Não só de Megacorporações armamentistas com atividades duvidosas (claro que estou falando da Arasaka) e gangues vive o universo de Cyberpunk, RPG criado Mike Pondsmith. Em seu complexo universo também encontramos veículos midiáticos que trazem informações, entretenimento e até novas tecnologias para a população.

Neste artigo iremos tratar especificamente da Network News 54. A rede, também é conhecida por News 54, CableNews 54 (CN 54) e Net 54, ganhou destaque aos poucos e por seu serviços serem de qualidade. Além disso, alcanço patamares de megacorporação de mídia, ou mediacorps, por saber como se vender, ter realizados investimentos certeiros e agregando mais valor ao seu negócio de forma honesta.

Histórico

A CN 54 foi fundada em 1991, e inicialmente, funcionando como um serviço de noticias oferecida com tecnologia a cabo nos Estados Unidos. A empresa obteve sucesso por oferecer uma cobertura jornalistica de qualidade, assim, ganhando reputação suficiente para concorrer de maneira acirrada com as outras emissoras, CNN e C-SPAN. Apesar de recém introduzidos no meio, a empresa conseguiu o controle de redes menores e desenvolveu novas tecnologias para a transmissão e produção.

Um marco para A CN 54 foi a compra da decadente NBC da General Electric em 1998. A aquisição proporcionou a transmissão em de ondas, assim, somado com a transmissão a cabo, expandiu seu alcance e o nome da da emissora passou a ser Network 54. Juntamente com a expansão da forma de transmissão também veio maior variedade de programação, graças aos conselho de Howard Wong. A emissora continuou a ser uma referencia na produção e conteúdo, não se limitando mais somente a notícias.

A compra da NBC, unido aos ganhos gerados por publicidade, transmissão e gravação, proporcionou maiores investimentos em pesquisas e mostrou o quanto de benefícios isso poderia trazer para a NET 54. Com um olhar visionário foi criada a International Media Technologis (IMT), mais informações sobre ela será comentada no próximo tópico.

Tudo ia bem e a Net 54 possuía 25% da transmissão do país, porém a competição era acirrada a ponto de ser destrutiva em alguns aspectos. No ano de 2005, Howard Wong, CEO da Network 54 até então, recebeu uma proposta irrecusável para trabalhar em uma nova mediacorp localizada em Los Angeles. Não demorou muito e Howard mostrou sua genialidade ao unir em uma única mediacorp diversas estações e agencias, assim, criando a Diverse Media Systems (DMS). Ela se tornou a única concorrente da Net 54.

Ao ver o crescimento da DMS, em 2009, a Net 54 sequestrou Howard. Como resposta, a DMS abateu a nave que estava realizando a extração, pois era preferível matar o CEO do que deixa-lo na mão da concorrência. A briga morreu nos tribunais e ninguém foi punido. Passado o episódio de violência, a competição entre as mediacorps continua intensa na produção de conteúdo e aquisição de empresas menores.

Investimentos em pesquisas

A visionária subdivisão da NEt 54, IMT, possibilitou que a emissora se torna-se autossuficiente em pesquisas e criação de tecnologia. Basicamente, o IMT é dividido em três setores que são o Think Tank, Tecnologia e espionagem. Além disso, ela também investiu em cyberwares relacionados a sua produção como mídia.

O Think Tank buscava identificar possíveis tendencia, enquanto que o setor de Tecnologia era responsável pelo desenvolvimento real do produto. Por fim, o setor de espionagem buscava segredos industriais e realizava extrações de pesquisadores e executivos de empresas concorrentes.

São inovações da IMT:

  • Noticia sob demanda: Serviço de baixo custo que disponibiliza uma conexão com o banco de dados sempre atualizado da Net 54. A informações poderiam ser acessadas pela linha telefonia (e posteriormente internet) e reproduzidas em televisões e computadores, já contando com textos, imagens e vídeos. O assinante também poderia optar por uma versão impressa sob demanda.
  • Soundchips: Vendido a parte ou dado como brinde em produtos, os soundchips atendem as pessoas com interface que buscam uma experiencia musical. Contendo até três música e uma propaganda, o chips envia sinais unidirecionais que pertencem ao usuário ter uma experiencia sem falhas.

Personalidades

Dentro no corpo de colaboradores da empresa se destacam Lyle McClellan e Nancy (Bles Isis). Lyle é repórter investigativo ousado e que não te medo de ir atrás da verdade.

Bles Isis ingressou na emissora em 2008, após sair de seu carcere. Ela havia sido presa, condenada a sete meses, por empurrar seu marido abusivo do 83° andar. Para Bles a fama ganha na Net 54 não é novidade, pois ela é uma ex-membro da famosa e influente banda Samurai.

O poder que as mediacorps tem em mãos são enormes, pois mesmo não possuindo manufatura de armas possuem o poder da informação. Com a possibilidade de ditar modas, influenciar atitudes e opiniões. Dentro deste cenário, não é difícil imaginar que nada impediria ela de ter negócios com megacorporações como a própria Militech, considerando que ambas possuem o mesmo país de origem.

A presença da Net 54 em Cyberpunk 2077 ainda não foi confirmada. É provável que ela, até mesmo outras emissoras, possam existir já que o jogo da continuidade no que foi apresentado nos RPGs.

Cyberpunk 2077, desenvolvido pela CD Projekt Red, será lançado em 17 de setembro de 2020 para as plataformas PC, Xbox One, PlayStation 4 e Google Stadia.

Fonte: RPG e Cyberpunk Wiki