Desenvolvido e distribuído pela Konami Holdings Corporation, Yu-Gi-Oh! Duel Links é um cardgame virtual gratuito lançado primeiramente no Japão no final de 2016 e mundialmente no início de 2017. Baseado nos animes da franquia Yu-Gi-Oh, a premissa do jogo é bem simples: Seto Kaiba criou um mundo virtual chamado Duel World onde os duelistas do mundo todo podem se reunir e duelar.
Atualmente o game conta com personagens e cartas de 4 temporadas do anime (Duel Monsters, GX, 5D’S e Zexal) e de um dos filmes da franquia (Dark Side of Dimmensions). A parte offline do jogo conta com eventos de história, de obtenção de personagem e missões para adquirir itens in-game. Já a parte online é composta basicamente por partidas PvP divididas em ranques (iniciante, bronze, prata, ouro, platina, lendário e rei dos jogos).
Com o básico em mente, é comum que muitos jogadores da comunidade e até pessoas que não jogam se perguntem: a quantas anda o Duel Links? O jogo é rentável para a Konami? Vale a pena investir no jogo? Será que Duel Links vai acabar? Vamos dar uma olhada em como está o cenário do jogo.
Duel Links em números
Antes de mais nada, é importante ressaltar que os dados a seguir foram compilados por um usuário do Reddit com o nome actualarno. O usuário montou uma thread extremamente detalhada a partir de aplicativo AppAnnie, que (dado as devidas credenciais e permissões) torna possível uma análise dos chamados Key Performance Indicators (KPI), que são os indicadores de performances de aplicativos. É a partir dessa thread que este artigo está sendo baseado, então caso surja o interesse em mais detalhes, recomendo que leia o material original (em inglês) aqui.
- Receita: como um jogo gratuito, a receita de Duel Links vem da venda de pacotes de cartas e de baralhos prontos que, apesar de serem possíveis de adquirir somente com dinheiro in-game, são incentivados a serem comprados com dinheiro real.
Considerando o período entre dezembro de 2020 e março de 2021, o jogo faturou mais de 30 milhões de dólares americanos – 13.3 de usuários de android e 17.3 de usuário de iOS.
No que diz respeito a receita diária, no período entre março de 2020 e 2021, o jogo faturou uma média de 310 mil dólares americanos por dia – 146 no android e 165 no iOS. Dessa receita diária, Estados Unidos e Japão configuram a massiva maioria de 219 mil dos 310 mil dólares diários.
Existe ainda os dados de receita por download feito, onde a indústria considera um valor de 3 dólares algo muito bom: Duel Links tem a média global de 5 dólares por download em dispositivos Android e incríveis 14 dólares em dispositivos iOS. Importante ressaltar que a receita proveniente de jogadores nos PCs não está sendo levada em consideração nesse levantamento.
Então, com todos esses dados, é possível afirmar que, em relação a receita, o jogo é uma verdadeira mina de ouro para a Konami, o que o manterá nas boas graças da empresa por muito tempo. - Downloads: como citado antes, o número de downloads influencia e muito nos cálculos de lucros – então nada mais justo do que analisar esses números. Entre dezembro de 2020 e março de 2021, o jogo foi baixado em 1.39 milhão de dispositivos Android e 440 mil dispositivos iOS; já a média de downloads diários entre março de 2020 e 2021 ficaram na casa dos 19 mil para Androids e 5 mil para iOS. Por mais que o número de downloads em iOS seja muito inferior, é normal que a maior receita venha deste nicho, uma vez que são produtos mais caros e quem os adquire geralmente também tem condições de gastar mais nos jogos.
O número de downloads não necessariamente reflete o número de novos jogadores, mas é importante para classificar nas lojas de aplicativos dos dispositivos. Mesmo com um número inferior (normal para um jogo de 5 anos), Duel Links ainda se mantém como um dos aplicativos mais baixados nos celulares – principalmente quando comparado com cardgames concorrentes como Legends of Runeterra ou Hearstone, que também tem performances inferiores em Androids se comparado a Duel Links. - Usuários Ativos: o último dado desta trinca são os jogadores e, nesse quesito, o jogo está melhor do que nunca – entre dezembro de 2020 e março de 2021 foram registrados 1.3 milhão de usuários ativos. O país que mais tem jogadores nos Androids atualmente é o Egito, com cerca de 32,5% dos downloads feitos. O Brasil vem em segundo, seguido de Estados Unidos, México e Indonésia. Quando se fala de iOS, Estados Unidos e Japão dividem a representação com 41% e 19% respectivamente.
Outro dado importante é de jogadores que baixam o aplicativo e de fato o usam – 79% dos downloads feitos resultam no usuário abrindo o aplicativo e destes, 49% voltam a jogar. É um dado que comprova que, apesar de mais usuários desistam do jogo no primeiro dia, mais e mais jogadores continuam no jogo por mais tempo. Destes que continuam, muitos saem do status de free-to-play nos primeiros 3 dias de uso.
Falando de PC, também é possível ver a média alta de jogadores em comparação a outros cardgames, como GWENT. Veja estes dois gráficos do Steam Charts:
Ou seja, é possível inferir que a alta lucratividade aliada ao alto número de downloads resulta em mais jogadores que estão dispostos a se comprometer com o jogo e gastar dinheiro real, o que é um grande ponto para a Konami.
Duel Links em competitividade e comunidade
Além da parte PvP onde a subida de ranque é o único objetivo, a Konami também promove a chamada Copa KC, onde os jogadores duelam em uma primeira fase por uma semana para atingir os requisitos necessários para chegar na segunda fase – esta dura 3 dias e recompensa o vencedor com um convite para o campeonato mundial, que também é realizado pela Konami.
Porém, uma reclamação forte da comunidade em relação aos torneios oficiais é a falta de premiação em dinheiro, o que levou a criação de vários torneios e comunidades próprias. Por exemplo, no Brasil temos os canais dos youtubers Renan Sparrow, Uchiha Leandro e Peralta MG, que organizam campeonatos periódicos sempre com premiações em dinheiro para os melhores colocados. Já no exterior, temos comunidades como a Duel Links Meta e a Duel Links Entertainment, que promovem alguns dos torneios mais competitivos do mundo, também com premiações altíssimas (mas dessa vez em dólar, então mais altas ainda).
É justamente na força dessas comunidades que reside o melhor do jogo: poder jogar e competir com pessoas ao redor do mundo e no processo conhecer todo tipo de pessoa, fazer amigos e até garantir sustento para si mesmo é algo que mantém os jogadores ativos – o que mantém o lucro da Konami alto e a incentiva a manter o jogo funcionando. Podemos assumir que o sucesso do Duel Links se deve a combinação de um ótimo trabalho da Konami em manter os jogadores interessados no game e das comunidades ao redor do mundo se manterem ativas e divertidas para todos.
Se, depois de tudo isso, você ficou interessado em jogar um pouco do bom e velho Monstros de Duelo, lembre que Yu-Gi-Oh! Duel Links está disponível gratuitamente para Android, iOS e PC via Steam.