Yu-Gi-Oh! Master Duel foi lançado em 18 de janeiro pela Konami Digital Entertainment. O jogo é considerado pela empresa como a edição definitiva do card game que vem fazendo parte da vida de muitos há mais de 20 anos.
Por ser um título novo, é normal que muitas pessoas novas se interessem pelo jogo e resolvam tentar aprender, ou ainda pessoas que jogaram o card game no passado retornem para ver como estão as coisas. Também é comum que as regras do jogo, por serem extensas, sejam esquecidas – é por isso que nós, do Mega, resolvemos montar um tutorial completo com várias das regras do game para você que quer voltar a jogar mas não lembra como ou que quer conhecer o jogo.
Elementos básicos
Campo
- O campo é composto por 10 espaços para cada jogador utilizar: 5 para monstros e 5 para mágicas e armadilhas.
- Também há dois espaços para um tipo específico de cartas mágicas, as mágicas de campo, que ficam a esquerda do campo principal.
- Ainda na esquerda, abaixo do espaço para mágica de campo, fica o espaço para um dos baralhos que os jogadores podem utilizar, o baralho extra.
- Já no lado direito, na parte inferior, fica o espaço para o baralho principal, que contém a maioria das cartas de cada jogador.
- Acima do espaço para o baralho fica o cemitério, que é para onde as cartas geralmente vão quando são utilizadas ou quando são destruídas pelo oponente.
- Acima do cemitério fica a zona de cartas banidas, que é um status especial que dificulta a utilização das cartas que acabam lá. Existem muitas formas de banir cartas do jogo, e essa geralmente é a melhor forma de combater as cartas do oponente.
- Por fim, acima do campo principal estão as duas zonas de monstros extras. Elas são a última adição ao campo do jogo e trazem alguma complicação ao jogo, podendo ser utilizadas por todos os tipos de monstros e servindo a propósitos específicos que falaremos mais a frente.
Baralho
- Cada jogador tem acesso a dois tipos de baralhos (também chamados de decks), o principal e o extra, que comportam diferentes tipos de cartas e atuam de maneiras diferentes no andar dos duelos.
- O deck principal comportam 3 tipos de cartas: os monstros, as mágicas e as armadilhas, que também são divididos em grupos que serão abordados mais a frente. Ele pode conter entre 40 e 60 cartas, que podem ser escolhidas livremente pelos jogadores antes dos duelos.
- O deck extra comportam 4 tipos de cartas: monstros fusão, monstros synchro, monstros XYZ e monstros links. Cada um desses tipos de monstros representam um tipo diferente de mecânicas de invocação, que também podem ser usadas livremente pelos jogadores. O deck extra pode conter até 15 cartas.
Cartas
- Os elementos de cada carta diferem de acordo com seu tipo, e podem conter muitas informações – Yu-Gi-Oh! é conhecido por obrigar os jogadores a lerem muito (isso se eles não quiserem perder).
- Os monstros do deck principal e do deck extra costumam ter o mesmo tipo de informações: o nome da carta na parte de cima, seu atributo no canto superior direito (podendo ser luz, trevas, água, vento, terra e fogo), seu número de estrelas, sua imagem no centro da carta, seu texto (que pode descrever uma história no caso de monstros normais, ou seus efeitos no caso de monstros de efeitos; e que ainda descreve seu tipo, como dragão ou feiticeiro) e seus pontos de ataque e defesa no canto inferior direito.
- As cartas mágicas, caracterizadas pela cor verde, também possuem informações como nome, imagem e efeito, mas não tem número de estrelas, atributo e pontos de ataque – o mesmo se aplica as cartas armadilhas.
- Existem diferentes tipos de cartas mágicas e de cartas armadilhas, mas elas geralmente seguem algumas diretrizes.
- Cartas armadilhas, caracterizadas pela cor rosa, não podem ser utilizadas direto da mão do jogador – elas precisam ser colocadas viradas para baixo no campo, só podendo ser ativadas a partir do próximo turno do oponente.
- Já as cartas mágicas podem ser utilizadas direto da mão do jogador, mas, diferente das cartas armadilhas, não podem ser utilizadas no turno do oponente.
Regras básicas
As regras iniciais e objetivo são relativamente simples: em partidas (que são chamadas de duelos) entre dois jogadores, ambos utilizam seus baralhos com o objetivo de reduzir os pontos de vida do adversário, que começam em 8000, a 0.
Cada jogador inicia o duelo com cinco cartas na mão e, a partir delas, pode realizar qualquer jogada que elas permitam: ao contrário de outros card games, não existe nenhum tipo de recurso que limite as ações dos jogadores como, por exemplo, os pontos de energia no Pokémon TCG.
Cada jogador tem sua vez para jogar suas cartas (chamado de turno), onde poderão realizar uma invocação de um monstro. Um elemento que precisa ser levado em consideração é quantas estrelas o monstro que você quer jogar tem: caso ele tenha entre 1 ou 4 estrelas, você pode realizar uma invocação normal, onde o monstro entra em um dos cinco espaços para monstros no campo, na posição vertical (modo de ataque) virado para cima ou virado para baixo na posição horizontal (em modo de defesa).
