O primeiro arco de Aoashi coloca Ashito em Tóquio para participar da peneira do Tokyo City Esperion, o melhor time juvenil da liga japonesa. O protagonista terá que enfrentar as dificuldades da cidade grande que inclui jogadores de habilidades muito superiores que as dele, pessoas que o menosprezam e, acima de tudo, seu próprio medo de decepcionar sua família.

EP 02 – Tokyo City Esperion

O segundo episódio de Aoashi inicia com Ashito chegando à Tóquio para fazer o teste do Tokyo City Esperion. Ao encontrar o centro de treinamento do clube, ele acaba esbarrando em uma garota que o encara de uma forma estranha mas acaba o ajudando a se situar.

Antes da seleção começar, o treinador Fukuda explica como as coisas funcionarão: apesar de muitas pessoas estarem presentes pela chance de entrar para o time, existe a possibilidade de quem ninguém seja escolhido. Mesmo assim, o discurso do treinador inflama todos os jogadores, que agora estão prontos para o teste.

Após uma prova física, os jogadores são separados em quatro times para a realização de duas partidas-teste. O time de Ashito acaba encarando os jogadores mais prestigiados daquela seleção, possivelmente os únicos candidatos a passarem – mesmo com sua personalidade fominha, Ashito eventualmente consegue utilizar suas habilidades de organizador, resultando em uma jogada de gol. Apesar disso, seu time é derrotado.

Os responsáveis pela seleção se reúnem enquanto os jogadores fazem suas refeições. O episódio termina com uma chamada: a decisão foi feita, e Ashito está prestes a descobrir se sua viagem até Tóquio foi em vão.

Aoashi
Ashito ao chegar em Tóquio.

EP 03 – Começa a Última Fase da Seleção

Ashito e seus colegas de peneira são escolhidos para continuar no processo de seleção para o Tokyo City Esperion. Com 11 jogadores definidos, o time agora precisará enfrentar a equipe de categoria de base do Esperion, com jogadores já experientes e mais velhos que Ashito e os outros.

Antes da partida começar, um dos membros da categoria de base vem cumprimentar Ashito: se trata de Nagisa Akutsu, que a princípio parece bem amigável. O jogo começa e os jogadores do Esperion parecem bem dispersos, dando diversas oportunidades para o time adversário chutar a gol – porém, eventualmente, eles começam a tomar conta do jogo com uma tática de um toque, envolvendo Ashito e os outros e encerrando o primeiro tempo com 2 a 0 no placar.

No intervalo, Akutsu vem novamente até Ashito e revela sua verdadeira personalidade, chamando o novato de lixo e dizendo para ele voltar de onde veio. Obviamente, Ashito fica extremamente irritado e passa a fazer de tudo para que seu time se recupere. Em um escanteio, Akutsu e Ashito sobem juntos até a bola, mas o jogador do Esperion esbarra em Ashito e cai em cima do garoto, o machucando. Apesar disso, Ashito decide continuar na partida.

Ao final do episódio, o treinador Fukuda vai até a beira do campo e faz uma revelação: os jogadores do Esperion estão todos jogando fora de suas posições nativas. Mesmo desacostumados ao posicionamento que receberam, eles conseguiram se adaptar e dominar completamente o jogo. O segundo tempo da peneira está quase no fim.

Aoashi
Akutsu revelando sua verdadeira personalidade para Ashito.

EP 04 – Corvo

Após descobrirem que o time adversário está jogando totalmente fora de suas posições de origem, Ashito e os outros se sentem desmotivados. Porém, após uma breve troca de olhares com o treinador Fukuda, Ashito lembra que seu irmão fez um grande sacrifício para que ele pudesse estar ali. Então ele retoma sua animação e volta a jogar, mesmo que todos os outros jogadores do seu time tenham desistido.

Em uma jogada iniciada com uma cobrança de falta, Ashito consegue passar pela defesa e fazer um lançamento para Soichiro Tachibana que, junto com Eisaku Ohtomo, decidem continuar acompanhando o colega de time e partem para o gol. Quando Ohtomo chuta e o goleiro do Esperion defende, Ashito aparece no rebote e marca o único gol do time na partida.

Depois do jogo, os responsáveis pela peneira chamam cada um dos candidatos em reuniões particulares para falar dos resultados. Na vez de Ashito, ele explica que sua jogada veio sem que ele prestasse atenção no que estava fazendo: apesar de estar pensando, ele não consegue explicar muito bem como chegou naquela conclusão a gol. Tudo o que ele pode dizer é que tinha sua mãe e seu irmão em seus pensamentos o tempo todo.

Três semanas depois, de volta para casa, Ashito e seus colegas de escola estão na loja de sua mãe. No meio da conversa, seus amigos percebem que há uma carta no bolso de Ashito: ele explica que Hana, a irmã de Fukuda e que esbarrou com ele quando chegou a Tóquio, entregou para ele antes de ir embora – trata-se de um plano de alimentação. Quando Ashito, incentivado por seu irmão, resolve ligar para Hana para descobrir se ele passou no teste, sua mãe aparece com uma carta do Tokyo City Esperion: Ashito foi aprovado. Todos comemoram, exceto sua mãe, que deixa escapar que o futebol talvez tire dela o filho – qual será a decisão de Ashito?

Aoashi
Ohtomo, Ashito e Tachibana comemorando o único gol do time.

Veredito

Esse primeiro arco de admissão mostra como Aoashi tem grande potencial como anime de esporte: como falado em outras ocasiões, é muito comum que animes de futebol escolham ir pelo lado mais fantasioso das coisas, utilizando artifício como poderes e afins – não que isso seja algo ruim, porém, Aoashi escolhe o caminho mais pé no chão, trabalhando os sentimentos dos personagens como pessoas reais que se conhecem através do esporte.

Todos os personagens apresentados – ao menos aqueles que tiveram um pouco mais de destaque – mostram terem suas próprias motivações que vão além de “apenas” jogar futebol. Como exemplo temos o próprio protagonista, que decide se tornar um profissional para poder ajudar sua mãe e seu irmão, algo que não é nada incomum no esporte.

Em termos de enredo, Aoashi se mostra muito bem construído, e isso também se reflete nos seus aspectos técnicos: não é uma produção focada em grandes quadros com movimentações fluídas mas que tem como grande ponto forte o impacto de suas cenas. O baixo uso de trilha sonora também reflete essa ideia de foco maior no próprio esporte e no que seus personagens tem para apresentar.

Em suma, sua história tem grande potencial para ser um dos melhores animes da temporada mas, além disso, ser um dos melhores animes de esporte no geral.

Aoashi tem episódio novo todo sábado, na Crunchyroll.

Veja também: