A franquia Uncharted está presente nos consoles da Sony desde o PlayStation 3, quando o primeiro título foi lançado em 2007. A maioria dos jogos estão presentes no PlayStation 4 e 5, sendo o remaster de seus últimos dois títulos, A Thief’s End e Lost Legacy, anunciados para PC.
Desenvolvido pela Naughty Dog, o jogo de ação e aventura possui apresentam uma crescente em sua história e melhorias mecânicas que foram sendo aprimorada com cada lançamento. Além da franquia Uncharted, o estúdio também é responsável pelo desenvolvimento dos jogos de The Last of Us, games que se destacam pela sua história, temas abordados e construção de personagens.
Os jogos desenvolvidos pela Naught Dog são:
- Uncharted 1: Drake’s Fortune (2007)
- Uncharted 2: Among Thieves (2009)
- Uncharted 3: Drake’s Deception (2011)
- Uncharted 4: A Thief’s End (2016)
- Uncharted: Lost Legacy (2017)
Além dos cinco jogos citados acima, a franquia também conta com outros três que foram desenvolvidos SCE Bend Studio e pela PlayStation Mobile. São eles:
- Uncharted: Golden Abyss – 2011 (PS Vita)
- Uncharted: Fight for Fortune – 2012 (PS Vita)
- Uncharted: Fortune Hunter – 2016 (Android e IOs)
Cada um dos cinco títulos da Naught Dog seguem basicamente a mesma estrutura narrativa e apresenta gameplays semelhantes, sendo mais visível a melhoria nas mecânicas do terceiro jogo para frente. Assim, na pele de Drake o jogador irá caçar tesouros, explorar culturas milenares, cidades perdidas e enfrentar inimigos ambiciosos, ou seja, o melhor estilo Indiana Jones. Com exceção de Lost Legacy, que controlamos Chloe, os demais jogos são protagonizado por Nathan Drake.
Falando um pouco mais de mecânicas, a franquia tem seus dois primeiros jogos bastantes datados. Isso porque sua estrutura de gameplay é totalmente linear e suas lutas travadas e previsíveis. Em Drake’s Deception, terceiro jogo da franquia, vemos um título que traz cenários mais amplos, melhores visuais e o início de uma narrativa mais consistente ao incluir flashbacks para contar o passado de Nathan. Essa inclusão responde perguntas dos jogos passados, por exemplo, como Sully e Nathan se conheceram.
Quando chegamos em A Thief’s End e Lost Legacy temos jogos melhores adaptados a sua geração de hardware e com novidades na gameplay. Uma delas é a presença de pelo menos uma grande área semiaberta no caminho do jogador com itens para caçar. Infelizmente o quarto título acaba se estendo além do necessário e se torna um pouco cansativo em decorrência de muitos flashbacks. Já Lost Legacy é mais conciso e mantém as mesmas mecânicas de seu antecessor.
Agora, que tal falarmos um pouco mais dos principais personagens da franquia?
Nathan Drake
Protagonista da franquia e com um passado bastante misteriosa, revelado com mais detalhes em Drake’s Deception e A Thief’s End. Ele é determinado e embarca nas aventuras de cabeça, mesmo que o objetivo pareça impossível.
Victor “Sully” Sullivan
Sully é um caçador de tesouros e fortunas americano carismático e com muitos contatos. O personagem é o mentor de Nathan Drake e ensinou parte do que ele sabe. Mesmo sendo considerado alguém traiçoeiro, se mostrou leal e confiável com Nate e Elena.
Elena Fisher
Elena é uma jornalista, correspondente internacional e personalidade da TV, apresentando um programa de aventuras. Ela está presente em praticamente todos os jogos da Naughty Dog e é esposa de Nathan e mão de Cassie.
Chloe Frazer
Chloe é uma caçadora de tesouros e ladra de aluguem. Sua reputação e qualidade de seu serviço a torna bastante solicitada no mundo do crime. Mesmo trabalhando com vilões, como em Among Thieves, ela é uma importante aliada de Nathan.
Nadine Ross
A introdução de Nadine foi feita em A Thief’s End, ganhando maior protagonismo em Lost Legacy. Ela já foi líder da organização paramilitar Shoreline e após sair deste negócio trabalha como mercenária. Nadine se mostra determinada e implacável na conclusão de seus objetivos.
Samuel Drake
Irmão mais velho de Nathan Drake que foi apresentado no quarto game da Naughty Dog. Sua inserção foi feita de forma orgânica e bem justificada. Por mais que goste do irmão ele parece ser pouco confiável e manipulador.