Produzido pelo estúdio Production I.G, Aoashi é um dos animes que compõe o line-up da temporada de primavera da Crunchyroll.

A produção tem Akira Satō (Fate/Grand Order) como diretora, Masahiro Yokotani (Steins;Gate) como roteirista e design de personagens por conta de Manabu Nakatake, Toshie Kawamura, Asuka Yamaguchi e Saki Hasegawa. A série estreou no último dia 9 de abril no Japão pela emissora NHK Educational TV e é licenciada pela Crunchyroll fora da região da Ásia.

A história do anime é baseada no mangá de mesmo nome escrito e ilustrado por Yūgo Kobayashi, serializado na Weekly Big Comic Spirits (revista focada em histórias seinen) desde de janeiro de 2015 – seu enredo acompanha Ashito Aoi, um jovem jogador de futebol que deixa tudo para trás para seguir seus sonhos.

Simplicidade objetiva

Ao contrário de outros animes de futebol, que costumam adicionar elementos sobrenaturais ou mágicos nas partidas, Aoashi é objetivamente simples: as movimentações dos personagens não são muito fluidas, seus personagens tem problemas e personalidades normais e a história não apresenta nenhum tipo de elemento fora do comum.

Apesar de parecer uma característica ruim, essa simplicidade não é um demérito para a produção – é possível notar, no primeiro episódio, como o storyboard produzido por Satō fez uso de enquadramentos bem trabalhados para dar vida a belas cenas onde, mesmo com uma animação menos fluida, os personagens ainda transmitem a sensação de intensidade típica de partidas de futebol.

Os cenários e os personagens da história também refletem essa simplicidade, mas sem deixar de oferecer certa profundidade – principalmente no que se refere a alguns personagens do anime – que permite aos espectadores construir uma identificação com a produção.

Aoashi crunchyroll
O protagonista Ashito Aoi, apesar de exibir os clássicos traços de personagem principal de shounen, também mostra certa profundidade em suas características.

Enredo

O episódio inicial, Primeiro Toque, apresenta Ashito Aoi, um garoto extremamente talentoso no futebol, mas que possui um problema: sua personalidade. Por possuir tanta capacidade, Ashito acaba agindo de forma egocêntrica dentro e fora de campo, e por conta disso passou por maus bocados até chegar em seu atual colégio, no interior do Japão, onde encontrou colegas que o aceitaram por quem ele é.

Em um jogo importante da temporada escolar, Ashito carrega seu time nas costas e, até o momento, consegue arrancar um empate com o time adversário – até um dos jogadores da escola rival o importunar e fazer com que ele perdesse a paciência e o agredisse. Ashito, claramente, foi logo expulso do jogo e seu time acaba derrotado.

Após a partida ele descobre que estava sendo observado por um olheiro de outra escola e sendo considerado para uma bolsa estudantil, mas que por conta do episódio de agressão, foi desclassificado.

É aí que Ashito conhece Fukuda Tatsuya, que estava na cidade para resolver questões familiares – ele é treinador das categorias de base do Tokyo City Esperion FC, um dos maiores times do Japão, e enxerga grande potencial no garoto, o convidando para ir a Tóquio para o teste. Após receber dinheiro de seu irmão mais velho, Shun, para as despesas da viagem, Ashito irá partir para uma nova jornada.

Aoashi crunchyroll
Ashito e seus colegas de time.

Veredito

Aoashi mostra bom potencial no que se refere a um anime de esporte: personagens intensos, protagonista marcante, promessa de conquista mundial e mais. A animação é sólida, mesmo pecando um pouco no quesito de fluidez, apresentando boas cenas de movimentação nas partidas.

É particularmente interessante notar o foco no próprio esporte, com conversas sobre tática, treinos e testes para ingressar clubes, coisas que geralmente tem pouco destaque em animes de futebol.

Até o momento o anime só possui um episódio e já sabemos que o personagem principal ainda não chegou em seu núcleo da história, então é plausível esperar que os personagens ao redor do protagonista também se destaquem, tornando assim a história mais interessante e intensa, como um bom anime de esportes deve ser.

Aoashi tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.

Veja também: