Em entrevista dada para a própria Square Enix, o diretor Yoko Taro e o produtor Yosuke Saito conversaram sobre os conceitos por trás de Voice of Cards: The Isle Dragon Roars.

Perguntado sobre como a surgiu a ideia de desenvolver o game no formato de jogo de cartas e como esse formato influencia no enredo do título, Taro explica que o formato na realidade reflete a representação compacta que a equipe procurava no início do desenvolvimento do jogo:

“Os jogos evoluíram como se imitassem a realidade, mas ao exibir um espaço 3D na TV em formato 2D ou ao converter vários movimentos humanos em controles de gamepad, é necessário ‘resumir’ ou tornar abstrato até certo ponto. Além disso, o formato no qual os videogames recentes estão sendo resumidos está se tornando cada vez mais arraigado. Diante desse tipo de situação, pensamos: ‘Se vamos tornar um jogo mais abstrato de qualquer maneira, por que não consolidá-lo em uma apresentação mais compacta, que permitiria às pessoas perceber e explorar o entretenimento à sua própria maneira?’ Isso levou à nossa decisão de aceitar este desafio.”

Já Saito ressalta que o formato permite que os jogadores realmente interajam com o mundo do game a sua própria maneira:

“A ideia de retratar tudo com cartas veio de Yoko-san, por isso, verifique a sua resposta acima. Dito isso, quando você realmente explora este mundo, retratado por cartas, é diferente de um mundo que foi construído em 3D. Com seu próprio poder, o mundo pode se expandir tanto quanto você quiser. Para esse fim, espero que você deixe sua imaginação correr solta e crie seu próprio mundo em sua mente para o conteúdo do seu coração!”

Claro que, para encerrar, Taro brinca um pouco com as respostas sérias que foram dadas: “Mas, isso é apenas uma mentira e a verdadeira razão é porque nenhum outro jogo anterior foi retratado apenas com cartas.”

Voice of Cards: The Isle Dragon Roars
Produtor executivo Yosuke Saito e diretor criativo Yoko Taro.

Voice of Cards: The Isle Dragon Roars é um RPG com um mundo de fantasia construído através de cartas. O jogo foi produzido pela equipe por trás dos games da série Drakengard/NieR e está disponível para Playstation 4, Nintendo Switch e PC via Steam.

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