Caso o monstro tenha 5 ou mais estrelas, ele precisa de um sacrifício para ser jogado no campo: é a chamada invocação tributo. Monstros com 5 e 6 estrelas requerem um tributo, e de 7 para cima requerem dois tributos. Também existem monstros que podem ser invocados especialmente, e suas condições sempre estão escritas em seus textos.
Fora os monstros, os jogadores podem utilizar suas cartas mágicas, armadilhas, e acessar monstros do deck extra, seguindo suas condições de invocação.
Também existem diferentes fases de cada turno: a fase de compra, onde o jogador puxa uma carta do topo do deck principal; a fase principal um, onde o jogador faz suas invocações; a fase de batalha, onde o jogador ataque o oponente e os monstros dele; a fase principal dois, onde é possível fazer mais jogadas para se defender no próximo turno; e a fase final, onde você passa o turno para seu oponente.
Tipos de cartas
Existem, essencialmente, 9 grupos de cartas em Yu-Gi-Oh: cada grupo é composto por algumas variações dessas cartas e todas elas podem ser utilizadas nos decks.
Monstros do deck principal
- Monstros normais e monstros de efeito: compondo o maior grupo de cartas em Yu-Gi-Oh!, os monstros normais e de efeito são utilizados no deck principal e tem como característica suas cores – os monstros normais tem bordas amarelas e os monstros de efeito tem as bordas alaranjadas.
- Monstros ritual: o primeiro tipo de monstros especiais em Yu-Gi-Oh!, eles são caracterizados pela cor azulada. Suas características são iguais as dos monstros normais e de efeitos, mas sua condição de invocação é especial: monstros de ritual precisam ser invocados através de cartas mágicas de ritual, que pedem tributos específicos, geralmente monstros com números de estrelas iguais ao monstro que será invocado.
- Monstros pêndulo: um tipo de monstro que também pode ser considerado uma carta mágica. Eles possuem todos os elementos de monstros, mas possuem um número dos lados de seu texto, representando a sua escala. Colocando, por exemplo, um monstro pêndulo com número de escala 1 em uma ponta do campo e outro com número de escala 10 na outra ponta, é possível invocar especialmente todos os monstros em sua mão entre os níveis 2 e 9. Estão entre as cartas mais fortes do jogo.
Cartas mágicas
- Mágicas normais: são cartas que só podem ser utilizadas no turno do próprio jogador e que podem possuir diversos efeitos.
- Mágicas de campo: cartas que só podem ser jogadas na zona de cartas de campos, tem efeitos que geralmente afetam certos tipos de monstros.
- Mágicas de equipamento: cartas que atuam em conjunto com monstros, se tornando equipamentos para eles e os concedendo efeitos, maior ataque ou maior defesa.
- Mágicas contínuas: funcionam como mágicas normais, mas elas não são enviadas ao cemitério após o uso, permanecendo em campo.
- Mágicas rápidas: as únicas cartas mágicas que podem ser utilizadas no turno do oponente, atuando como um tipo adicional de proteção.
- Mágicas de ritual: cartas utilizadas para invocar monstros de rituais.
Cartas armadilhas
- Armadilhas normais: são cartas que só podem ser utilizadas a partir do turno do oponente e que podem possuir diversos efeitos.
- Armadilhas contínuas: funcionam como armadilhas normais, mas elas não são enviadas ao cemitério após o uso, permanecendo em campo.
- Armadilha de resposta: funcionam como armadilhas normais, porém o oponente não pode utilizar efeitos para responder a elas, a não que o efeito seja também com uma armadilha de resposta.
Monstros do deck extra
- Monstros Fusão: caracterizados por sua cor roxa, monstros de fusão requerem “ingredientes” para serem jogados em campo, seja monstros específicos, atributos, tipos e mais. Todos eles dependem de uma carta mágica chamada Polimerização e suas variantes.
- Monstros Synchro: caracterizados pela cor branca, synchros requerem um tipo de monstro específico chamado de regulador. O monstro regulador é combinado com um monstro não-regulador para dar origem ao synchro – por exemplo, juntando um regulador de 4 estrelas e um não-regulador de 2 estrelas, podemos invocar um synchro de 6 estrelas do deck extra.
- Monstros XYZ: caracterizados por sua cor preta, XYZ possuem ranques ao invés de estrelas, precisando de monstros com o mesmo número de estrelas para serem invocados – por exemplo, ao juntar dois monstros de 4 estrelas, podemos jogar um monstro XYZ de ranque 4 do deck extra.
- Monstros Link: caracterizados pela cor azul (um pouco mais claro que os rituais), os Link possuem não possuem estrelas ou ranques, mas sim links na parte inferior direita da carta. Caso o monstro Link seja de link 2, você precisa de dois monstros em seu campo para invocá-los, por exemplo. Dois elementos importantes sobre esse tipo de monstro são que eles não podem ser passados para o modo de defesa e eles sempre precisam ser jogados primeiro na zona de monstros extra.
Apesar das muitas regras, Yu-Gi-Oh! é um jogo bastante divertido e muito recompensador uma vez que essas muitas interações são entendidas – vencer duelos é muito satisfatório.
Esperamos que você tenha entendido o básico do jogo e que se interesse em testar Yu-Gi-Oh! Master Duel, disponível para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, Nintendo Switch e PC via Steam. Você também pode conferir o que achamos do game em nossa crítica: