Desenvolvido e publicado pela Konami Digital Entertainment, Yu-Gi-Oh! Master Duel está disponível gratuitamente desde 18 de janeiro.

Com o lançamento do novo título, muitas pessoas estão retornando para o card game e acabam se impressionando (ou se decepcionando) com o alto nível exigido em duelos online. Yu-Gi-Oh! mudou muito desde a época ontem jogar um Mago Negro ou um Dragão Branco de Olhos Azuis no campo era considerado legal.

Porém, o Megascópio está aqui para te ajudar a entender a situação atual do jogo e fazer com que você melhore seus duelos online e alcance o nível mais alto: nós separamos algumas dicas de cartas importantes para ter e decks fortes para conhecer.

A necessidade de handtraps

De acordo com o site Master Duel Meta, especializado em reunir dados do cenário competitivo do jogo, as cartas Ash Blossom & Joyous Spring e Maxx “C” são as mais utilizadas pelos jogadores em seus decks. A semelhança entre as duas? Ambas são cartas chamadas handtraps.

Handtraps são cartas que podem ser jogadas diretamente da sua mão mesmo no turno do oponente, e geralmente são as formas mais simples de negar efeitos ou reprimir jogadas. Mesmo no card game na vida real, o TCG, essas cartas também são amplamente utilizadas: de acordo com o site YGOPRODECK, Ash Blossom é a carta mais usadas pelos jogadores em torneios.

O motivo para seu amplo sucesso está na quantidade de volume de jogo que os decks atuais são capazes de impor: ao contrário de como acontecia no anime ou em partidas reais de muito anos atrás, invocar apenas um monstro e passar o turno para o oponente é uma jogada horrível. Os decks mais fortes são capazes de terminar seu turno com diversos monstros que negam efeitos, que destroem, que removem e mais, múltiplas vezes por turno, e handtraps são a única forma de parar o oponente de montar campos assim.

Por isso, utilizar handtraps se faz extremamente necessário em todos os decks – todos mesmo. Por exemplo, se você quer começar no Master Duel e gosta de Mago Negro ou de Dragão Branco de Olhos Azuis e quer montar um deck ao redor deles, provavelmente vai ter uma grande dificuldade nos duelos online. Porém, caso você também adicione cartas como Ash Blossom e Maxx “C”, você é capaz de bater de frente com os decks mais fortes e ainda assim se divertir com as cartas que gosta.

Yu-Gi-Oh! Master Duel
Ash Blossom & Joyous Spring é a carta mais jogada atualmente e funciona em qualquer deck.

A importância de ler as cartas

Pode parecer bastante óbvio, mas é muito importante ler suas próprias cartas e entendê-las completamente, e praticar bastante com seu deck. Por exemplo, caso você opte por montar um deck de Mago Negro, é importante saber o que usar e como usar: para isso, você pode levar o seu deck para o Solo Mode e treinar contra os NPCs até entender bem o que suas cartas fazem. Também é legal procurar tutoriais sobre o seu deck – a comunidade de Yu-Gi-Oh! é extremamente ativa no Youtube, então não é difícil encontrar vídeos que ensinem as jogadas básicas de todos os decks.

Outra parte da importância da leitura está em também ler as cartas dos oponentes. Muitos jogadores se sentem desmotivados de saber o que as cartas do oponente fazem pois é normal que elas tenham textos relativamente longos – porém, muitas vezes, essa leitura pode te dar informações de quando interromper as jogadas ou se o oponente oferece algum tipo de perigo para seu campo. Cada jogador tem até oito minutos para realizar suas jogadas, então vá com calma e leia as cartas que estão em campo.

Yu-Gi-Oh! Master Duel
Endymion, the Mighty Master of Magic é conhecido por ser uma carta com textos muito longos.

Conheça alguns dos decks mais relevantes do jogo

Mesmo sendo um jogo novo, Master Duel já conta com uma pequena organização entre a própria comunidade do jogo que divide os decks em níveis de qualidades no nível competitivo. Essa divisão é bastante comum em jogos de carta no geral e é chamada de Tier List. Atualmente, de acordo novamente com o site Master Duel Meta, os decks mais fortes (os Tier 1) são Dryton e Tri-Brigade.

Dryton é um deck que usa a mecânica de ritual para trazer para campo um dos monstros com maior poder de negar jogadas em todo o jogo, Herald of Ultimaness, que é capaz de negar virtualmente todas as cartas enquanto o jogador possuir cartas na mão para descartar. O deck também consegue montar um campo no turno um com múltiplos monstros que impedem o oponente jogar, e por isso tem ganhado muito pequenos torneios e sendo um dos terrores das partidas online. Pelo número de combos possíveis, esse deck não é muito recomendado para quem está começando a jogar.

Já Tri-Brigade é um deck que usa tanto a mecânica de XYZ quanto de Links para fazer volume de jogo e trazer monstros com bom poder de remoção de monstros e também capazes de negar jogadas. O deck é conhecido por não precisar de muito para começar suas jogadas e ser relativamente linear, com seu boss monster, Tri-Brigade Shuraig the Ominous Omen, possuindo um excelente efeito para ser usado no turno do oponente. Atualmente o deck está sendo indicado para jogadores iniciantes por ser mais simples de aprender seus combos básicos.

Yu-Gi-Oh! Master Duel
Shuraig the Ominous Omen é um dos carros chefes do deck de Tri-Brigade, um dos recomendados para jogadores iniciantes.

Lembre-se sempre de que, por ser um jogo altamente competitivo, sempre há coisas novas para aprender, e essas dicas são apenas pontos básicos a se considerar. É sempre importante continuar praticando e também assistir torneios ou partidas de jogadores mais experientes para aprender combos mais avançados – também é muito simples encontrar lives e vídeos de pessoas duelando, que podem ajudar muito na sua evolução como jogador.

Yu-Gi-Oh! Master Duel está disponível para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, Nintendo Switch e PC via Steam. Você também pode conferir nossa crítica do game abaixo: