Os jogos de beat’em up com certeza marcaram a vida de muitos jogadores que se encontram em sua fase adulta atualmente.Normalmente, tais jogos seguem uma receita simples e efetiva: uma história básica como plano de fundo, personagens carismáticos e muita ação. Essa receia funciona até hoje e Streets of Rage 4 é uma amostra da sua aplicação de uma forma integral em plataformas mais avançadas que permitem a construção de jogos mais complexos.

O primeiro jogo da franquia foi lançado em 1991, sendo seguido por Streets of Rage 2 e 3 nos anos 1992 e 1994, respectivamente. Mais de 20 anos depois, em abril de 2020, é lançado Streets of Rage 4 pela DotEMU para as plataformas PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Mesmo sendo somente um plano de fundo, a história do novo jogo da continuidade ao que foi mostrado em Streets of Rage 3. Assim, o jogo se passa 10 anos após a derrota do vilão anterior, Mrs. X, sendo iniciado o processo de pacificação em Wood Oka City. Porém, a cidade volta a ser dominada pelas gangues com o comando dos Gêmeos Y, filho de Mrs X. Com um plano mirabolante, os novos vilões pretendem fazer uma lavagem cerebral na cidade com a utilização de música hipnótica.

Cenários reformulados e polidos

O jogo apresenta uma variação bem grande de cenários, alcançando mapas da cidade com diferentes temáticas de bairros, estabelecimentos comerciais, esgoto, uma embarcação e muitos outros. Todos eles estão muito bem estruturados, polidos e o mais importante, estão com o tamanho certo para a navegação sem que o jogador enjoe.

Uma característica que foi mantida e ampliada foi a destrutividade dos cenários. Assim, há diversos elementos para serem utilizados como armas, sem falar nas armadilhas como buracos e armadilhas de ácido que estão presentes nos mapas. Também vale destacar a trilha sonora que se encaixa em cada cenário da maneira certa e colabora com a imersão e intensão do ambiente em que estamos. 

Personagens novos e recauchutados

No novo jogo estão de volta os personagens clássicos franquia, Blaze, Alex Stone e Adam Hunter, juntamente com novos personagens como a filha de Adam, Cherry Hunter, e Floyd Iraia. Os personagens contam com um visual atualizado e uma jogabilidade exclusiva para cada um deles. O jogo também se torna um pouco mais tático com a mecânica de causar dano ao personagem quando golpes especiais são utilizados e faz com que se pense bem antes da execução destes movimentos. A barra de energia pode ser recuperada com a realização de combos prolongados. Desta forma, a velocidade de movimentação, ataques e poderes especiais conseguem diferenciar os personagens e incentiva o jogador a masterizar a utilização de cada um em múltiplas finalizações da campanha.

Os personagens são desbloqueados durante a jogatina, o que inicialmente, motiva o jogador a avançar nas fases e aprender a nova jogabilidade do personagem desbloqueado. Para os mais saudosistas, podem ser liberadas opções dos visuais dos antigos jogos da franquia para os personagens. O contraste visual causado pelos cenários remodelados e o personagem mais pixelizado mostra como o jogo evoluiu. É interessante comentar que Streets of Rage 4 possui todos os personagens da franquia.

Os inimigos estão bem variados e possuem ataques e movimentações diferenciados, porém a clássica técnica de variação da cor da roupa para indicar que o oponente é mais forte é mantida e aplicada para a maioria dos inimigos comuns. Alguns dos adversários apresentam padrões bem interessantes, como é o caso do cozinheiro que cospe fogo e se movimenta na diagonal pelo cenário. De forma geral, o padrão de movimentação é escancarado propositalmente para  aprendizagem do jogador.

O chefão de cada fase é o verdadeiro inimigo a ser batido. Cada um deles apresenta um visual interessante e o devido grau de dificuldade. Como nas fases, a complexidade na movimentação e golpes dos inimigos aumentam e tornam o combate desafiador. Assim, os inimigos conseguem ser marcantes e dificultar a vida do jogador na medida certa.

Veredito

Com muitas características positivas, o jogo apresenta uma dificuldade progressiva e na medida certa para estimular o jogador. Os cenários estão bonitos e muito interativos. Além disso, a possibilidade de entender as mecânicas de cada personagem faz com que ele seja um jogo com alto fator replay.

Streets of Rage 4 traz uma abordagem clássica de um gênero que mostrou que pode se renovar na nova geração de maneira muito competente. O jogo é divertido e é indicado aos saudosistas de plantão e novos jogadores que querem conhecer mais da franquia e do gênero beat’em up.

NOTA: 4,5/5