro da tela.
  • Dust Agachado: é um sweep. Um golpe que acerta baixo e causa um knockdown no oponente.
  • Dust Aéreo: Cada personagem tem uma particularidade no seu Dust aéreo que podem ser usados para fins diferentes.

Dust

Burst

Burst é um recurso com um elemento dedicado na HUD e pode ser usado a qualquer momento da partida apertando Dust +qualquer outro botão. Seja no neutro, enquanto defende ou até no meio de um combo do adversário. Acertar o Burst vai causar com que o oponente seja jogado do outro lado da tela e ele se apresenta de duas formas.

O Blue Burst acontece quando você está defendendo ou recebendo um ataque e quer evitar a vantagem do oponente e também o Gold Burst que pode ser usado no neutro e caso o oponente não defenda, rende uma barra de tension cheia que pode ser capitalizada de diversas formas.

Blue Burst

Bursts não são absolutos. Se o seu oponente conseguir defender seu Burst, se prepare para ser punido pois ele é bastante inseguro caso seja bloqueado.

Faultless Defense

Faultless Defense é uma defesa que usa um pouco da sua barra de tension e anula chip damage e causa mais pushback no atacante. É uma uma boa opção caso você esteja sofrendo pressão do adversário para criar uma distância ou até mesmo evitar morrer por causa de chip damage.

Faultless Defense pode ser utilizado apertando quaisquer dois botões exceto Dust enquanto segura para trás e pode ser usada em conjunto com Instant Block.

Faultless Defense

Stagger

Stagger é um estado que alguns movimentos causam on hit. O hitstun desses golpes pode ser diminuído apertando um botão e realizando o comando corretamente te permite se recuperar mais rápido, assim evitando um combo do oponente ou até criando uma brecha na ofensiva inimiga.

Stagger

Guard Crush

Assim como Stagger, Guard Crush é um estado que alguns movimentos causam on block. Guard Crush é um estado causado independente do uso de Faultless Defense.

Em Guard Crush suas únicas opções são defender ou usar burst enquanto o atacante irá se recuperar mais cedo que você. Usar um golpe com Guard Crush é um bom jeito de reforçar o seu turno enquanto está causando pressão.

Roman Cancel

Roman Cancel, ou RC como é mais conhecido, é uma das mecânicas mais icônicas de Guilty Gear e é o que adiciona várias camadas de complexidade ao jogo. Roman Cancel é utilizado apertando quaisquer 3 botões exceto Dust e usa metade da barra de Tension. Em Strive essa mecânica vem em quatro diferentes aplicações.

  • Red Roman Cancel: Um RC usado tanto on block quanto on hit no momento em que um golpe conecta. ele cancela completamente seus frames de recuperação e te permite estender combos para além do que o jogo normalmente permitiria ou extender mais a sua pressão no adversário. 

Red Roman Cancel

  • Purple Roman Cancel: Quando um RC é utilizado no meio de um ataque que não conectou. Usado principalmente para se manter seguro já que ele cancela o golpe e te mantém em estado neutro.

Purple Roman Cancel

  • Blue Roman Cancel: Esse RC é causado quando se é utilizado em um situação neutra. Normalmente utilizado para aumentar os frames de recuperação de um golpe e punir o oponente.

Blue Roman Cancel

  • Yellow Roman Cancel: Esse RC é causado quando se é utilizado enquanto em blockstun. É um Roman Cancel defensivo que causa  guard crush no oponente. 

Yellow Roman Cancel

Roman Cancel também pode ser utilizado em combinação com uma corrida, deslocando o personagem durante a animação do RC e ele também pode ser cancelado no momento que é ativado usando qualquer movimento durante os primeiros frames de animação. Tudo isso em função de manter o Roman Cancel como uma mecânica altamente versátil e maleável à criatividade do jogador.

Wall Break

Wall Break é a nova grande mecânica de Strive. Ela vem para evitar situações onde um dos jogadores se encontram encurralados no canto e trás diversos benefícios. 

A parede tem “pontos de vida” e quando esse pontos de vida chegam a zero com um golpe do jogador, um dano extra por quebrar a parede ocorre e é acionada uma transição de tela, deixando ambos os jogadores no meio do cenário. O atacante ganha metade de uma barra de tension, Positive Bonus que por um curto período aumenta o ganho de tension e um pequeno bônus de dano.

Wall Break

Caso o jogador escolha não quebrar a parede quando dada a oportunidade, o oponente pode escolher por segurar uma das direções e escapar do canto.

RISC

RISC é representada pela linha de baixo do elemento que representa o Burst. Você acumula RISC defendendo ataques consecutivos, e pode causar um Counter Hit garantido caso seja atacado enquanto a barra de RISC estiver vermelha. 

RISC é uma mecânica que pune a passividade excessiva e incentiva a retaliação e ela diminui automaticamente caso você não bloqueie mais ataques.

Counter com Máximo de RISC

Guilty Gear Strive já está disponível e você pode já conferir a nossa review do jogo!