Cartas são uma ótima forma de se estabelecer uma batalha nos games. Com elas podemos balancear, ter tempo para elaboração de estratégias e a melhor parte é que funcionam bem com os mais variados estilos de jogos, sejam em uma partida física com os amigos ou em nossos computadores. Que tal então mesclar o uso de cartas com uma estrutura diferente de turnos e resolução de puzzels?
Essas características são a base da gameplay de Ancient Enemy, desenvolvido e distribuído por Grey Alien Games. O jogo foi lançado em 09 de abril para PC (via Steam). No game, acordamos na pele de um mago que está perdido em uma terra devastada. Ao explorar o local nós nos deparamos com diversos inimigos na busca por derrotar o responsável por toda essa devastação.
Estrutura da aventura
No jogo usamos um mapa para navegar entre as fases, sendo ele composto por onze níveis e cada um deles com uma quantidade média de 10 desafios. Para passar de nível devemos chegar até o final do mapa, porém não é necessário cumprir todas as fases, pois é possível escolher uma rota e segui ela. Entretanto é aconselhável explorar todos os pontos para pegar itens que ajudarão nas batalhas, mesmo que a exploração total seja um pouco cansativa devida a repetição.
O jogador pode variar entre três dificuldades de jogo. Na primeira delas a vida do personagem volta com o valor total ao final da batalha. No modo normal a vida não se regenera até o final do nível e ao morrer é reiniciada a batalha com a quantidade de vida anterior. Já no mais difícil a vida não se regenera automaticamente em nenhum momento e a morte do personagem é permanente.
O Visual
Os gráficos são bons e apresenta um ótimo design de personagens. Os monstros que enfrentamos são visualmente atrativos e passam um sentimento de ameaça, inclusive com diferentes habilidades e formas de se combater. Entretanto o layout de encontros deixa a desejar, não por ser estático, mas sim, por se repetirem com uma frequência alta e não ser diferenciado de acordo com a região em que o personagem se encontra.
Gameplay
Toda a mecânica de batalhas do game gira em torno de cartas. Basicamente temos as cartas de combo que são numeradas de 0 a 9, carta coringa e uma carta de poder que funciona para reativar uma das habilidades. Os outros tipos de cartas descrevem equipamentos, como feitiço, habilidades passivas, habilidades ativadas, consumíveis, ataque corpo a corpo e defesa. Desta forma, antes do embate escolhemos o conjunto de cartas que descrevem a habilidade do personagem.
A combinação de cartas resultam na construção de combos que trazem bônus nas utilização das habilidades e também na geração de pontos que serão gastos ao final do nível. Com o avançar do jogo novos recursos, como cartas que precisam ser desbloqueadas como itens, são adicionadas aos puzzels e batalhas. Tal adição aumentam a complexidade e passa a exigir mais planejamento do jogador.
Como já dito anteriormente, as batalhas podem ser divididas entre puzzels e confrontos. Em ambos os casos as cartas numeradas também possuem cores, sendo azul cartas de carregamento de defesa, laranja cartas de mágica e amarelo a de ataque corpo a corpo. Porém, na resolução dos puzzels as cores tem menor impacto, pois é considerado somente combinação numérica. Já nos confrontos as cartas carregam o tipo de ação relacionada as suas cores e permitem causar ou prevenir danos. Como já comentado, ao final dos níveis é possível utilizar pontos ganhos para comprar itens e escolher qual a direção da árvore de habilidade. Nela é possível aumentar o valor do dano e outros bônus do personagem.
O funcionamento dos turnos também é um diferencial do jogo, pois ambos (jogador e npc) joga juntos construindo seus combos, carregando habilidades e manipulando o campo. Após não haver mais como mexer, ou caso o jogador queira, o turno entra em fase de batalha e define-se os danos.
Veredito
Ancient Enemy surpreende na simplicidade de sua gameplay em comparação a complexidade que pode alcançar com o avançar do jogo. A escolha de que equipamentos levar para a batalha depende de uma análise do oponente para alcançar o melhor desempenho e não sair em desvantagem. Com somente duas formas de batalha, os incrementado para alcançar as cartas do tabuleiro colocam uma camada de desafio a mais e traz maior variedade de como manipular o campo. Assim, o visual do game é agradável, suas mecânicas funcionam bem e vale muito a pena experimentar!