Que tal construir seu próprio negócio de fliperamas? Claro, antes disso é preciso muito trabalho para mudar ambientes, ganhar espaço e adquirir as máquinas que irão ocupar o que é a lavanderia da família até o momento. Com esta proposta, Arcade Paradise coloca o jogador em um simulador de negócios interessante, curioso e que possibilita jogar dentro do próprio jogo. O game, desenvolvido pela Nosebleed Interactive e distribuído pela Wired Productions,  foi lançado em 11 de agosto para PC (via Steam), Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch.

Arcade - 2

Uma história de evolução

Se passando nos anos 90, o jogador assume o papel de Ashley, um jovem que recebeu as chaves da lavanderia da família para dar continuidade nos negócios. Além da administração, também estão sob sua responsabilidade as atividades de limpeza e lavagem das roupas deixadas pelos clientes. Entretanto, seu maior objetivo se torna transformar  lavanderia em um fliperama de sucesso, sendo possível adquirir mais de 35 jogos diferentes com os mais diversos tipos de jogos para agradar ao público da futura ex-lavanderia.

Arcade - 4

Gameplay e visual

De forma geral a gameplay envolve duas esferas diferentes: as atividades da lavanderia e os jogos dos próprios arcades adicionados. Em relação a lavanderia, as atividades envolvem a lavagem das roupas dos clientes e manutenções gerais do local, sendo que o tempo das atividades são cronometradas pelo tempo real, o que pode tornar esta etapa um pouco entediante. Ainda neste âmbito, também existem as atividades de planejamento, que incluem a alocação das máquinas no espaço disponível e coleta do dinheiro da lavagem de roupas e máquinas de jogos.

Já na outra esfera, cada arcade adicionado pode render uma boa diversão ao ser jogado. São mais de 35 modelos diferentes, cada um com seus jogos característicos e que são uma grata surpresa para jogadores mais nostálgicos. O fato de poder jogar dentro de Arcade paradise atenua o tempo de espera necessário para algumas das atividades, assim, tornando este inception de jogos um elemento bastante agradável e divertido.

Entre uma estética mais realista da lavanderia e a de jogos de fliperama estão elementos que trazem a gamificação da vida do protagonista. Atividades como retirar o lixo e realizar limpeza misturam as duas estéticas e adicionam uma característica lúdica divertida e que são exploradas para as conquistas presentes no jogo. Vale comentar que a trilha sonora é funcional, mas repetitiva a ponto de ser enjoativa.

Arcade 1

Veredito

Arcade Paradise tem uma narrativa funcional para a proposta e é um game diferente que pode ganhar sua atenção pela proposta que apresenta. Seu visual é bastante interessante, tanto na perspectiva mais realista das atividades diárias realizadas, como também da gamificação que serve como recompensa da conclusão das mesmas. Jogar os arcades adicionados ao seu negócio é bastante divertido e as opções de máquinas se mostram vastas. Para entusiastas de games retrô e desenvolvimento de negócios, o título é um prato cheio. Já para jogadores que buscam algo mais padrão, ele pode entreter, mas após horas jogadas pode mostrar-se cansativo.

*Chave cedida pela Wired Productions (Plataforma: Xbox One)

REVER GERAL
Gameplay
Visual
Trilha Sonora
Narrativa
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
arcade-paradise-criticaArcade Paradise traz uma gameplay divertida, porém um pouco repetitiva e lenta. Entre seus pontos positivos está a possibilidade de jogar os arcades e a mistura visual da parte mais realista com a lúdica dos jogos de arcade.