Desenvolvido pela Merge Games em parceria com a Jankenteam, Alex Kidd in Miracle World DX é a nova versão do primeiro título do antigo mascote da Sega, Alex Kidd, para o Master System. O game é do gênero de plataforma 2D com elementos de ação e animação 3D.

O jogo se passa no reino de Radaxian e acompanha o príncipe Alex em sua jornada para salvar os habitantes do reino das garras do malvado Janken O Grande e seus subordinados, Gooseka,  Chokkina e Parplin.

Com data de estreia marcada para amanhã, 22 de junho, vamos dar uma olhada na demo gratuita do jogo disponível na Steam para entender um pouco do que vem por aí.

Jogabilidade, gráficos e trilha sonora

Como jogo de plataforma 2D, Miracle World DX tem controles excelentes e movimentação responsiva, uma grande melhoria do jogo original – o game dos anos 80 não era conhecido por ser o mais fácil de manusear, e muitas vezes o jogador acabava morrendo por um pulo que se estendeu demais ou um inimigo com hitbox esquisita. Definitivamente não é o caso do remake, que melhorou e muito todos os controles, tornando a movimentação com Alex bem mais simples.

Na parte de gráficos, a repaginada no personagem e nos cenários com design 3D trouxeram de volta à vida as ideias criadas nos anos 80, respeitando os modelos originais mas com acréscimos muito bonitos e que se encaixaram bem com a ideia geral do jogo. Particularmente, o design dos cenários dão um ar novo para o título, com acréscimos de elementos como cachoeiras e chuva, entrando muito organicamente nos cenários. Uma parte interessante do remake é a possibilidade de jogar com gráficos 8-bit, então é possível notar a diferença entre as versões em tempo real.

Por último, na parte de trilha sonora, as novas versões das músicas originais estão simplesmente sensacionais, criando asas para as trilhas pensadas originalmente para os limitados 8-bit. Muito mais vibrante agora, a trilha sonora consegue se destacar ao mesmo tempo que não distrai o jogador, sendo excelente músicas de fundo.

Alguns dos acréscimos nos cenários são mudanças no momento do dia, de clima ou de elementos como cachoeiras ou chuva.

Acréscimos da versão original

Pequenos spoilers sobre o enredo inicial do jogo à seguir

Além das melhorias em jogabilidade e acréscimos de música e design, algumas outras diferenças se destacam no remake. Talvez a principal mudança perceptível na demo seja a adição de uma história clara para o jogo: a medida que prossegue em suas aventuras, Alex nota que algumas pessoas foram transformadas em pedra. Ele acaba descobrindo que o responsável por isso é Janken O Grande, o autoproclamado novo Rei de Radaxian. A partir daí, Alex passa a correr para entender o que está acontecendo e salvar a população.

Fim dos spoilers

O enredo do jogo original era contado apenas em alguns monólogos de poucos personagens ao longo da jornada, assim como no manual de instrução do game, e era facilmente ignorado por isso. Definitivamente é uma mudança interessante para o jogo.

Além da construção de um enredo claro, um outro acréscimo legal está na batalha contra chefes: nas partidas de pedra, papel e tesoura, clássicas do jogo original, telas de vitória e derrota foram colocadas antes das jogadas serem reveladas, dando um ar bem mais divertidos para as disputas. Já no outro chefe disponível na demo, o touro, o modo de atacá-lo foi modificado, sendo agora possível usar duas paredes disponíveis na tela juntamente ao tradicional soco.

Batalha contra o primeiro chefe, Gooseka.

A demo só tem as três primeiras fases disponíveis, então só podemos ver um pouco do que está por vir no jogo completo, mas já dá para perceber que o game tem potencial de ser um dos melhores dessa leva recente de remakes e remasters.

Alex Kidd in Miracle World DX estará disponível em 22 de junho para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, e PC via Steam.

Veja também: