Teoria: Entenda o final de Final Fantasy VII Rebirth e os Stamps – Muito se fala sobre as diferentes linhas temporais e os Stamps, os cachorrinhos fofos, que aparecem em diversos rótulos e objetos ao longo de Final Fantasy VII Remake — e, agora, no tão aguardado Rebirth.
Tetsuya Nomura está louco?
Na verdade, precisamos voltar no tempo para relembrar que o conceito de linhas temporais e realidades paralelas é algo bem antigo e de uso particularmente comum em filmes, séries e HQs.
Ao se apoderar desse conceito, o time por trás do Remake navega nessa perigosa abordagem que pode ou não fadar o futuro desse projeto ao fracasso. Vale ressaltar que, apesar de muitos fãs insistirem que a trama está sendo completamente alterada, a verdade é que alguns acontecimentos estão sendo pautados na liberdade criativa dos desenvolvedores a fim de fomentar a discussão dos jogadores e, consequentemente, a visibilidade dessa IP que já é tão conhecida pelos fãs — e, é claro, fazer com que o jogo venda!
Assim como Yoshinori Kitase, atual Brand Manager de Final Fantasy, gosta de dizer: “ao final, respeitaremos a essência de Final Fantasy VII…”, o que nos leva a crer que, apesar dessas tomadas de atitudes, o grand finale culminará nos resultados já conhecidos pelos fãs.
*Spoilers sobre a trama do Rebirth abaixo*
Um grande exemplo disso é o final de Final Fantasy VII Rebirth, no qual, apesar de algumas mudanças tomadas ao longo da jornada, ainda tivemos a perda de uma personagem tão importante para os fãs, mesmo que com diferenças criativas.
Onde as linhas do tempo se encaixam?
O conceito das linhas do tempo convergirem está mais claro do que nunca. Assim como o próprio Sephiroth deu a entender ao final do Rebirth, “os mundos/linhas” se chocaram, e foi isso que resultou na morte de Aerith – apesar de Cloud ter a salvado diretamente do golpe da Masamune.
Outro tópico importante que deixou pistas sobre essa “colisão” temporal é a passagem da party no templo Gi, onde Aerith mergulha a mão no lago e sente o toque de Zack, que está em outra linha tocando a mão da personagem até então desacordada.
Se retrocedermos mais, temos o momento em que Zack e Cloud passam entre Aerith e Cloud (de outra linha temporal) no final do Remake. Várias pistas que remetem a outros acontecimentos — como Cloud segurando o próprio braço que futuramente estará tomado de Geostigma no filme Advent Children, ou Aerith acalmando a Marlene no Seventh Heaven falando sobre o futuro — já deixavam isso mais do que claro no Remake.
Os Stamps
Rebirth, de fato, veio para comprovar que existem linhas temporais com realidades paralelas coexistindo, mas não necessariamente todas elas vão afetar a trama “original”. Para que esse conceito fique claro nessa teoria, abordaremos da seguinte forma as linhas temporais, sendo elas:
- Original: Nessa linha, o cachorro Stamp tem uma figura de um beagle — e é onde os nossos protagonistas estão vivendo o “agora”.
- Zack (1): Linha do tempo na qual vimos Zack sobrevivendo ao final do Remake e temos como marcação o cachorro Stamp de 4 estrelas no chapéu representado por um Yorkshire. Nessa linha, Zack opta pelo caminho de salvar Aerith/Cloud e, supostamente, é a que colide com a “Original” no final do Rebirth.
- Zack (2): Essa linha do tempo é mostrada ao final do Rebirth, onde Zack parte para tentar salvar Biggs (mesmo que inútilmente) e é representado por um cachorro Pug.
- Zack (3): Essa é a linha do tempo mais fácil de ser perdida, uma vez que ela é representada por um cachorro de pelúcia da raça Shiba Inu, quando Johnny passa correndo na frente da igreja abraçando-o. É nessa linha em que Sephiroth aparece na escadaria confrontando Zack.
- Zack (4): Essa linha do tempo é quando o personagem toma o caminho para salvar Cloud do Hojo (diferentemente da linha Zack 2, onde ele vai salvar o Biggs). Aqui, Zack Fair também está com o laço de Aerith amarrado na mão, porém não temos identificação de nenhum cachorro – ou pelo menos não aos olhos de quem não é atento.
A exclusão dessa cena da linha Zack (1) é pelo fato da aparição rápida da placa com o Yorkshire sinalizando que está “temporariamente fechado”, ou seja, alertando diretamente que essa cena não faz parte dela.
