Attack on Titan EP 64 realmente trouxe a verdadeira “Declaração de Guerra”! Se no episódio 63, “De uma mão à outra”, esperávamos que uma importante carta chegasse ao seu destino para mudar o mundo da trama, no episódio 64 começamos a ver o início de sua consequência.

O episódio se inicia com um flash do início da missão onde Reiner, Annie e Bertholdt conversam sobre o senhor que se enforcou. Annie então diz que talvez ele queria que alguém o perdoasse pelos seus atos e até ai o espectador se sente um pouco perdido com essa lembrança, porém como um bom quebra cabeça, essa frase pode ser compreendida em um outro contexto nesse episódio.

Somos então levados para o tempo atual onde Eren se encontra no porão com Reiner e Falco. É muito curioso notar o contraste dessa cena onde temos um Falco que a princípio está perdido com todo esse reencontro, e Reiner abatido e impactado com toda aquela situação.

O episódio é separado em dois núcleos que entram em conflito ao final do episódio, o porão onde estão Falco, Eren e Reiner e o externo onde está ocorrendo todo aquele teatro da família Tybur.

Antes da apresentação do patriarca Tybur começar, ele recebe uma visita de uma pessoa da comitiva da família Azumabito que já aparece o conhecer, curiosamente nota-se que ela é a pessoa de Hizuru (região do Oriente) que salvou Udo daquela situação no jantar na noite passada.

Durante uma rápida conversa, se subentende que Kiyomi já sabe o que o patriarca Tybur está para revelar, já que a mesma diz que isso é um ato de muita coragem. Após esse rápido diálogo, a mesma parece se retirar do local.

Após isso temos um brusco corte para a conversa que está ocorrendo no porão. Eren com um semblante sério e indedutível “convida” Reiner para se sentar na cadeira a sua frente e o jovem Falco a ficar onde está.

O discurso de Eren com todo o desenvolver do episódio entra em sintonia com o que Tybur está falando no palco, já que aquela “jogada” foi minuciosamente planejada por eles. A direção do episódio tenta fazer com que o espectador acredite que Eren de fato estaria de alguma forma “comovido” e entenderia todo o sacrifício de Reiner, mas com um “aperto de mão” a verdadeira intenção surgiu e a guerra foi finalmente declarada ~ele até entendeu o sacrifício, mas perdoar já é outra história~.

Attack on Titan EP 64
Willy Tybur começa a contar toda a história que ocorreu há cem anos.

Antes do aperto de mão ocorrer ao final do episódio, temos mais alguns fatos curiosos revelados. Durante o discurso de declaração de guerra, Tybur conta a verdade sobre sua família, enquanto os guerreiros são supostamente chamados por um soldado ~com o mesmo corte de cabelo de Armin~ para atender uma “Ordem do Comandante Magath”.

Willy Tybur começa a contar toda a história que ocorreu há cem anos e como Helos veio a se tornar a personificação da alma de Marley. Após uma grande comoção por parte da plateia, Willy então revela a grande farsa, o segredo por de trás da grande influência de sua família.

Na sequência Willy revela as verdadeira memórias que a família herdou do Titã Martelo de Guerra. Há cem anos quem na verdade fez a Grande Guerra dos Titãs acabar foi o rei Fritz. Foi revelado que o Rei lamentava a história brutal do Império de Eldia e estava cansado da guerra entre pessoas do seu próprio povo ~e que tinha o coração apertado por Marley, que há muito era oprimida~.

O Rei então no mesmo momento que herdou o Titã Fundador, ele traçou um plano junto da Família Tybur e agiu para que Marley tivesse alguém para chamar de Herói. Então ele moveu os Eldianos que pôde para uma ilha, e os fechou dentro das muralhas, além disso ele deixou dito que se incomodassem seu descanso, ele retaliaria com milhares de Titãs.

Para fazerem herdar sua ideologia, o rei Fritz fez uma Jura de Renúncia à Guerra. Dessa forma, a ideologia de Karl Fritz foi herdada geração após geração, e até hoje os titãs não atacaram Marley por conta disso.

Um outro fato curioso que confirmou as teorias é que as muralhas foram construídas com dezenas de milhões de Titãs Colossais, e com essa “insurreição” na Ilha Paradis e o Titã Fundador nas mãos do Eren Jaeger ~que não tem sangue real~, o poder “O Rugido da Terra ou Coordenada” poderá ser utilizado.

Nota da editora: Não se esqueçam do poder que o Eren ativou salvando a Mikasa ao entrar em contato com a Titã Sorridente, ou seja, Dina Fritz (descendente da família real e mãe de Zeke Yeager).

Durante toda essa declaração, Pieck desconfiada e achando aquele soldado bem familiar faz um comentário pontual sobre a barba do soldado, e corre para cumprimentar seus companheiros ~da Unidade Panzer~ que estavam de passagem.

Attack on Titan EP 64
Pieck desconfiada e achando aquele soldado bem familiar.

Nessa cena é curioso notar que por Pieck já estar um pouco desconfortável com toda aquela situação, parece ter dado um sinal para seus amigos, já que as feições em seus rostos mudaram totalmente. Ao continuarem seguindo aquele soldado, Pieck e Porco então caem em uma armadilha similar a um poço estreito, o que os impede de ativarem seus poderes de titãs.

Attack on Titan EP 64 nos trouxe à guerra com o melhor que podia, embalado com uma excelente trilha sonora e direção. Com essa dualidade de discursos finais entre aquele que queria morrer, Reiner, e aquele que queria viver, Willy Tybur, uma grande batalha nos aguarda no episódio 65.

Os episódios dessa nova temporada são lançados todos os domingos às 17h45 no site da Crunchyroll.