Attack on Titan EP 62 embarcou no “Trem da Noite Escura” e nos levou para a “Porta da Esperança” nesse domingo (20). Se no episódio passado tivemos um aprofundamento do lado político de Marley, nesse episódio os espectadores conferiram mais da difícil jornada de Reiner.
Como falamos anteriormente, assuntos como os traumas que uma guerra pode causar e a constante “diminuição” do povo Eldiano ainda seguem presentes, pois é o pilar de sustento para essa última temporada.
Em Attack on Titan EP 62 vemos o lado mais humano de Reiner e o que o levou a virar esse soldado que sofre com uma crise de identidade. Ao descobrir que é filho de um Marleyano com uma Eldiana, Reiner se apega ainda mais a sua meta de se tornar um “guerreiro” e virar um Marleyano honorário para então viver em família.
Como nem tudo são flores, Reiner é recebido pelo seu pai com palavras agressivas e de tom hostil, o que o deixa em choque, porém ainda mais motivado para ajudar a sua mãe. Reiner nem sempre foi esse soldado que os fãs conhecem, em “Porta da Esperança” vemos a trajetória de um menino que teve que se tornar homem ainda muito cedo.
Como os personagens de Attack on Titan seriam na vida real?
Em uma conversa com os próximos “guerreiros”, Zeke revela que apenas seis, dos sete candidatos iriam participar da missão, e Reiner só se destacava por sua lealdade a Marley ~ou seja, sua possibilidade de ida para a missão era muito baixa~.
Nesse episódio podemos ver um pouco mais de como foi a seleção daqueles que herdaram os titãs e um breve teste de destruição de um país ~e especificações de seus poderes~. Com a influência de Marcel para livrar seu irmão desse fardo, Reiner foi escolhido para herdar o Titã Blindado.
Agora carregando essa grande responsabilidade em seus ombros, Reiner juntamente com Annie, Bertolt e Marcel vão para Ilha Paradis e vemos uma série de flashs ~incluindo a morte de Marcel que acarretou um desequilíbrio no grupo~.
É curioso notar que desde o momento entre a chegada na ilha à infiltração na tropa de exploração, vemos sinais de afeto entre esses guerreiros que almejam vingança e o povo das muralhas.
De cego pelos princípios Marleyanos e com o ideal de super-herói frustrado, somos transferidos da narrativa de Reiner para a de Eren, que vê no jovem Falco uma possível “Porta da Esperança”.
Eren agora está claramente crescido ~sem um olho e uma perna~, porém com um visual “escorraçado” e fatigado. Em uma conversa curiosa que envolve danos psicológicos e traumas passados ~disfarçados~ podemos perceber a verdadeira intenção de Falco que deseja poupar Gabi do fardo de se tornar uma “guerreira”.
No próximo episódio podemos esperar mais de Magath e da família Tybur. Vale ressaltar que essa família ~que administra o poder do Titã Martelo de Guerra~ será a responsável por ser a porta voz sobre a missão para todos os cidadãos, já que ela nunca mais usou o seu poder contra um país inimigo e se opuseram ao rei Fritz na Grande Guerra.
Attack on Titan EP 62 continua apresentando um ótimo ritmo com uma animação bem fluida apesar da densidade da trama. Os episódios dessa nova temporada são lançados todos os domingos às 17h45 no site da Crunchyroll.