Por que essa linha Zack (4) pode ser a “Original”? Pois bem, quando Zack toma o caminho para à direita, um Stamp pode ser visto na coluna que está na extrema direita. É impossível cravar qual é a raça do cachorro, porém ela é bem similar ao design do Stamp Beagle.
Se repararmos com cuidado, o jogo indica que o Zack está saindo da linha temporal do “Zack (1)“, já que antes do personagem decidir qual caminho tomará, o cachorro York aparece ao fundo. Porém, quando ele aponta para o caminho que tomará em seguida (que está mais afrente), o cachorro mostrado parece ser o da raça Beagle, ou seja, o cachorro da qual chamamos aqui da linha “Original“. Isso dá a entender que o e personagem está fazendo essa transição temporal.
- Cloud & Aerith: Essa linha serve para mostrar que Aerith já sabia de seu destino, uma vez que os próprios lojistas do Setor já davam dicas que o evento não estava ocorrendo de maneira correta e a própria Aerith fala que é um sonho — e ela é demarcada com o cachorro da raça Chihuahua.
Um fator que também pode ser perdido facilmente é durante a grande apresentação dos soldados para Rufus, em Junon, onde podemos ver ambos os cachorros, o Beagle e o Yorkshire. Porém, o segundo que representaria a linha Zack (1) apresenta a frase: “temporariamente fechado”. O que vemos ao final do jogo é que essas linhas finalmente se colidem, culminando na presença de Zack e Cloud no mesmo plano – mesmo que só temporariamente.
Ao final do Rebirth, apenas três personagens parecem estar cientes que linhas temporais existem. São eles: Cloud, que está afetado pela influência da Black Materia; Zack, que prometeu retornar; e Aerith, que indica que pode aparecer como uma espécie de guia para Cloud.
Outro tópico que vale ser frisado é que na linha “original” apenas Cloud enxerga a ruptura “entre os mundos” no céu, porém os personagens nas outras linhas do tempo conseguem contemplá-la também e a sinalizam como um presságio para o fim dos tempos.
E os Whispers?
O uso de paralelismo em linhas temporais e representações alusivas na narrativa como o rompimento no céu e a inserção figurativa do “sombrio” e “luz/correto” nos Whispers, por exemplo, podem ser elementos que vão fazer muitos fãs se abarrotarem em teorias — exatamente como os desenvolvedores queriam.
Ao terminar Rebirth fica um questionamento: “qual foi o motivo da inserção do Zack?”. Isso nos leva a uma teoria que liga todas as pontas soltas levantadas anteriormente.
Pode-se notar que, agora, temos a representação de dois tipos de Whispers: os sombrios comandados pela influência de Sephiroth e que não seguem o destino pré-estipulado, e os Whispers branco, que são a influência do planeta agindo para seguir com o curso natural.
Sobre esse curso em questão, a cena em que Tifa está dentro da Weapon, temos a alusão de que essas grandes criaturas, juntamente dos Whispers brancos, estão lutando em prol do planeta e de seu curso natural. Outro fato que corrobora com os estandartes de cor dos Whispers são os eventos que eles tentam influenciar.
Quando Biggs foi salvo, ele estava envolto de Whispers branco. Já quando Zack sobrevive, temos a presença apenas dos sombrios. Quando ambos têm essa conversa em outra linha temporal, surge o assunto sobre esses seres, porém ambos não conversam sobre as cores e representações.
Zack no papel de herói?
A fim de seguir o curso natural, fica claro que o planeta tentará intervir em acontecimentos que surgirem pelo caminho e que sejam causados por Sephiroth diretamente para manter a ordem — e isso explicaria sua inserção na trama.
Como promessas sempre são cumpridas quanto o assunto é Zack Fair, o personagem deu sua palavra que retornaria para a linha do tempo que chamamos de original, e é nesse momento que os Whispers podem influenciar para esse “comeback”.
Já que uma brecha foi aberta e esse véu entre os mundos já foi rompido uma vez, podemos ver eventos futuros nos quais Cloud, sob a influência de Sephiroth e da Black Materia, pode começar a assumir um papel mais sombrio.
Uma vez que isso ocorra, Zack entrará em cena para interferir e salvar o amigo novamente, mas tendo que ser morto para que a ordem natural seja mantida na linha original, culminando assim no fechamento dos eventos como os fãs já conhecem.