O game brasileiro Adore, desenvolvido pela Cadabra Games e distribuído pela QUByte Interactive, foi lançado em agosto de 2023 para as plataformas PC, Playstation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S e Nintendo Switch. Mesclando elementos de RPG e ação, o game coloca o jogador na pele de Lukha e oferece batalhas com mecânicas interessantes com invocações de monstrinhos em tempo real.

Narrativa e variedade de mapas

Explorando mais da narrativa, Adore conta a história de Draknar, o deus das criaturas. Ele foi responsável pela criação de Gaterdrik com sua essência divina, mas um semideus corrompido, Ixer, lança uma maldição sobre o mundo. Draknar e Ixer travaram uma grande batalha, na qual foi vencida pelo semideus que tomou para si a essência divina. O agora derrotado Draknar reencarna em nosso protagonista que tem como objetivo livrar o mundo da corrupção de Ixer.

Seu enredo apresenta um bom plano de fundo e conta com um protagonista e personagens secundários bastante carismáticos. Visualmente o game é bastante bonito com suas cores vivas e regiões que apresentam biomas e estilos diferenciados. A trilha sonora é boa e consegue ditar bem o ritmo das fases, chegando em certos momentos a lembrar as músicas do game indie Bastion, porém são pouco variadas.

Adore - 3

Gameplay

Em relação a sua gameplay, ela funciona da mesma maneira que os jogos de dungeons ao apresentar localidades geradas de forma procedural que devem ser exploradas em busca de itens ou de derrotar inimigos específicos. A abordagem descrita anteriormente, unida a câmera superior e um combate que usa como base a invocação de criaturas como se fossem skills, remete a jogos como Diablo. A navegação pelo mapa é agradável, não só pelo tamanho dos mapas serem concisos, mas também pela viagem rápida de um ponto a outro poder ser feita sem muitas dificuldades.

Para o combate serão usadas criaturas capturadas aos moldes de Pokémon, o que é bastante divertido e desafiador, uma vez que as criaturas apresentam comportamento mais agressivo e exigem que o jogador use estratégias diferentes. Por exemplo, podemos usar uma de nossas criaturas já capturadas como distração então investir na captura. Ao todo são 39 criaturas de diferentes tipos e que podem ser equipadas com melhorias.

Adore - 4

A utilização dos monstrinhos capturados funcionam como skills. Lukha pode carregar até quatro criaturas e invocar duas por vez, sendo as invocações em tempo real e com recarga rápida. Este detalhe é bastante importante, pois por si só o personagem não apresenta ataque, assim, dependendo das invocações. Neste ponto se torna fundamental escolher qual estratégia utilizar para a escolha de monstrinhos já que cada um deles apresenta força, velocidade e quantidade de vida diferentes.

Adore - 2

Veredito

Adore é um indie brasileiro muito divertido e com mecânicas polarizadas em relação a  seu desenvolvimento, sendo os gêneros que o inspira bem explorados. Seu visual é bonito e caprichado ao apresentar uma boa variedade de criaturas e diferentes biomas. Sem dúvida um game que vale muito a pena conferir!

*Chave cedida pela QUByte Interactive

REVER GERAL
Enredo
Trilha Sonora
Visual
Design
Gameplay
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Jogador de Gwent for fun e Mestre em Ciência da Computação.
adore-mistura-de-rpg-com-acao-que-agrada-criticaAdore é um indie brasileiro muito divertido e com mecânicas polidas em relação a seu desenvolvimento, sendo os gêneros que o inspira bem explorados. Seu visual é bonito e caprichado ao apresentar uma boa variedade de criaturas e diferentes biomas. Sem dúvida um game que vale muito a pena conferir!